Buscar

apol 2 analise de cunjuntura tentativa 3

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“A ênfase no desenvolvimento, a alteração da equipe econômica e o afastamento em relação ao conflito vietnamita evidenciavam uma mudança de enfoque nas relações com os EUA e na política externa. A política externa de Costa e Silva teve uma conotação própria, mais autônoma, e as fricções com os EUA reapareceram, em decorrência das necessidades intrínsecas do desenvolvimento brasileiro”. Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Tendo como base os conteúdos sobre o Regime Militar, leia as opções abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente os pontos de atrito entre Brasil e Estados Unidos durante o governo Costa e Silva (1967-1969).
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Era a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações a importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o Acordo Internacional do Cacau 
e as cotas de açúcar.
A alternativa correta é: (Era a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações a importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o Acordo Internacional do Cacau e as cotas de açúcar). De acordo com o livro base da disciplina, “A política do Brasil em relação aos EUA sofreu, então, uma reorientação durante o período Costa e Silva, pois o nacionalismo apregoado pelo 
governo entrava em conflito com o pais do Norte. Os principais pontos de atrito entre o Brasil e os EUA no período eram a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações a 
importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o Acordo Internacional do Cacau e as cotas de açúcar. A recusa em assinar o TNP, tratado que pretendia cercear as tecnologias nucleares para países em desenvolvimento, foi um dos principais fatos diplomáticos desse governo” (p. 127). As demais alternativas, estão, portanto, incorretas. 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 4 – A política externa brasileira durante o regime militar (1964-1985)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 4 – A política externa brasileira durante o regime militar 
(1964-1985)). 
	
	B
	Era o conflito das Ilhas Malvinas. Os EUA apoiaram a Inglaterra e o Brasil apoiou a Argentina.
	
	C
	Eram as reivindicações brasileiras que não foram atendidas pelos EUA, como a instalação de uma grande siderurgia e o reequipamento econômico-militar do Brasil.
	
	D
	Era a crise da dívida externa brasileira, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores.
 
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Não existiu atrito entre Brasil e Estados Unidos durante o governo de Costa e Silva. Nesse período, a política externa brasileira adotava um “alinhamento automático” com os EUA.
Questão 2/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Ao passo que se ampliava o debate sobre a política externa brasileira, com uma série de atores disputando sua orientação e formulação, ocorreu uma centralização na sua gestão, no modelo que ficou conhecido como diplomacia presidencial”. Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
 
Tendo como base a contextualização acima e o conteúdo de “Política Externa Brasileira”, leia as opções abaixo e assinale a alternativa que contém o nome do presidente em cujo governo a política externa foi conceituada como diplomacia presidencial.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Fernando Henrique Cardoso
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa correta é: (Fernando Henrique Cardoso). De acordo com o livro base da disciplina “Durante a gestão de Cardoso, o termo diplomacia presidencial foi utilizado como 
conceituação de sua política externa, em função da intensidade da agenda internacional durante seu mandato e da própria ênfase dada pelo discurso diplomático brasileiro do período à 
diplomacia presidencial. Talvez pelo fato de ter sido chanceler antes de ocupar o Planalto, esse traço diplomático tenha tido mais ênfase em sua administração” (p. 173). As demais 
alternativas, estão, portanto, incorretas. 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 5 – O Brasil depois da redemocratização: do governo 
Sarney à política externa dos anos de 1990).Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 
(Capítulo 5 – O Brasil depois da redemocratização: do governo Sarney à política externa dos anos de 1990). 
	
