Buscar

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE NEUROFISIOLOGIA-UFMG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
LARA RAQUEL SILVA
LUÍSA LIMA LEITÃO
RELATÓRIO DA PRÁTICA: AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Belo Horizonte 
Maio de 2019
INTRODUÇÃO
Primeiramente temos que, movimentos reflexos são padrões coordenados involuntários de contração e relaxamento causados por estímulos periféricos, por exemplo, reflexo de estiramento e/ou reflexo de retirada. Enquanto que, movimentos voluntários são mais complexos Na aula prática, foi proposto o questionamento da definição de arco e ato reflexo. Tem - se, o arco reflexo sendo a resposta imediata a excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência da pessoa, ou seja, é o estimulo que não chega até o encéfalo, sendo que ele recebe resposta na medula. Em contrapartida, o ato reflexo é uma reação mecânica involuntária e instantânea que reage a estímulos do meio externo. Vale ressaltar que, quase todos os reflexos são influenciados por centros superiores os quais, quando lesados, alteram fundamentalmente o comportamento do mesmo. Qualquer reflexo precisa de um estimulo uma via sensitiva, um centro, um neurônio motor e, por fim um órgão efetor contrátil ou de outra natureza.
REFLEXOS 
Podem obter reflexos semelhantes em quase todos os músculos do corpo, percutindo-se o tendão do musculo, quanto o ventre do próprio músculo. Logo, o estiramento súbito dos fusos neuromusculares é tudo que é necessário para provocar um reflexo de estiramento.
MATERIAIS
Martelo de borracha, cadeira, 
MÉTODOS 
Reflexo patelar: Acerta-se com o martelo de borracha o tendão patelar e constatou-se o reflexo. Por fim, avaliou-se o reflexo com a mesma pessoa agarrando fortemente os punhos, puxando-os em sentidos opostos, nesse caso foi possível observar uma melhoria nos reflexos já que o método desviou a atenção do indivíduo.
O teste do tendão patelar testa a função do nervo femoral, seguimentos L2-L4 da medula espinhal. O reflexo patelar é clinicamente usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho). No teste do reflexo patelar A percussão do tendão patelar provoca o estiramento do músculo quadríceps. O estiramento desse músculo estimula as fibras aferentes do grupo Ia, que ativam os motoneurônios α causadores da contração do músculo em questão. A contração do músculo quadríceps força a extensão da perna.
Reflexo aquiliano: Fez-se com um martelo de borracha uma ligeira percução sobre o tendão de aquiles (tendão calcâneo). A pessoa fica de joelhos apoiada em uma cadeira de forma que o s pés fiquem livres e relaxados, um resultado positivo ocorre quando o pé se move em direção à sua superfície dorsal. O reflexo checa se as raízes nervosas S1 e S2 estão intactas e pode ser indicativo de patologia do nervo isquiático. Constatou-se que, a percussão gerou um reflexo imediato do tendão de Aquiles provoca ndo a contração dos músculos crura s posteriores, o gastrocnêmico, o soleo e o plantar, causando a flexão do pé.
Reflexo ticipital: A pessoa que tera o reflexo testado se apoia sobre a mesa de forma a deixar o antebraço pendente formando um ângulo de 90°, percutiu-se o martelo de borracha sobre o tendão de insersão do musculo tríceps braquial, a resposta identificada foi a extensão do cotovelo. Testa a função do tendão do tríceps braquial, seguimentos C5-C6 da medula espinhal.
Nistagmo do olho: São oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares). Para este experimento pediu-se para uma aluna sentar em uma cadeira giratória que foi girada várias vezes, com isso o músculo ocular move-se involuntátiamente tentando achar um ponto de fixação o que evidencia a importância visual para se orientar no espaço.
A rotação inicial da cabeça provoca o movimento lento dos olhos na direção oposta a fim de manter a fixação visual. Quando o limite do movimento ocular é alcançado, os olhos movem-se rapidamente de volta (nistagmo) e, em seguida, tornam a se mover lentamente. direção do nistagmo é definida como a direção do movimento rápido do olho. Por conseguinte, o nistagmo ocorre na mesma direção da rotação da cabeça. Nistagmo pós-rotatório Ocorre na direção oposta da rotação da cabeça.
