“A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã. Ler não apenas pelo ato de ler, mas ler com a consciência do que significa ler, buscando sentidos naquilo que é lido” (RITER, 2009, p. 63). Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinale a alternativa CORRETA: A Motivação, leitura, exploração e extrapolação. B Leitura, motivação, exploração e discussão. C Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação. D Leitura, interpretação, exploração e escrita.
A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais. Trata-se de uma teoria centrada no sujeito, na qual ele se mune de textos que atendam suas expectativas, as quais surgem conforme as experiências de leituras se acumulam. Tais expectativas são derrubadas e reconstruídas, criando, dessa forma, outras expectativas ao leitor. Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito: A O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações. B O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor. C O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária. D O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
O letramento literário promove experiências de sentido ao mundo por meio de palavras, que despertam os sentidos (visão, olfato, tato, audição). Ademais, quando lemos, envolvemos algumas estratégias que devem ser exploradas de modo didático pelo professor. Presley (2002 apud COSSON, 2011) explica sobre sete habilidades (ou estratégias) que acionamos quando lemos. A seguir, você encontra quatro dessas habilidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Conhecimento prévio. II - Conexão. III - Inferência. IV - Visualização. ( ) Permite que o leitor busque o seu conhecimento prévio relacionando com aquilo que está sendo lido, nesse processo, as memórias estão envolvidas. ( ) São as relações que fazemos com as ideias do texto, que resultam em hipóteses sobre o assunto narrado e como ele é abordado. Tais hipóteses fazem parte do início da compreensão de significados do texto que serão confirmadas posteriormente à leitura. ( ) Tem a ver com os sentimentos, as sensações e as imagens que vêm à mente do leitor, mantendo a atenção do leitor de forma que a leitura seja mais significativa. ( ) É a conclusão de uma informação que está no texto de forma implícita, ampliando o entendimento que o texto pode chegar, proporcionando muitas interpretações.
A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever. Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA: A) Aristóteles. B) Platão. C) Heráclito. D) Sócrates.
No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política: A) Karl Marx e Friedrich Engels. B) Montesquieu e Diderot. C) Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer. D) Rousseau e Descartes.
A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII. Nessa conjuntura, fomenta-se a formação do pensamento crítico voltado à literatura (REIS, 2001). No Brasil, tivemos as Arcádias também, movimento racionalista, conforme os valores praticados pelo Iluminismo, voltando-se à estética greco-romana. Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eram conhecidos como os inconfidentes. ( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa. ( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos. ( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes. A V - F - F - V. B F - F - V - V. C V - V - F - F. D F - V - V - F.
“A história da arte compreende a história da crítica, dos estudos e tratados que emitem diretrizes teóricas, históricas e críticas sobre os produtos artísticos. Os primeiros escritos sobre arte remetem à Antiguidade grega” (ENCICLOPEDIA, 2019). Devido ao desenvolvimento do senso crítico dos autores, artistas e pensadores, senso que foi motivado fortemente no século das luzes e ganhou força no século XIX, muitas discussões foram então fomentadas, gerando publicações na imprensa, surgindo assim um movimento importante que daria mais sustentação à própria arte. Sobre o movimento exposto, assinale a alternativa CORRETA: A A crítica filosófica. B O crescimento da imprensa. C A crítica da arte. D O pensamento real-naturalista.
Machado (2010) comenta que os PCN e as OCEM reposicionam os estudos de literatura objetivando desenvolver o letramento literário, mostrando possibilidades de ler textos literários a fim de promover a experiência estética. Nesse contexto, sobre experiência, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Ler literatura se difere de ler literariamente. II - Projetos de leitura literária. III - A superação da dicotomia. ( ) O professor pode ler e indicar e o aluno pode também escolher e indicar livros aos colegas e ao professor. ( ) Conectar ações da sala de aula com espaços de leitura na comunidade. ( ) O letramento literário valoriza socialmente o texto literário, inserindo novos leitores ao ambiente da leitura.
