Buscar

O que é cirurgia de substituição de quadril

Prévia do material em texto

O que é cirurgia de substituição de quadril?
 tookmed.com/o-que-e-cirurgia-de-substituicao-de-quadril
A cirurgia de reposição do quadril (artroplastia do quadril) envolve a remoção de uma articulação do quadril danificada ou doente e a substituição por um implante artificial.
Esta cirurgia é mais frequentemente feita para diminuir a dor e melhorar a mobilidade em pacientes com sintomas de osteoartrite de quadril que não foram resolvidos com tratamento conservador.
O tipo mais comum desta cirurgia é uma substituição total do quadril, na qual tanto o acetábulo (soquete do quadril) quanto a cabeça do fêmur (a “bola” da articulação do quadril) são substituídos.
A cirurgia de reposição de quadril é considerada altamente bem sucedida com resultados confiáveis. O novo quadril funciona semelhante a um quadril normal e melhora
significativamente a qualidade de vida.
Com uma substituição total do quadril,uma parte da pelve e da cabeça do osso da coxa são completamente removidas. Eles são substituídos por implantes parecidos — um copo para servir como soquete, e uma bola para servir como cabeça femoral. Uma haste de metal é inserida no fêmur para permitir que a nova cabeça seja presa.
Quando apenas a cabeça femoral é substituída por uma prótese, a cirurgia é chamada de
substituição parcial do quadril (hemiartroplastia).
 (
1
/
7
)
A substituição do quadril é feita por um cirurgião ortopédico. Embora tradicionalmente um procedimento de internação feito em um hospital, alguns pacientes podem se qualificar para fazer a cirurgia ambulatorialmente.
A substituição do quadril no mesmo dia permite que o paciente tenha uma prótese de quadril colocada em um ambiente ambulatorial sem ter que passar a noite. Também é chamada de substituição rápida do quadril,pois permite uma cicatrização mais rápida.
Várias Técnicas de Cirurgia
Existem algumas variações em termos de como um cirurgião pode realizar uma substituição do quadril:
Abordagem posterior: Este é o mais comum usado. Você é operado sobre por que deitado ao seu lado; uma incisão é feita do lado de fora do quadril, perto de sua bunda. Os músculos são cortados para acessar a articulação do quadril.
Uma abordagem lateral: Isso é essencialmente o mesmo que a abordagem posterior, exceto que a incisão é feita na parte externa do quadril, mais perto da frente do corpo (em vez das nádegas).
Abordagem anterior direta: Você está posicionado de costas e a incisão é feita na frente da coxa. Isso às vezes é chamado de substituição do quadril de poupar músculos,já que o cirurgião trabalha em torno (em vez de cortes) músculos para acessar a articulação do quadril.3
Alguns podem ser mais apropriados para você do que outros, e a discussão sobre qual abordagem seu cirurgião quer usar — e por quê — vale a pena.
Abordagens Cirúrgicas para a Substituição do Quadril
Opções de implante
As opções de implante de quadril se enquadram em duas categorias:
Implantes de peça única, em que o soquete e a cabeça são combinados Implantes
modulares, nos quais cada um desses componentes está disponível (e pode ser escolhido) separadamente
Estas peças podem ser de plástico, metal, cerâmica ou uma combinação. Um espaçador é colocado entre os dois componentes para permitir que eles se movam facilmente.
Alguns implantes podem ser fixados com cimento acrílico ou parafusos, outros pressionam -ajuste (essencialmente empurrados para o lugar para que o novo tecido que possa segurá-lo possa crescer).
Há prós e contras em todas essas opções, e diferentes níveis de durabilidade. Implantes de quadril: entendendo suas opções
Contra-indicações
Certas circunstâncias médicas podem tornar esta cirurgia totalmente contraindicada. Uma infecção ativa e osteoporose grave são dois exemplos.
Apesar do que alguns pensam, a idade não é uma contraindicação definitiva para a substituição do quadril.
No entanto, como esses implantes se desgastam com o tempo, fazer a cirurgia em uma idade jovem significa que é provável que você precise refará-lo em algum momento. A idade mais avançada às vezes pode ser um fator de exclusão para uma substituição do quadril nos casos em que os riscos da cirurgia são muito grandes.
Seu provedor de saúde fará um julgamento sobre a segurança e a necessidade de uma
substituição do quadril em seu caso específico depois de considerar seu histórico médico, imagem do seu quadril, estilo de vida, compromisso com a recuperação e muito mais.
Riscos Potenciais
A substituição do quadril pode representar certos riscos ou aumento dos níveis de riscos, dependendo do seu estado de saúde.
De um modo geral, os possíveis riscos de substituição do quadril incluem:
Há também a possibilidade de afrouxamento do implante de quadril,sintomas persistentes ou que a cirurgia de revisão pode ser necessária.
Felizmente, apenas 4% dos adultos submetidos à cirurgia de reposição do quadril têm complicações.
Propósito da cirurgia de substituição de quadril
Se você já tentou outros tratamentos para lidar com seus sintomas sem sucesso, e eles estão afetando significativamente o seu dia-a-dia, seu provedor de saúde pode sugerir a substituição do quadril.
Tais medidas incluem medicação para dor, modificações de atividade, fisioterapia e uso de auxílios para caminhada (como um andador).
A substituição do quadril pode ser recomendada nos casos em que a articulação do quadril tenha sido comprometida devido a:
