Buscar

CÁLCULO DE RENDIMENTO DO PRODUTO CLORETO DE t

Prévia do material em texto

CÁLCULO DE RENDIMENTO DO PRODUTO CLORETO DE t-BUTANOL.
1. A obtenção do cloreto t-butanol, foi dada pela seguinte reação simplificada:
2. Para encontrar a massa correspondente ao t-butanol, usou-se o volume disponível e sua densidade.
V= 15 mL 
d= 0,81 g/cm³→ 0,81 g/mL 
2.1 O mesmo fez-se para o ácido clorídrico:
V= 35 mL
d= 1,16 g/mL
Levou-se em consideração que esse valor corresponde a uma massa total, ou seja, caso tivéssemos 100% de HCl, no entanto, este reagente possui pureza apenas de 37%.
3. Após obter as massas em g de cada reagente, relacionou-se a suas respectivas estequiometrias. Para isto, calculou-se a quantidade de cada reagente (mol) utilizando a massa molecular (PM) de ambos.
3.1 PMt-butanol= 74g/mol
3.2 PMHCl= 36,45 g/mol 
Esses valores possibilitaram indicar o HCl como àquele reagente que esteve em excesso. Consequentemente, o t-butanol, foi o reagente limitante. 
4. Soube-se que haviam sido gerados cerca de 0,16 mol de cloreto de t-butila. Assim, fez-se a seguinte relação, onde para cada 0,16 mol t-butanol, usou-se 12,15 g. Logo, quantas gramas do produto foram formadas? 
PMcloreto t-butila= 92,45 g/mol
5. A partir da massa produzida para o cloreto t-butanol, encontrou-se o volume teórico formado, para posterior relação entre o volume experimental obtido.
d= 0,863 g/mL
O valor de 17,4 mL obtido para o produto formado correspondeu à um valor teórico, isto é, se não houvesse perdas durante o processo reacional. No entanto, o volume resultante da filtração final foi apenas de 7 mL. Assim:

Continue navegando