Buscar

Relatório de Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Amanda Ribas da Silva
	MATRÍCULA: 47012513
	CURSO: Biomedicina
	POLO: Lapa/PR
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Juliana Gonçalves
RELATÓRIO:
1. A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
A homeostase entre o meio interno e externo acontece com a circulação dos fluídos pelas células e pelo meio externo. Esse líquido é chamado de líquido intersticial e ele carreia solutos dentro dele, mant endo equilíbrio hidroeletrolítico constante. A célula pode quebrar o equilíbrio hidroeletrolítico e continuar em homeostase, mas apenas através de meios de transporte ativos, gastando energia para vencer o gradiente de concentração, como é o caso dos processos de polarização de membrana plasmática.
2. Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
 O exame neurológico continua sendo a principal ferramenta para a identificação e ánalise dos distúrbios que afetam o sistema nervoso no indivíduo. Por meio de métodos relativamente simples, o exame avalia o funcionamento do cérebro, medula espinhal e nervos, revelando possíveis problemas que possam impedir que esse tecido oordenem corretamente suas tarefas no organismo.
Teste de visão: foi realizado o teste em ambiente escuro no paciente, que através de uma lanterna direcionada no olho, onde teve sua pupila dilatada.
Teste de paladar: com os olhos vendados, foi dado ao paciente uma fruta azeda e doce e dessa forma foi identificado que as papilas degustativas encaminharam a informação para a medula.
Teste de tato: paciente com os olhos vendados, colocou a mão em recipiente com água quente, fria e temperatura ambiente e conseguiu identificar todas atraves da informação que chegou até a medula espinhal atraves dos neuronio aferentes.
Teste de reflexo patelar: com o paciente sentado, pega um martelinho e bate dois dedos abaixo da patela, no qual terá uma resposta rápida do reflexo.
3. A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente
O exame ou aferição da glicemia detecta os níveis da glicose no sangue . O procedimentos da aferição ocorre através de um aparelho (glicosimetro). Deve-se ligar o aparelho e inserir a fita correspondente ao mesmo. Em qualquer um dos dedos, fazer a dosagem com a coleta do sangue periférico atraves da punsão digital, e depois da coleta, inserir o sangue na aréa correspondente da fita e aguardar alguns segundos para o resultado. Para paciente em jejum o normal do valor da glicemia é ate 100, e para pacientes alimetados, até 140. No primeiro teste o paciente havia almoçado e o valor da glicemia deu 94, no segundo teste ele comeu um banana e esperou 5 minutos e realizou o procedimento novamente e deu 108.
4. A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
O coração é o órgão muscular responsável por bombear o sangue para o nosso corpo. Quando o sangue é impulsionado, ele acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. Essa força é chamada de pressão arterial e pode ser definida como a pressão que o sangue em circulação exerce nas paredes de nossas artérias.
A pressão é medida através de um aparelho chamado esfigmomanômetro. O paciente precisa estar descansado pelo menos a 5 minutos, sentado, com o braço na altura do coração e com a palma da mão para cima. Foi colocado manguito sem deixar folga, pelo menos 1 dedo acima do cotovelo. Com o estetoscópio nos ouvidos, palpou a arteria branquial na parte da frente do cotovelo e presionou a campanula do estetoscópio, sem apertar. Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da pressão arterial sistólica (PAS), obtido pela palpação.
A medição da pressão arterial é realizada através de milímetros de mercúrio (mmHg), onde é apresentado o valor correspondente à pressão arterial no momento do bombeamento do sangue pelo coração (sistólico) e o valor correspondente ao relaxamento do coração após o bombeamento do sangue (diastólico). Normalmente, utiliza-se a medição de 120/80 mmHg para considerar a pressão normal. A primeira numeração corresponde à pressão sistólica enquanto a segunda numeração corresponde à pressão diastólica.
Quando o valor está acima de 140/90mmHg, podemos dizer que o paciente está com hipertensão, que pode ocasionar infartos, acidentes vasculares e insuficiencia renal.
A pressão arterial pode sofrer distúrbios que alteram seu valor de regulagem. A pressão arterial pode se elevar por causa de alguns fatores: idade avançada, tendência à obesidade, excesso de sal, maus hábitos alimentares, diabetes, fumo, excesso de café e sedentarismo. A pressão pode diminuir, tal fato pode ser provocado por calor, desidratação, hemorragias, movimentação brusca e outros.

Continue navegando