As partes danificadas/doentes da articulação do quadril são substituídas por:
Reduza a dor persistente do quadril Melhorar a mobilidade conjunta
Restaurar a confiança e a facilidade de movimento para uma melhor qualidade de vida
Cerca de 85% dos pacientes de reposição de quadril têm bons resultados após 20 anos. A Academia de Cirurgiões Ortopédicos chama a cirurgia de “uma das operações mais bem sucedidas de toda a medicina”.
Como se preparar
A preparação para a substituição do quadril começa semanas antes do procedimento e envolve tanto preparar seu corpo para a cirurgia quanto a recuperação dele, bem como cuidar de assuntos práticos.
Entre algumas das sugestões que seu profissional de saúde pode lhe dar:
Tente perder peso e pare de fumar, se for o caso, para reduzir o risco de complicações.
Mantenha-se ativo e realize todos os exercícios sugeridos pelo seu profissional de saúde para ganhar força.
Configure ajuda para tarefas domésticas, como corridas de supermercado, fazer refeições e limpeza.
Certifique-se de que sua casa será o mais segura e acessível possível para você enquanto você se cura. Por exemplo, mova itens comumente usados para áreas de fácil acesso, limpe a desordem, considere obter um assento de privada elevado, e assim por diante.
Auxiliares de mobilidade recomendados, como uma bengala ou muletas.
O que esperar no dia da cirurgia
Uma substituição do quadril normalmente leva cerca de uma a duas horas.
Apesar das diferentes abordagens cirúrgicas que podem ser usadas, os passos de uma substituição do quadril são basicamente os mesmos.
A anestesia regional ou geral é usada para esta operação.
O cirurgião faz sua incisão usando a abordagem cirúrgica pré-determinada e, em seguida, usa instrumentos precisos para remover o osso e cartilagem da articulação do quadril de bola e soquete. Eles criam superfícies que podem acomodar o implante perfeitamente.
Em uma substituição total do quadril, o copo que servirá como o novo soquete do quadril é colocado em primeiro lugar. (Isso é pulado em uma substituição parcial do quadril.)
Em seguida, o cirurgião cava a extremidade do fêmur para colocar uma haste de metal que a cabeça fêmoro artificial é então anexada. A bola é finalmente colocada no copo.
Depois que as incisões forem fechadas e a cirurgia estiver completa, você é movido para a recuperação. Medidas serão tomadas para controlar a dor, minimizar o inchaço e fazer você se mover com segurança.
Você ficará no hospital por pelo menos uma noite (a menos que esteja passando por um procedimento ambulatorial, nesse caso você terá alta nesse dia).
Alguns pacientes podem receberalta para um centro de enfermagem ou reabilitação se o cirurgião acreditar que precisam de tempo extra e ajudar a se recuperar.
Recuperação
O sucesso de uma substituição do quadril é em grande parte devido ao período de
reabilitação que se segue à cirurgia.10 A maior parte do seu progresso será nos primeiros meses pós-operatórios, mas a recuperação precisará continuar além disso.8
Você trabalhará com um fisioterapeuta para restaurar a marcha normal,manter o
movimento da substituição do quadril, melhorar a força nas extremidades inferiores e muito mais.
Não se envolva em atividades até que você esteja liberado para fazê-lo. Andar com uma bengala, andador ou muletas pode ajudá-lo a se sentir mais seguro em seus pés.
Você receberá instruções sobre os cuidados adequados com a ferida e o banho, que você deve seguir de perto.
O inchaço na panturrilha e tornozelo não é incomum e deve melhorar o dia-a-dia.
Entre em contato com seu profissional de saúde imediatamente se você notar quaisquer possíveis sinais de infecção (por exemplo, febre ou vermelhidão no local da incisão) ou coágulos sanguíneos (por exemplo, inchaço novo ou crescente da perna que não melhora com a elevação).
Cuidados de longo prazo
Você pode sentir que seu novo quadril lhe dá uma nova vida.
À medida que você aproveita dias com menos dor e mais facilidade de movimento, lembre-se de tomar medidas para proteger a integridade de sua substituição e reduzir o risco de lesões.
Muitas sugestões para ajudá-lo com isso, incluindo:
Evitando atividades de alto impacto, como corrida e basquete
Engajar-se em exercícios aprovados pelo provedor de saúde que podem manter sua força muscular e condicionamento físico geral para cima
Usando sapatos de apoio com fundos sem deslizamento Livrando sua casa de perigos de tropeçar
Certificando-se de que todas as áreas de sua casa estão bem iluminadas e têm trilhos de mão e barras de agarramento, quando apropriado
As estimativas variam dependendo dos estudos, mas as substituições de quadril podem durar entre 15 e 25 anos. Após esse tempo, é possível que seu profissional de saúde possa recomendar que seu implante seja substituído.
Conclusão
A substituição do quadril é uma cirurgia importante, e decidir ter uma é uma grande decisão.
Ao pesar os possíveis riscos, considere também as possíveis consequências de atrasar esta cirurgia. Pergunte ao seu provedor de saúde quaisquer perguntas que você precisa para se sentir confortável sobre sua escolha de prosseguir (ou não).
Se você tem menos de 60 anos, o recapeamento do quadril— no qual menos osso é
removido — pode ser uma opção alternativa que vale a pena perguntar, como é mais fácil de revisar, se necessário.
Fontes
Entre em contato

Continue navegando