Quando a cabeça para subitamente de se mover: O teste também foi feito com uma pessoa sentada em uma cadeira giratória, gira-se a cadeira par aum lado várias vezes então interrompemos o movimento subitamente, o efeito na pessoa que foi girada é a sensação de estar sendo girada para o outro lado por que durante a rotação da cabeça em sentido anti-horário (para a esquerda), o canal semicircular horizontal e sua cúpula fixada também sofrem rotação para a esquerda. Inicialmente, a cúpula move-se mais rapidamente do que a endolinfa. Dessa forma, a cúpula é arrastada através da endolinfa e, consequentemente, os cílios das células ciliadas inclinam-se. Quando a cabeça para subitamente de se mover, a endolinfa continua se movendo em sentido anti-horário (para a esquerda), arrastando os cílios na direção oposta. Assim, se a célula ciliada foi despolarizada com a rotação inicial, ocorrerá agora hiperpolarização. Se a célula foi inicialmente hiperpolarizada, ela será agora despolarizada. Por conseguinte, quando a cabeça para de se mover, o canal horizontal esquerdo será inibido, enquanto o canal horizontal direito será excitado.
Estímulo elétrico do músculo esquelético: dois eletrodos conectados ao estimulador são conectados no antebraço da pessoa e fixados com fita adesiva, há então estimulo elétrico dos nervos radial e ulnar a resposta é vista facilmente pelos dedos que sofren contração relaxamento. Pode-se interferir na intensidade e na frequência, neste mesmo experimento é evidenciado o tétano muscular, mantendo a intensidade e aumentando a frequência, é possivel observar também a contratura. 
DISCURSSÃO
Quando um músculo normal é alongado passivamente, suas fibras resistem à extensão contraindo-se. O alongamento pode ser causado por gravidade, manipulação ou outros estímulos. Nas respostas reflexas, a contração decorre de estimulação dos órgãos sensoriais no músculo, quer direta ou indiretamente por um estímulo aplicado aos seus tendões, ao osso ao qual ele está fixado ou à pele sobrejacente. (CAMPBELL, 2007).
Os reflexos têm função protetora, especialmente em atividades como ficar de pé e andar; eles ajudam a contrabalançar quaisquer forças inesperadas. Devido ao seu papel crítico na manutenção da postura ereta os músculos extensores das pernas, quadríceps e músculos da panturrilha têm reflexos extensores mais bem desenvolvidos que os flexores. Essa fisiologia é explorada clinicamente aplicando uma extensão artificial por uma batida no tendão do músculo com um martelo de reflexos. (MACHADO, 2002).
O reflexo patelar é a contração do músculo quadríceps femoral, com conseqüente extensão do joelho, em resposta a percussão do tendão patelar. A contração do quadríceps causa um movimento rápido para cima, juntamente com a extensão da perna. Se o paciente encontra-se tenso ou apresenta resposta patelar fraca, realiza-se a manobra de Jendrassik, fazendo o paciente agarrar suas próprias mãos, uma na outra, puxando-as vigorosamente, isso permite a facilitação dos reflexos. A ausência do reflexo patelar é designado como sinal de Westphal. Um reflexo invertido pode ser visto em lesões do nervo ou das raízes nervosas que caracteriza reflexo miotático invertido. (CAMPBELL, 2007).
Assim como no reflexo patelar, o reflexo aquileu faz-se necessário para a detecção de afecções da região lombar. A percussão do martelo no tendão de Aquiles provoca a contração dos músculos crurais posteriores, o gastrocnêmio, o sóleo e o plantar, causa flexão do pé no tornozelo. Quando há disseminação reflexa, bater no tendão de Aquiles pode causar flexão do joelho. O reflexo aquiliano tende a diminuircom a idade. (CAMPBELL, 2007).
A prática do reflexo tricipital testa o nervo radial que surge dos segmentos da medula espinhal C7 e T2. O reflexo do tríceps invertido ou paradoxal consiste em flexão do cotovelo em resposta a percussão do tendão do tríceps. Essa resposta aparece quando o arco aferente do reflexo do tríceps é lesado como nas lesões do sétimo e oitavo segmentos cervicais, especialmente quando há um elemento de espasticidade, como na espondilose cervical com radiculomielopatia. (CAMPBELL, 2007).
CONCLUSÕES
De acordo com os resultados obtidos e sua devida comparação com a literatura apresentada pode-se afirmar que os indivíduos examinados apresentam-se normais, fato observado pelos reflexos somáticos referentes ao reflexo patelar, aquileu e tricipital, que conjuntamente ou não se definem como poderosas ferramentas no pré-diagnóstico de algumas doenças nervosas.
REFERÊNCIAS
CAMPBELL, W. W. O exame neurológico. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. MACHADO, ANGELO. 
Neuroanatomia Funcional. 2ª Ed. São Paulo. Editora Atheneu, 2002.
Reflexo patelar. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexo_patelar>.
Reflexo aquileu. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexo_aquileu>.

Continue navegando