Buscar

DESENHO TÉCNICO E COMPUTACIONAL at 3

Prévia do material em texto

DESENHO TÉCNICO E COMPUTACIONAL– ATIVIDADE 3
A sigla CAD significa Computer Aided-Design ou, em tradução livre, “desenho assistido por computador”. A proposta da ferramenta é trazer a computação para a engenharia, com o objetivo de potencializar os processos de criação e projeto de produtos. Assim, podemos pensar que o software CAD é uma ferramenta de criação de desenho 3D com uma documentação técnica, que substitui os antigos desenhos manuais.
No início dos anos 60, o cientista de computação americano Douglas T. Ross deu o pontapé inicial para a criação de ferramentas de automação dos desenhos manuais. Diferentemente da atualidade, naquela época o acesso à computadores e à tecnologia era algo fora da realidade de quase toda a população, tornando-se acessível apenas para setores automobilísticos e aeronáuticos.
A partir da década de 80, com a criação principalmente do Solidworks e do Autocad, o CAD foi se tornando cada vez mais acessível para a população como um todo, passando a ser comercializado e utilizado por todos que assim desejem.
As três principais técnicas de modelagem em 3D e para que são utilizadas:
A modelagem sólida é utilizada para criação de sólidos 3D de maneira extremamente real;
A modelagem de superfície é utilizada principalmente para alterar as características estéticas do modelo criado, não alterando o seu interior;
E, por fim, a modelagem orgânica é muito utilizada para personalizar superfícies ou equipamentos de maneira livre.
Um software CAD é utilizado para auxiliar o trabalho de um projetista ou desenhista a partir da criação de projetos e organização de documentos e bancos de dados. Assim, estes softwares são um auxílio para a melhor representação dos trabalhos desenvolvidos, possibilitando uma verificação 3D com relação ao mesmo. Além disso, possibilitam a produção de desenhos técnicos bidimensionais, essenciais para a fabricação dos componentes desenvolvidos.
Diferentemente do que um simples desenho pode transmitir de informação, um projeto CAD pode especificar dados como materiais, processos, montagem, dimensões e tolerâncias, de acordo com convenções específicas para a aplicação.
Existem diferentes softwares CAD, mas você sabe qual a diferença entre cada um deles? É o que vamos te apresentar agora!
Cada software tem sua particularidade, sendo mais direcionado para uma necessidade específica. Eles são usados em diversas áreas, como na concepção de sistemas eletrônicos, em projetos mecânicos, indústria, arquitetura, engenharia, topografia etc. Os principais softwares CAD são:
Autocad: É talvez o mais conhecido dentre os outros. Utilizado para elaboração de peças 2D e 3D, projetos técnicos (plantas baixas, elevações, projetos de elétrica e hidráulica)
Sketchup: Um software muito utilizado para modelagem 3D, com baixa complexidade na utilização e muito intuitivo.
Solidworks: Um software muito utilizado para desenvolvimento de produtos, simples de ser utilizado e muito eficaz para ser trabalhado em projetos 3D.
A Soluções Consultoria trabalha com os projetos em CAD para o projeto de produtos, máquinas, componentes e equipamentos. Para isso, usamos o software SolidWorks, o qual proporciona uma boa funcionalidade, de fácil entendimento e com representações extremamente avançadas, que diminuem o tempo de desenvolvimento do produto, reduz custos e melhora a qualidade.
Com esses programas você pode reduzir o ciclo de projeto, aumentar a produtividade e oferecer produtos inovadores ao mercado mais rapidamente. Além disso, ter a representação de suas peças traz uma segurança maior para sua empresa, por meio dos detalhamentos e especificações das mesmas, sendo uteis em momentos de necessidade de novas compras ou prototipagem.
A produção de desenhos em CAD é fundamental para desenvolver possibilidades como a Prototipagem Digital, que consiste em uma simulação digital do resultado final, que serve como teste de parâmetros como forma, função e ajuste. Assim, auxilia-se na redução da dependência de protótipos físicos e permite o lançamento de produtos mais inovadores no mercado, com maior rapidez e menor custo.
Assim, é notória toda a evolução dos softwares CAD desde a década de 1960 até os dias de hoje. Tecnologia, aprimoramento e facilidade de acesso e utilização foram características chave para o crescimento exponencial dessas ferramentas na atualidade.

Continue navegando