Buscar

Prévia do material em texto

20) A Resolução COFFITO no 424, de 08 de julho de 2013, se refere ao Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, o qual prevê a seguinte responsabilidade fundamental:
A) realizar atualização cadastral minimamente a cada cinco anos.
B) comunicar à chefia imediata somente infração ética.
C) elaborar diagnóstico fisioterapêutico quando solicitado pelo paciente.
D) zelar para que o prontuário do cliente/paciente permaneça ao alcance deste.
E) portar sua identificação profissional sempre que em exercício.
Comentários:
A ​alternativa A ​está ​incorreta. De acordo com o capítulo II, Art. 3, parágrafo 2o, A atualização cadastral deve ocorrer minimamente a cada ano, respeitadas as regras específicas quanto ao recadastramento nacional.
A ​alternativa B ​está ​incorreta. De acordo com o capítulo II, Art. 7 o fisioterapeuta deve comunicar à chefia imediata da instituição em que trabalha ou à autoridade competente, fato que tenha conhecimento que seja tipificado como crime, contravenção ou infração ética. Ou seja, não somente infração ética.
A ​alternativa C está ​incorreta. De acordo com o capítulo III, Art. 12, o fisioterapeuta deve se responsabilizar pela elaboração do diagnóstico fisioterapêutico, instituir e aplicar o plano de tratamento e conceder alta para o cliente/paciente/usuário, ou, quando julgar necessário, encaminhar o mesmo a outro profissional.
A ​alternativa D está ​incorreta. De acordo com o capítulo III, Art. 13, o fisioterapeuta deve zelar para que o prontuário do cliente/paciente/ usuário permaneça fora do alcance de estranhos à equipe de saúde da instituição, salvo quando outra conduta seja expressamente recomendada pela direção da instituição e que tenha amparo legal.
A alternativa E é a correta. ​De acordo com o capítulo II, Art. 3, parágrafo 1o, o fisioterapeuta deve portar sua identificação profissional sempre que em exercício.

Mais conteúdos dessa disciplina