Buscar

Av2 de Administração e Economia Criativa 3

Prévia do material em texto

Av2 - Administração e Economia Criativa
1) Empreendedora são variados os caminhos que as organizações podem percorrer para fomentar a cultura de inovação tecnológica, inclusive se beneficiando com incentivos diversos, subsidiados pelo governo. Logo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as colocações a seguir:
( ) – São variados os caminhos que as organizações podem percorrer para fomentar a cultura de inovação tecnológica, inclusive se beneficiando com incentivos diversos, subsidiados pelo governo.
( ) – Há diferentes possibilidades de financiar empreendimentos voltados à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação.
( ) – A legislação brasileira pode interferir negativamente nessa equação, dificultando a ampliação da cultura de inovação nos negócios atinentes à economia brasileira.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) V – V – F.
b) F – V – V.
c) V – F – F.
d) F – F – F.
2) Analise as sentenças a seguir sobre Inovação:
I - A relação entre tecnologia e inovação, podemos pensar que a tecnologia é uma das principais fontes de inovação, produtividade e, consequentemente, escalabilidade para empresas em todo o mundo.
II - A inovação, por sua vez, pode ser identificada como: inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing
III - Quanto maior e melhor o ecossistema de inovação, maiores são as chances de galgar posições na cadeia global de valor.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Somente a alternativa I.
b) Somente a alternativa II.
c) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
3) Faça a leitura atenta do conceito a seguir:
Neste processo o público consumidor exerce um imenso papel na inovação. O mesmo, só é possível por meio do desenvolvimento de um ciclo constante de aprendizagem, conhecimento e aprimoramento do relacionamento com o cliente, o que representa muitos desafios. O aperfeiçoamento dos processos referentes à este conceito, estão atrelados às fases de desenvolvimento de novos produtos – DNP, sendo que em cada fase o cliente exercerá um papel diferente: clientes como recursos; como cocriadores; e como usuários.
Assinale a resposta correta, respondendo a qual conceito o trecho ressalta?
Alternativas:
a) Processo Criador.
b) Intraempreendedorismo.
c) Processo Criativo.
d) Processo Inovador. 
4) Analise a colocação na sequência:
Em termos práticos, este conceito surgiu na Austrália na tentativa de gerar novas fontes de receita para o país. O empreendimento do governo australiano deu tão certo que acabou ganhando o apoio da ONU e chamando a atenção dos países ao redor do mundo (AMADO, 2019). A ideia deste conceito foi cunhada pelo autor inglês John Howkins ao publicar o livro The Creative Economy: how people make money from ideas, em 2001. Para o autor, o conceito paira nas atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são a base para a concepção, produção e distribuição de produtos e serviços (AMADO, 2019).
A qual conceito o trecho faz alusão?
Alternativas:
a) Economia Criativa.
b) Economia Financeira.
c) Microeconomia.
d) Economia 
5) Sobre a Inovação Tecnológica, análise com atenção:
I - Tenha em mente que nenhum dos agentes se beneficiam da inovação tecnológica – consumidores, empresas e governos –, e, por isso, há uma série de aspectos legais, fiscais e tributários de incentivo à inovação.
PORTANTO
II - Aspectos legais, fiscais e tributários de incentivo à inovação podem compor programas de inovação dentro das organizações e, quando mesclados com estratégias que podem ser pensadas e incorporadas nas próprias empresas, suportam atividades específicas de pesquisa e desenvolvimento, além de afastar riscos e incertezas do negócio em face da inovação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras. E a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando