Buscar

2_danca_9_ano_14_de_abril

Prévia do material em texto

9º ANO
	
	ARTE - DANÇA
	
	ATIVIDADE 5 
	Tema: Contextos e Práticas/ Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
	Habilidades Essenciais: (GO-EF09AR09-A) Explorar e analisar criticamente as diferentes formas de expressão, representação e a cena artística da dança goiana, nacional e internacional, investigando diferentes modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização profissional da área.
	NOME: 
	UNIDADE ESCOLAR:
Olá estudante, 
	Nas atividades de Arte/Dança vamos falar sobre o Ragga Jam® que, assim como a cultura Hip Hop, tem suas bases em matrizes africanas. A ideia é buscar entender seus referenciais de movimento e literalmente aprender a dançar com uma professora goiana dessa modalidade. Que tal encarar o desafio de aprender, dançando com molejo como nos clipes do YouTube?
01- Leia o texto abaixo:
	O Dancehall, assim como o Hip Hop, é uma cultura que abrange diversas manifestações artísticas, sendo a dança apenas uma delas. Ele nasce e se desenvolve na Jamaica, com forte influência da cultura afrodescendente e da música reggae nos anos de 1970. Alguns artistas importantes para a história da música e do próprio país, como Bob Marley, influenciaram o Dancehall e consequentemente a sua dança. Na década de 1980, a digitalização dos instrumentos musicais proporcionou uma mistura de estilos deixando o som mais híbrido e nessa época o ritmo era conhecido como ragga. Os DJs passaram a explorar mais as batidas eletrônicas na sua composição musical e o ragga apresentava suas influências que partiam do reggae e do hip-hop.
	A francesa Laure Courtellemont, se encantou pela batida afro-jamaicana que misturava reggae e hip-hop, criando o Ragga Jam® por volta de 1996. Ela utilizou a música que lhe agradava (o raggamuffin), inspirou-se na energia das coreografias de dança afro e através de sua didática criou uma técnica associando à dança ragga o seu próprio estilo, o jam (combinando diferentes movimentos afro-ragga e hip-hop, com atitudes de jazz). O estilo surgiu com a proposta de promover amor e respeito à cultura. Inicialmente voltado para mulheres, logo foi adequando para que homens também pudessem dançá-lo. Em 2007, Laure associou-se a Nike, o que fez sua carreira tornar-se mundialmente conhecida e o Ragga Jam® tornou-se também uma marca mundial. Para ensiná-lo, por exemplo, é essencial que você tenha autorização para isso.
Faça uma pesquisa na internet na plataforma de busca do Google com as palavras:
Dancehall – Ragga – Jam – Ragga Jam – Laure Courtellemont
Anote suas observações do que considerou interessante no caderno de Arte/Dança.
02- Assista aos vídeos a seguir:
a) O primeiro vídeo foi gravado nas ruas da periferia jamaicana com crianças que brincavam na rua. 
https://youtu.be/uUW5lJ5tYeY
b) Este segundo vídeo foi gravado pela dançarina goiana Karla Mendes numa escola de dança em Goiânia-GO. Ela é professora e ensina o método Ragga Jam®. 
https://youtu.be/1Sy7fFJKI78
Observando os vídeos, é possível perceber semelhanças e diferenças entre a dança de matriz africana realizada aqui no Brasil e lá mesmo no continente africano? Liste aquilo que você consegue destacar em sua observação.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- Escolha um dos vídeos apresentados na questão anterior e experimente se movimentar como as pessoas dançam neles. Se quiser, pode também acessar o YouTube, buscar nos links abaixo e escolher um outro vídeo para tentar realizar as movimentações.
Ragga Jam - YouTube
Laure Courtellemont - YouTube
Sugestão: Grave sua dança para se observar, ver como seu corpo responde enquanto experimenta.
Até a próxima!
Olá professor/a,
Nesta atividade, incentive cada estudante ao exercício da pesquisa sobre a temática e da observação de movimentos ao visualizar os recursos audiovisuais. Lembre-se que esta é uma dança de matriz africana, porém com diálogos interculturais nacionais e estrangeiros.
Promova ainda diálogos e trocas de experiências, sobretudo no que refere às expressões artísticas e especificamente em dança que perpassariam pelas escolhas pessoais dos links sugeridos.
E a partir desta atividade, procure dialogar também e desenvolver a habilidade complementar (GO-EF09AR34).
GABARITO COMENTADO
		A primeira questão exige o exercício de leitura e de pesquisa das palavras destacadas para o aprofundamento do entendimento da temática proposta. Na segunda questão, o foco é a capacidade de observação e análise de cada estudante para o consequente apontamento de semelhanças e diferenças de como as danças de matrizes africanas se apresentam em sua origem e, aqui no Brasil, como um desdobramento (atente-se ao fato de que na dança das ruas africanas, as crianças estão descalças e dançam espontaneamente, enquanto na escola de dança acontece num espaço fechado, segue um estilo estabelecido pelo urbano e encontra-se num contexto de ensino). E por fim, na última questão pede-se apenas que cada estudante experimente as movimentações características da proposta enquanto dança.

Continue navegando