Buscar

Unidade 10 - Sistemas operacionais para IoT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Sistemas Operacionais
Unidade 10 - Sistemas operacionais para IoT 
Exercícios
1. Para proporcionar o uso da IoT de forma satisfatória e aumentando as possibilidades na conexão de dispositivos, surgiram sistemas operacionais focados em IoT, que devem obedecer a alguns requisitos.
Quais os requisitos para que um sistema operacional IoT seja eficiente?
D. Baixo footprint, portabilidade e modularidade.
Devem ser respeitados requisitos como baixo footprint (como os dispositivos são restritos, espera-se que o sistema operacional tenha baixo consumo de memória, energia e processamento); portabilidade, pois o sistema operacional deve isolar aplicativos do hardware em si, podendo ser utilizado em outras plataformas; e, modularidade, de forma que o sistema operacional tenha um núcleo obrigatório e outras funcionalidades sejam inseridas somente se exigido pelo aplicativo. Escalabilidade e conectividade ampla são requisitos a serem considerados. 
2. Sabe-se que existem alguns parâmetros a serem observados nas características de um sistema operacional IoT. Um deles se refere à possibilidade de suportar hardwares diferentes e, consequentemente, diferentes processadores e plataformas de desenvolvimento.
Qual é esse parâmetro?
E. Escalabilidade.
Esse parâmetro é a escalabilidade, que suporta hardwares diferentes e, consequentemente, diferentes processadores. O footprint se relaciona a requisitos de hardware para processamento; a portabilidade, à criação de camadas que permitam o isolamento do acesso de aplicativos ao hardware; e a conectividade, às possibilidades de conexão com a rede. Modularidade refere-se a retirar funcionalidades não essenciais do kernel do sistema operacional.
3. Apesar de muitos sistemas operacionais IoT estarem disponíveis no mercado, ainda existem muitos com sistema embarcado.
Conforme relatório emitido pela Eclipse Foundation (2018), muitos desenvolvedores ainda utilizam dispositivos do tipo non OS/bare metal, ou seja, dispositivos que não têm sistema operacional IoT.
A que se deve essa característica?
C. Ainda existem vários dispositivos com sistemas embarcados e com uma finalidade específica, que não necessitam de gerenciamento de processos, como, por exemplo, lâmpadas inteligentes.
Bare-metal é uma expressão usada quando nenhum sistema operacional é usado no dispositivo, isto é, são dispositivos que apresentam algumas restrições no seu funcionamento e que são criados para aplicações específicas, sem a possibilidade de grandes customizações. Entram nessa classificação, por exemplo, soluções como lâmpadas inteligentes ou tomadas inteligentes, que apresentam o que se conhece como sistemas embarcados. Sistemas non OS também precisam de processamento e têm finalidade específica, conhecida pelo desenvolvedor da solução, porém tal processamento é relativamente baixo.
Bare-metal não se relaciona com geração de campo magnético.
4. Diversas são as características relacionadas aos sistemas operacionais IoT, bem como particularidades apresentadas de cada um deles, que fazem com que possam ser utilizados em soluções específicas e atender os mais variados perfis de desenvolvedores.
Tendo em vista as características necessárias para um sistema operacional IoT e as versões existentes desses sistemas operacionais, assinale a opção correta:
B. Em sua maioria, os sistemas operacionais IoT conseguem operar com memórias inferiores a 8 Kbytes.
Existem sistemas operacionais IoT que têm como footprint somente 3KB de memória, ou seja, muito menos que 8KB. Isso garante grande eficiência, mesmo em equipamentos de baixo custo. A Google alterou o nome do projeto Brillo (em parceria com a Nest) para Internet Things, projeto que não é baseado diretamente no sistema Android. A Microsoft iniciou seu projeto IoT com o Windows 10. Contiki não é a versão baseada no sistema lançado pela Amazon. Atualizações OTA não são predominantes em todos  os dispositivos IoT do mercado.
5. Existem vários sistemas operacionais IoT na atualidade, cada um com características e funcionalidades diferentes.
Um dos sistemas operacionais IoT mais utilizados e recomendável para quem está iniciando no desenvolvimento em IoT, também compatível com linguagem Python, é o:
A. Raspbian.
O Raspbian é uma variante do Debian Linux, criado para uso no Raspberry Pi. É leve e de fácil utilização e instalação, sendo recomendável para quem está iniciando no desenvolvimento de soluções IoT. Aceita programação em Python, principal linguagem de programação.
O Windows 10 IoT recomenda o uso das linguagens Visual Studio. As demais plataformas apresentam interface de programação, como Contiki (C), TinyIS (Javascript e Shell Script), Mongoose (Javascript e C) e NuttX (C).