Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta correta. O texto apresenta a dimensão institucional da As instituições devem incluir diretrizes sobre integridade científica em suas abordagens estratégicas para promover a excelência na pesquisa; conscientizar os alunos de que o plágio é uma violação acadêmica, seja no ensino fundamental, ensino médio ou universitário; proporcionar atividades educativas sobre integridade em pesquisa e conduta responsável em pesquisa entre alunos e docentes para estimular a discussão institucional sobre as preocupações locais que devem ser trabalhadas; oferecer oportunidades para que estudantes e professores possam desenvolver competências linguísticas internacionais para a comunicação responsável da ciência e seus resultados para seus pares e para a sociedade; desenvolver iniciativas, entre os estudantes de graduação e pós-graduação, para promover a noção de responsabilização nas atividades de pesquisa e a confiança pública na ciência.
 
Adaptado de:  Declaração Conjunta sobre Integridade em Pesquisa do II Encontro Brasileiro de Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (II BRISPE), 28 Maio-01 de Junho de 2012. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/JointStatementonResearchIntegrity_IIBRISPE_2012_Portuguese.pdf. Acesso em 26 kjul. 2019.
 
De acordo com o texto, é correto afirmar que:precupação com a éticresponsabilização nas atividades de pesquisa e a confiança pública na ciência.
· 
a preocupação com a ética cabe apenas aos professores e estudantes de pós-graduação.
· Resposta correta
a preocupação com a ética e a integridade da atividade científica deve ser uma preocupação institucional.
· 
as instituições devem informar que o plágio é uma violação acadêmica apenas na pós-graduação.
· 
a preocupação com a ética e a integridade da atividade científica é algo estritamente pessoal.
· 
as instituições devem incluir diretrizes sobre competências linguísticas no Projeto Pedagógico de seus cursos.
Resposta correta. Se Pedro tivesse feito um planejamento Considere a seguinte situação hipotética:
Pedro é um estudante de graduação que, para a realização de seu TCC, decidiu analisar as concepções de agricultores de uma comunidade distante a respeito da germinação de sementes. Quando teve que ir a campo para obter dados, ele fez uma solicitação à sua instituição, para receber recursos financeiros para o transporte e a hospedagem. Porém, seu pedido foi negado em virtude de ter sido feito fora do prazo. Então, ele teve de conseguir recursos próprios para fazer a viagem. Ao chegar ao local, o contato com os agricultores acabou demorando mais do que ele esperava, devido à distância entre as moradias. Depois, percebeu que boa parte dos agricultores era analfabeta e não teriam como assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, nem responder ao questionário que ele havia preparado. Assim, ele não conseguiu obter os dados, precisou mudar o projeto e acabou perdendo a data de defesa do TCC.
 
Considere as seguintes afirmações, a respeito da história de Pedro:
 
I - Os problemas de Pedro foram decorrentes da desorganização da instituição na qual ele estuda.
II - Se Pedro tivesse planejado melhor sua pesquisa, ele teria evitado muitos desses problemas.
III - Os infortúnios de Pedro deram-se devido a contingências que ele não tinha condições de prever.
 
É correto o que se afirma em:detalhado, atentando-se às circunstâncias da pesquisa, os recursos necessários para desenvolvê-la e os prazos que deveria cumprir, ele teria conseguido evitar os problemas citados.
· 
I e II, apenas.
· 
III, apenas.
· 
I, II e III.
· 
I, apenas.
· Resposta correta
II, apenas.
“O fato é que, historicamente, desde o ensino fundamental à universidade, se tem convivido com a prática de cópias de produções textuais de outrem, de forma parcial ou total, omitindo-se a fonte. No contexto da sociedade informatizada em que vivemos, essas discussões têm-se acentuado, haja vista as possibilidades que se vêm ampliando, pela internet, no que diz respeito ao graduando apropriar-se de obras protegidas por direitos autorais.”
SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 357, 2008.
 
É correto afirmar que a prática, a qual se refere o texto, é:
· 
lícita, uma vez que é cultivada no ambiente escolar e universitário.
· Resposta correta
comum, embora seja condenável sob os pontos de vista ético e jurídico.
· 
aceitável eticamente, embora seja condenável sob o ponto de vista jurídico.
· 
embora seja lícita, é prejudicial para o desenvolvimento acadêmico e científico.
· 
necessária para o desenvolvimento acadêmico e científico.
Ao contrário do que muitos pensam, a atual pauta bioética internacional não diz respeito somente às situações emergentes, proporcionadas por avanços como aqueles alcançados no campo da engenharia genética e seus desdobramentos, mas também às situações persistentes, relacionadas principalmente com a falta de universalidade no acesso das pessoas aos bens de consumo sanitário e à utilização equânime desses benefícios por todos os cidadãos indistintamente. Considerando essas duas situações, portanto, a humanidade se vê atualmente às voltas não apenas com alguns velhos dilemas éticos que persistem teimosamente desde a antiguidade, como também com os novos conflitos decorrentes da marcha acelerada do progresso.
Modificado a partir de GARRAFA, V. http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345
Bioética e ciência: até onde avançar sem agredir.http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345
Revista CEJ, v. 3 n. 7, 1999. Disponível em: http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/183/345. Acessado em 26 jun. 2019.
 
Referente à relação entre desenvolvimento científico e ética, é correto afirmar:
· 
os dilemas éticos relacionados às situações persistentes atrasam o desenvolvimento científico, enquanto os relativos às situações emergentes aceleram o progresso da ciência.
· 
conforme a ciência progride, os dilemas éticos relacionados às suas atividades vão sendo superados, emergindo novos conflitos.
· Resposta correta
uma das questões éticas persistentes com relação à ciência diz respeito a quem tem possibilidade de usufruir dos produtos gerados pelo desenvolvimento científico.
· 
os avanços da engenharia genética e seus desdobramentos são considerados pelo autor como uma situação persistente no quadro de relações entre desenvolvimento científico e ética.
· 
devido à sua contemporaneidade, a falta de acesso de pessoas à água tratada, por exemplo, pode ser considerada o que o autor nomeia como uma situação emergente.
“No uso dos termos ética e moral, a sinonímia original deve prevalecer como pano de fundo para as diversas nuances de significação. Isso, antes de mais nada, porque a ideia de um bem desejado remete sempre a uma certa normatividade, e, por outro lado, toda normatividade sempre faz referência a uma certa ideia de bem. Em termos gerais, se quero algo, devo algo; se devo algo, quero algo.
O que não se pode é tratar os termos como antônimos. Tal uso é superficial e contraditório: é contraditório defender, por exemplo, uma ética sem moral, ou uma moral sem ética. Enquanto a sinonímia é, em geral, mais adequada: é perfeitamente legítimo falar, por exemplo, de uma ética universal de Kant ou uma moral das virtudes de Aristóteles.
Quando filósofos utilizam distintas nuances de significação, geralmente o fazem para denotar diferentes aspectos da vida moral ou da reflexão moral, isto é, diferentes dimensões de um mesmo fenômeno. É evidente que uma parte considerável da vida em comum exprime-se mais adequadamente através das ideias de obrigação e do dever, enquanto outra se expressa por aspirações.”
GONTIJO, E. D. Os termos 'Ética' e 'Moral'. Mental, v.4,  n.7, p. 127-135, 2006.
 
 A esse respeito, são feitas asseguintes afirmações:
· 
I, apenas.
· Resposta correta
II e III, apenas.
· 
I, II e III.
· 
I e II, apenas.
· 
I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina