Buscar

QUESTIONÁRIO SUSTENTABILIDADE AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SUSTENTABILIDADE – AULA 02 – PEDAGOGIA
Os instrumentos urbanísticos disponíveis para a execução do Plano Diretor têm por função a ordenação e o controle do uso do solo, evitando a retenção especulativa de imóvel urbano. Sobre esses instrumentos, é correto afirmar que:
 
a) ao exercer o direito de preempção, o município pode especular com as propriedades adquiridas de maneira a valorizá-las.
b) ​​​​​​​os instrumentos, considerando a existência de infraestrutura e demanda para o uso de imóveis, previnem a subutilização ou não utilização.
c) o município tem preferência na aquisição de terrenos, mas não pode agir de forma compulsória.
d) o Plano Diretor dita uma grandeza chamada coeficiente básico de aproveitamento, que é constante e absoluto, ou seja, não pode ser mudado.
e) da mesma forma, por força da PNMA e da Política Agrícola Nacional, não se pode alterar o uso do solo.
1
O Zoneamento Ambiental, regulamentado pelo Decreto nº 4.297/2002, o mesmo que instituiu o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), se baseia no conhecimento das informações essenciais para estabelecer os possíveis riscos de impacto ambiental por região em um município. Sobre esses instrumentos, é correto afirmar que:
 
a) o objetivo do Zoneamento Ambiental é o aproveitamento econômico da área zoneada por meio de regras legais de uso da propriedade, para conservar a qualidade ambiental.
b) ZEE é um conjunto opcional de medidas e padrões de proteção ambiental para a implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas no interesse da sustentabilidade.
c) a Constituição de 1988 permite interpretações que criam um “direito adquirido de poluir” por empresas estatais, que são patrimônio público e, nesse caso, o interesse da coletividade supera o interesse particular.
d) ​​​​​​​​​​​​​​o Zoneamento Ambiental é a divisão do território em áreas de preservação nas quais os usos são predeterminados, mas com flexibilidade na execução das atividades que não estejam previstas
e) ​​​​​​​​​​​​​​apesar de ter sido regulamentado pelo Decreto nº 4.297/2002, de abrangência nacional, o Zoneamento Ambiental é ligado ao Plano Diretor, como se refere o Estatuto da Cidade, portanto, é realizado em âmbito municipal, ou seja, sua aplicação é local, quando o assunto é política urbana.
1
A Lei nº 11.997/09 definiu a regularização fundiária como instrumento do Plano Diretor, caracterizando-a como conjunto de medidas ambientais para regularização de assentamentos informais, portanto:
a) não pode promover justiça social com assentamentos nas áreas urbanizadas – obriga a urbanizar em áreas livres, apenas.
b) é uma medida municipal, então, cabe ao Poder Público o poder decisório, a aprovação de medidas e, após, a execução sem interferência de terceiros.
c) não tem poder de regularização de comunidades autoinstaladas dentro de APP, para isso precisa do Zoneamento Econômico Ecológico.
d) ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​tem poder, como instrumento do Plano Diretor, de realizar transferências emergenciais de forma compulsória, ressaltando que estas devem ser tomadas em um prazo de cinco anos.
e) ​​​​tem forte reflexo na regularização fundiária e na instalação do saneamento básico de comunidades de baixa renda.
1
O planejamento ambiental é a chave do desenvolvimento sustentável pregado na Agenda 21, ou seja, o encontro do desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente, com utilização racional dos recursos naturais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
 
a) O planejamento ambiental é específico para o planejamento urbano por meio da regulamentação de APAs.
b) O desafio do planejamento ambiental é conectar o meio ambiente à vida urbana, aliando planejamento das cidades e suas zonas rurais e conservação racional do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população.
c) ​​​O Planejamento Econômico Ecológico é um instrumento do Governo Estadual para ligar os Planejamentos Ambientais Municipais, visando também ao uso racional dos recursos ambientais pregado pelo PNMA.
d) O Estatuto da Cidade prevê o planejamento urbano em cidades com mais de 85% de urbanização, desde que o Plano Diretor preveja 15% de APA.
e) O Estatuto da Cidade estabelece tanto o planejamento urbano quanto o ambiental dentro do limite municipal e institui o planejamento urbano-rural para aqueles municípios onde a área rural é significativa.
1
A Lei nº 9.985/2000 estabelece a categoria de Áreas de Preservação Ambiental (APA), uma Unidade de Conservação (UC) fortemente enraizada no conceito de sustentabilidade. Sobre esse conceito, analise as afirmações a seguir e assinale a mais correta.
 
a) APA é uma UC compatível com a propriedade privada, já que a lei que a define prevê a possibilidade de alguma ocupação humana, desde que não impactante.
b) Não é permitida a implantação de APA em áreas privadas, pois se trata de patrimônio ambiental de uso racional.
c) ​​​​​​​A Resolução CONAMA nº 10/1988 determina ser dispensável um Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) para que uma Área de Proteção Ambiental seja gerenciada.
d) Por ser um caso especial de APP, a lei a define como uma área extensa com recursos ecológicos intocados.
e) Como foi criada pelo Poder Público, cabe à Secretaria do Meio Ambiente ou à entidade substitutiva municipal seu gerenciamento.

Continue navegando