Riter (2009, p. 57) define o professor como “agente facilitador, o guia que indicará caminhos possíveis de entendimento a seus alunos, sendo o mediador entre a obra indicada e os leitores”. Nessa discussão, o autor fala do papel da escola na formação do aluno leitor, e dá destaque ao o texto literário como o principal instrumento nessa formação. O autor comenta que há três facetas do professor formador de leitores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses três tipos: A) Contador de histórias, guia na biblioteca e orientador de leitura. B) Ledor, mediador e orientador. C) Formador de leitores, guia de leitor e transformador de realidades. D) Leitor, mediador de estratégias e guia da biblioteca.
“A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade” (BORDINI; AGUIAR, 1993, p. 15). Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA: A Participação ativa do leitor. B Reserva de vida paralela. C Plurissignificação. D Captura do leitor.
Há um consenso que define o que é considerado literatura e o que não é. Tal consenso chama-se cânone literário e institucionaliza a literatura segundo três grandes áreas. Sobre essas três grandes áreas, assinale a alternativa CORRETA: A Biográfica, histórica e política. B Política, estética e sociocultural. C Histórica, cultural e biográfica. D Sociocultural, histórica e estética.
Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica de que o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque. A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - V - V. B V - V - F. C F - V - V. D V - F - F.
O formalismo russo foi um movimento que desencadeou uma abordagem linguística da literatura e teve Jakobson e Chklovski entre seus representantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o modo como os formalistas entendiam a literatura: A Os formalistas russos entendiam a literatura como uma linguagem corrente, empregada no cotidiano das pessoas, contudo, analisavam sob o viés da Linguística para encontrar fenômenos peculiares à arte da escrita. B Os formalistas russos percebiam a literatura como desvios da norma da linguagem que produziam um efeito como de “violência linguística”. Eles consideram a literatura como uma forma especial de linguagem que contrasta com a linguagem empregada no dia a dia. C Os formalistas russos analisavam pelo viés linguísticos os textos literários porque entendiam que a literatura era um fenômeno da Linguística, que emprega novas habilidades à língua corrente. D Os formalistas russos analisavam a literatura como um fenômeno da linguagem corrente, mas que recebia um tratamento linguístico diferenciado e que, por isso, analisar os textos literários por conceitos linguísticos enriqueceria ainda mais os textos.
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩
“A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã. Ler não apenas pelo ato de ler, mas ler com a consciência do que significa ler, buscando sentidos naquilo que é lido” (RITER, 2009, p. 63). Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinale a alternativa CORRETA: A Motivação, leitura, exploração e extrapolação. B Leitura, motivação, exploração e discussão. C Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação. D Leitura, interpretação, exploração e escrita.
A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais. Trata-se de uma teoria centrada no sujeito, na qual ele se mune de textos que atendam suas expectativas, as quais surgem conforme as experiências de leituras se acumulam. Tais expectativas são derrubadas e reconstruídas, criando, dessa forma, outras expectativas ao leitor. Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito: A O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações. B O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor. C O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária. D O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
O letramento literário promove experiências de sentido ao mundo por meio de palavras, que despertam os sentidos (visão, olfato, tato, audição). Ademais, quando lemos, envolvemos algumas estratégias que devem ser exploradas de modo didático pelo professor. Presley (2002 apud COSSON, 2011) explica sobre sete habilidades (ou estratégias) que acionamos quando lemos. A seguir, você encontra quatro dessas habilidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Conhecimento prévio. II - Conexão. III - Inferência. IV - Visualização. ( ) Permite que o leitor busque o seu conhecimento prévio relacionando com aquilo que está sendo lido, nesse processo, as memórias estão envolvidas. ( ) São as relações que fazemos com as ideias do texto, que resultam em hipóteses sobre o assunto narrado e como ele é abordado. Tais hipóteses fazem parte do início da compreensão de significados do texto que serão confirmadas posteriormente à leitura. ( ) Tem a ver com os sentimentos, as sensações e as imagens que vêm à mente do leitor, mantendo a atenção do leitor de forma que a leitura seja mais significativa. ( ) É a conclusão de uma informação que está no texto de forma implícita, ampliando o entendimento que o texto pode chegar, proporcionando muitas interpretações.
A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever. Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA: A) Aristóteles. B) Platão. C) Heráclito. D) Sócrates.
No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política: A) Karl Marx e Friedrich Engels. B) Montesquieu e Diderot. C) Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer. D) Rousseau e Descartes.
A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII. Nessa conjuntura, fomenta-se a formação do pensamento crítico voltado à literatura (REIS, 2001). No Brasil, tivemos as Arcádias também, movimento racionalista, conforme os valores praticados pelo Iluminismo, voltando-se à estética greco-romana. Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eram conhecidos como os inconfidentes. ( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa. ( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos. ( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes. A V - F - F - V. B F - F - V - V. C V - V - F - F. D F - V - V - F.
“A história da arte compreende a história da crítica, dos estudos e tratados que emitem diretrizes teóricas, históricas e críticas sobre os produtos artísticos. Os primeiros escritos sobre arte remetem à Antiguidade grega” (ENCICLOPEDIA, 2019). Devido ao desenvolvimento do senso crítico dos autores, artistas e pensadores, senso que foi motivado fortemente no século das luzes e ganhou força no século XIX, muitas discussões foram então fomentadas, gerando publicações na imprensa, surgindo assim um movimento importante que daria mais sustentação à própria arte. Sobre o movimento exposto, assinale a alternativa CORRETA: A A crítica filosófica. B O crescimento da imprensa. C A crítica da arte. D O pensamento real-naturalista.
Machado (2010) comenta que os PCN e as OCEM reposicionam os estudos de literatura objetivando desenvolver o letramento literário, mostrando possibilidades de ler textos literários a fim de promover a experiência estética. Nesse contexto, sobre experiência, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Ler literatura se difere de ler literariamente. II - Projetos de leitura literária. III - A superação da dicotomia. ( ) O professor pode ler e indicar e o aluno pode também escolher e indicar livros aos colegas e ao professor. ( ) Conectar ações da sala de aula com espaços de leitura na comunidade. ( ) O letramento literário valoriza socialmente o texto literário, inserindo novos leitores ao ambiente da leitura.
Riter (2009, p. 57) define o professor como “agente facilitador, o guia que indicará caminhos possíveis de entendimento a seus alunos, sendo o mediador entre a obra indicada e os leitores”. Nessa discussão, o autor fala do papel da escola na formação do aluno leitor, e dá destaque ao o texto literário como o principal instrumento nessa formação. O autor comenta que há três facetas do professor formador de leitores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses três tipos: A) Contador de histórias, guia na biblioteca e orientador de leitura. B) Ledor, mediador e orientador. C) Formador de leitores, guia de leitor e transformador de realidades. D) Leitor, mediador de estratégias e guia da biblioteca.
“A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade” (BORDINI; AGUIAR, 1993, p. 15). Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA: A Participação ativa do leitor. B Reserva de vida paralela. C Plurissignificação. D Captura do leitor.
Há um consenso que define o que é considerado literatura e o que não é. Tal consenso chama-se cânone literário e institucionaliza a literatura segundo três grandes áreas. Sobre essas três grandes áreas, assinale a alternativa CORRETA: A Biográfica, histórica e política. B Política, estética e sociocultural. C Histórica, cultural e biográfica. D Sociocultural, histórica e estética.
Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica de que o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque. A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - V - V. B V - V - F. C F - V - V. D V - F - F.
O formalismo russo foi um movimento que desencadeou uma abordagem linguística da literatura e teve Jakobson e Chklovski entre seus representantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o modo como os formalistas entendiam a literatura: A Os formalistas russos entendiam a literatura como uma linguagem corrente, empregada no cotidiano das pessoas, contudo, analisavam sob o viés da Linguística para encontrar fenômenos peculiares à arte da escrita. B Os formalistas russos percebiam a literatura como desvios da norma da linguagem que produziam um efeito como de “violência linguística”. Eles consideram a literatura como uma forma especial de linguagem que contrasta com a linguagem empregada no dia a dia. C Os formalistas russos analisavam pelo viés linguísticos os textos literários porque entendiam que a literatura era um fenômeno da Linguística, que emprega novas habilidades à língua corrente. D Os formalistas russos analisavam a literatura como um fenômeno da linguagem corrente, mas que recebia um tratamento linguístico diferenciado e que, por isso, analisar os textos literários por conceitos linguísticos enriqueceria ainda mais os textos.