	B
	Café Filho
	
	C
	Dilma Rousseff
	
	D
	Luiz Inácio Lula da Silva
	
	E
	Fernando Collor
Questão 3/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Além das relações com as duas grandes economias em desenvolvimento, o Brasil mantém relações com outros países asiáticos. A Indonésia, por exemplo, recebe o maior investimento brasileiro do Sudeste Asiático (Brasil, 2011 a, p. 42) e, além disso, em 2008 foi estabelecida uma parceria estratégica entre os dois países, que abrange a cooperação nos campos político, energético, econômico, científico-tecnológico e sociocultural”. 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta da política externa do governo Lula (2003-2011). 
I.  Retração da presença brasileira em várias regiões do mundo, acentuadamente na África e no Oriente Médio.
II. Assinatura do Tratado de Itaipu com o Paraguai. 
III. Adensa relações diplomáticas em todos os continentes.
IV. Busca parcerias estratégicas com países similares em todos os continentes.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas III e IV estão corretas). As afirmativas III (Adensa relações diplomáticas em todos os continentes) e 
IV (Busca parcerias estratégicas com países similares em todos os continentes) estão corretas. Essas características podem ser confirmadas no quadro síntese do capítulo 6 (p. 225) do 
livro base da disciplina. As afirmativas I (Retração da presença brasileira em várias regiões do mundo, acentuadamente na África e no Oriente Médio) e II (Assinatura do Tratado de Itaipu 
com o Paraguai) estão incorretas porque as informações não são correspondentes ao governo Lula.Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução.
 Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa 
Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)). 
	
	D
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questão 4/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
"Dentro desse aparato de parceiros e opções estratégicas, estão as alianças com os chamados "países do Sul", ou do Hemisfério Sul. Tal aproximação não se deu em detrimento do vínculo já existente com os parceiros mais tradicionais, como os Estados Unidos e a União Européia, mas foi mais do que a mera coordenação, já existente no governo anterior(ALMEIDA, 2004. p. 07; VIGEVANI & CEPALUNI, 2007. p. 296). A cooperação se fortaleceu, e instrumentos como o Fórum Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), o G-20 comercial e econômico, a IIRSA ou os BRICS surgiram ou se intensificaram".
Fonte: JACOMO, Julio Cesar Pinguelli; OLIVEIRA, Ana Carolina Vieira de. Política externa de Lula e a dinâmica sul-americana: o caso da IIRSA. 3° Encontro Nacional ABRI. 201I. s/p, meio digital. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000100010&script=sci_arttext&tlng=pt>. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre os BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois, assinale a alternativa que indique apenas as correta:
I – Os BRICS têm um caráter formal. O grupo possui um documento constitutivo, já formaram uma área de livre comércio e pretendem implantar uma moeda única até o final da década de 2020.
II – A inclusão da África do Sul no bloco, sinalizou a orientação a ser seguida pelos BRICS. A defesa da multipolaridade, contra o chamado unipolarismo norte-americano e a inclusão da África do Sul incentivou uma agenda voltada para os temas do desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul.
III – Além das reuniões de cúpula que ocorrem periodicamente, os BRICS também desenvolveram uma articulação horizontal, incluindo diferentes temas de atuação em seu escopo. São exemplos de frentes de articulação dos BRICS as frentes econômica e securitária. 
IV – A primeira reunião de Cúpula do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ocorreu em junho de 2009, na Rússia. A África do Sul foi incorporada na terceira reunião, que foi realizada na China.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas (i) a inclusão da África do Sul no bloco, sinalizou a orientação a ser seguida pelos BRICS. A defesa da multipolaridade, contra o chamado unipolarismo norte-americano e a inclusão da África do Sul incentivou uma agenda voltada para os temas do desenvolvimento e da cooperação Sul-Sul; (ii) além das reuniões 
de cúpula que ocorrem periodicamente, os BRICS também desenvolveram uma articulação horizontal, incluindo diferentes temas de atuação em seu escopo. São exemplos de frentes de 
articulação dos BRICS as frentes econômica e securitária; (iii) a primeira reunião de Cúpula do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ocorreu em junho de 2009, na Rússia. A África 
do Sul foi incorporada na terceira reunião, que foi realizada na China.
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 202-203, CAPÍTULO 6, adaptado.
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Questão 5/10 - Política Externa Brasileira
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Do ponto de vista da ação, o governo buscou explorar novos espaços de barganha e negociação por meio da utilização intensa de grupos de articulação. Segundo Lima (2005, p. 15), a ênfase dada pelo Governo Lula ao multilateralismo estaria inter-relacionada a percepção da posição do Brasil no cenário internacional como potência média, “que vê na mediação entre os fortes e fracos sua principal contribuição para a estabilidade internacional e o reconhecimento de sua projeção internacional não pelo recurso à força, mas pela diplomacia parlamentar”. Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz a análise correta dos eixos estratégicos de inserção internacional do governo Lula. 
I. Uma agenda comercial afirmativa.
II. Alinhamento automático com os EUA. 
III. Parcerias diversificadas.
IV. Adoção de políticas neoliberais.
 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas I e III estão corretas). As afirmativas I (Uma agenda comercial afirmativa) e III (Parcerias diversificadas) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Em abril de 2003, em aula magna no Instituto Rio Branco, o chanceler Celso Amorim realizou um balanço dos primeiros cem dias de 
governo, apresentado em quatro partes que traduzem o que podem ser considerados os quatro eixos estratégicos de inserção internacional do Brasil: a América do Sul, o compromisso 
com o multilateralismo na construção da paz,  uma agenda comercial afirmativa e as parcerias diversificadas com países desenvolvidos e em desenvolvimento (Amorim, 2003). 
Depois de uma década, a partir do Governo Lula, a política externa brasileira procurou revalorizar o núcleo robusto da economia nacional e promover uma inserção internacional que
 retomasse os espaços perdidos nos anos 1990, como África e Oriente Médio” (p. 198). As afirmativas II (Alinhamento automático com os EUA) e IV (Adoção de políticas neoliberais) 
estão incorretas porque não compõem os eixos estratégicos de inserção internacional do Brasil durante o governo Lula. 
Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula e Dilma (2003-2014)).
Fonte contextualização: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Capítulo 6 – A política externa dos governos Lula 
e Dilma (2003-2014)). 
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Questão 6/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
"Foi durante a administração do chanceler de Cardoso, Felipe Lampreia, que a política exterior brasileira começou a mudar sua posição vis-à-vis a ALCA, passando da rejeição – ou, pelo menos a extensão do início – das negociações, para um ponto de convergência positivo com os Estados Unidos, ainda quando o discurso da política tenha continuado impregnado das tradicionais posições desenvolvimentistas e autônomas".
Fonte:  BERNAL-MEZA, Rui. A Política Exterior do Brasil: 1990-2002. Rev. Bras. Polít. Int. 45 (1): 36-71. 2002. Página da citação: 49. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n1/a02v45n1.pdf>. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a diplomacia presidencial, desenvolvida pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, durante seus dois mandatos (1995-2003). Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha somente a sequência correta.
( ) A diplomacia presidencial de FHC intensificou sua atuação nos espaços de cooperação Sul-Sul, explorando novos e velhos aliados em todos os continentes. Durante os anos 90 intensificou-se a cooperação com os países asiáticos, em razão da alta capacidade de consumo dos seus mercados.
( ) Durante a gestão Cardoso, o termo diplomacia presidencial foi utilizado para a conceituação de sua política externa, em função da intensidade da política externa em seu mandato.
( ) As viagens do presidente foram um marco importante da sua política externa: contabilizando os dois mandatos, Cardoso visitou 44 países em 96 viagens.
( ) O Itamaraty não teve propriamente seu papel diminuído. Embora a coordenação política tenha sido assumida pessoalmente pelo presidente, o Itamaraty vivenciou a ampliação do relacionamento exterior do Brasil, causado, principalmente, pela globalização econômica e pela dinamização das relações internacionais.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V,V
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	F, V, V, V
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Apenas a primeira afirmação é falsa: (i) durante a gestão Cardoso, o termo diplomacia presidencial foi utilizado para a conceituação de sua política externa, em função da intensidade da 
política externa em seu mandato; (ii) as viagens do presidente foram um marco importante da sua política externa: contabilizando os dois mandatos, Cardoso visitou 44 países em 96 viagens; (iii) O Itamaraty não teve propriamente seu papel diminuído. Embora a coordenação política tenha sido assumida pessoalmente pelo presidente, o Itamaraty vivenciou a 
ampliação do relacionamento exterior do Brasil, causado, principalmente, pela globalização econômica e pela dinamização das relações internacionais. Fonte: SILVA, A. L. R.; 
RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p.173-174, CAPÍTULO 5, item 5.5, adaptado.
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, F, F, V
Questão 7/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Em relação ao Oriente Médio, a atuação do Brasil, apontado como possível novo mediador de conflitos na região, foi um dos focos inovadores da inserção internacional dos últimos dez anos. Depois de um relativo abandono, a diplomacia brasileira voltou a se aproximar das questões do Oriente Médio e dos países árabes.” 
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 218, CAPÍTULO 6, item 6.4, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a aproximação do Brasil com o Oriente Médio e os Países Árabes durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011).  Depois, assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – Além da tentativa em contribuir para a promoção da paz, o Brasil também aumentou as atividades diplomáticas em relação ao Oriente Médio. 
II – Uma aproximação foi estabelecida com a Cúpula América do Sul – Países Árabes, que visa promover a aproximação comercial, econômica, científico tecnológica e cultural entre esses países. 
III – A assinatura de alguns instrumentos relacionados à cooperação agrícola com a região também representa um futuro promissor em vista da necessidade desses países de importar um grande número de produtos agrícolas e da oportunidade da exportação desses produtos para o Brasil. 
IV – Durante a gestão de Lula a diplomacia brasileira tornou-se uma aliada estratégica da política externa americana para o Oriente Médio. O Brasil se aproximou dos países dessa região para fortalecer as posições e os interesses norte-americanos no Oriente Médio.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas: (i) além da tentativa em contribuir para a promoção da paz, o Brasil também aumentou as atividades diplomáticas em relação ao Oriente Médio; (ii) uma aproximação foi estabelecida com a Cúpula América do Sul – Países Árabes, que visa promover a aproximação comercial, econômica, científico tecnológica e cultural 
entre esses países; (iii) a assinatura de alguns instrumentos relacionados à cooperação agrícola com a região também representa um futuro promissor em vista da necessidade desses 
países de importar um grande número de produtos agrícolas e da oportunidade da exportação desses produtos para o Brasil.
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 218 - 219, CAPÍTULO 6, item 6.4, adaptado.
Questão 8/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
"As mudanças sistêmicas certamente causaram mudanças significativas nas políticas exteriores de nossos países e o Brasil, historicamente, não foi a exceção. Isto se refletiu com particular evidência durante as diversas etapas do longo período da ordem bipolar". 
Fonte: BERNAL-MEZA, Rui. A Política Exterior do Brasil: 1990-2002. Rev. Bras. Polít. Int. 45 (1): 36-71. 2002. Página da citação: 38. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n1/a02v45n1.pdf>. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que correta acerca da modificação nas bases da Política Externa Brasileira nos anos de 1990:
Nota: 10.0
	
	A
	A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da globalização e da adoção de políticas neoliberais como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A matriz emergente de inserção internacional do Brasil nos anos 1990 assumiu o processo de globalização e a adoção de políticas neoliberais como paradigma de desenvolvimento,
 buscando a superação da crise econômica e da estagnação dos anos 1980. Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba:
 Intersaberes, 2016, p.169, CAPÍTULO 5, item 5.4.
	
	B
	A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir do fortalecimento do Estado e da adoção de políticas protecionistas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
	
	C
	A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir de um maior insulamento e da adoção de políticas keynesianas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
	
	D
	A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da insulamento e da adoção de políticas conservadoras como o paradigma de desenvolvimento brasileiro.
	
	E
	A matriz que emerge na década de 1990 entende que a inserção internacional do Brasil deveria se dar a partir da regionalização e da adoção de políticas protecionistas como o paradigma de desenvolvimento brasileiro. 
Questão 9/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
“Após mais 20 de regime militar, o Brasil finalmente teve um presidente civil, eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves, o presidente eleito, no entanto, faleceu antes de tomar posse e, em seu lugar, assumiu José Sarney, vice-presidente na chapa de Tancredo. Sarney, além dos desafios da democratização brasileira, teve de enfrentar um grave quadro crise econômica que vinha se arrastando no país desde os anos 1970.” 
Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 155, CAPÍTULO 5, item 5.1.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a política externa do governo Sarney (1985-1990). Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Depois, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os presidentes Sarney e Alfonsín iniciaram um aproximação que culminaria com a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul). 
( ) O relacionamento com os EUA, por sua vez, foi marcado por divergências e a crise da dívida externa brasileira pautou o relacionamento bilateral, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores.
( ) A indústria nacional de informática também gerou atrito entre Brasil e EUA. A reserva de mercado foi estabelecida em 1976 e a política nacional de informática foi definida por lei pelo Congresso Nacional, reservando o suprimento interno de computadores de pequeno porte a produtores de tecnologia nacionais. O confronte se agravou em 1986, com ameaças de Washington de retaliações comerciais. 
( ) Em junho de 1986, o Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba. Com a União Soviética (URSS), estendeu suas relações, estabelecendoacordos de cooperação econômica e tecnológica.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Todas as afirmações são verdadeiras: (i) os presidentes Sarney e Alfonsín iniciaram uma aproximação que culminaria com a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul); (ii) o relacionamento com os EUA, 
por sua vez, foi marcado por divergências e a crise da dívida externa brasileira pautou o relacionamento bilateral, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o
 Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores; (iii) a indústria nacional de informática também gerou atrito entre Brasil e EUA. A reserva de mercado foi estabelecida em 1976 e a política nacional de
 informática foi definida por lei pelo Congresso Nacional, reservando o suprimento interno de computadores de pequeno porte a produtores de tecnologia nacionais. O confronte se agravou em 1986, com 
ameaças de Washington de retaliações comerciais; (iv) em junho de 1986, o Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba. Com a União Soviética (URSS), estendeu suas relações, estabelecendo acordos de 
cooperação econômica e tecnológica.Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p.157-160, CAPÍTULO 5, item 5.1, adaptado.
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, F, F, V
Questão 10/10 - Política Externa Brasileira
Leia o trecho a seguir: 
"O governo Costa e Silva (1967-1969) foi marcado pela transformação das bases políticas tanto no âmbito interno, quanto externo. Para o âmbito interno, como dissemos anteriormente, houve a manutenção do regime, agora no comando do setor conhecido como "linha-dura", que não só manteve os militares no poder, como intensificou as políticas de repressão, controle e segurança [...] Para a política externa, as transformações são bastante notórias. Conforme relata Letícia Pinheiro, há "a reincorporação das teses mais nacionalistas ao modelo de desenvolvimento" (2004, p. 40), trilhando uma postura mais autonomista para o Brasil. Amado Cervo denomina este novo período pela "recuperação das tendências" (1992, p.342), já que houve um equívoco no governo anterior em não perceber a importância do papel do Estado como articulador necessário ao processo produtivo".
Fonte: LUIZ, Juliana Ramos. A política externa do regime militar: entre o ranço ideológico e a atuação pragmática. 3° Encontro Nacional ABRI. 2011, s/p. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000200040&script=sci_arttext>.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o Governo Costa e Silva e os principais atritos de sua administração com os EUA.  Depois assinale a alternativa correta.
I – A Administração Costa e Silva reatou relações diplomáticas com a URSS. Isso fazia parte da chamada Política Externa Independente implantada pelo governo. Tal fato foi alvo de duras críticas do governo americano.  
II – Um dos principais pontos de atrito entre Brasil e EUA no Governo Costa e Silva foi a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP)
III – A limitação da importação do café solúvel pelos EUA, foi outro ponto de atrito entro os dois países.
IV – Um dos pontos de atrito entre os dois países foi a questão da espionagem de autoridades brasileiras feitas por agentes de inteligência americanos. Esse fato levou Costa e Silva a tecer fortes críticas ao governo americano.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Apenas as assertivas II e III estão corretas: (i) um dos principais pontos de atrito entre Brasil e EUA no Governo Costa e Silva foi a questão da assinatura do Tratado de Não Proliferação 
Nuclear (TNP); (ii) A limitação da importação do café solúvel pelos EUA, foi outro ponto de atrito entro os dois países. Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira:
 uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 127-129, CAPÍTULO 4, adaptado.
	
	D
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Continue navegando