Logo Passei Direto
Buscar

Questões 2 - HISTORIA, POLITICA, ECONOMIA E CULTURA NO SECULO XX

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A história em quadrinhos O Incrível Hulk tem como personagem um cientista que se transforma em monstro, após ser atingido por uma bomba de raios gama, denotando assim o contexto da ameaça nuclear nas artes e na cultura durante a Guerra Fria.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre as produções culturais feitas durante a Guerra Fria, assinale a afirmativa correta:
A O macarthismo foi a perseguição na cultura e na imprensa nos países comunistas contra quem seria simpático aos capitalistas.
B Histórias em quadrinhos norte-americanas de super-heróis combatiam o anticomunismo.
C As histórias de ficção sobre a guerra nuclear, espionagem e narrativas épicas de fantasia só apareceram nos países socialistas.
D Nos países capitalistas, havia artistas que apoiaram a ideologia de seus governos e também artistas que eram contrários.
E Histórias de sobrevivência pós-nuclear incentivavam os dois blocos a buscarem aprimoramentos nos programas nucleares.

As colônias africanas e asiáticas passaram pelo processo de descolonização ao longo dos 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre as independências das colônias europeias, assinale a alternativa correta:
A O pan-africanismo foi um movimento que fortaleceu ideologicamente os movimentos nacionalistas nas colônias.
B As superpotências da Guerra Fria investiram na prolongação do controle europeu sobre as colônias asiáticas.
C Após os processos de independência, as colônias passaram a se ver totalmente livres de influência das potências imperialistas e das superpotências da Guerra Fria.
D Os movimentos nacionalistas das colônias não tinham tanto apelo e não influenciaram ideologicamente os processos de independência.
E Os movimentos nacionalistas das colônias lutaram pela manutenção colonial contra a influência comunista da União Soviética.

Os governos totalitários se utilizavam de um discurso para as massas, mas agiam de maneira conflitante.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre contradições do totalitarismo de acordo com Hannah Arendt, assinale a alternativa correta:
A Não socializou os meios de produção como anunciava nas propagandas.
B A propaganda estatal era contraditória com os discursos dos governantes, por exemplo, não enaltecia o líder.
C O líder do regime era propagandeado como o único poder, mas estava sujeito à divisão dos poderes legislativo e judiciário.
D Não atendia os interesses da massa como defendia a propaganda, pois focava em alcançar seus próprios objetivos totalitários de conquista e expansão.
E A propaganda nazista defendia o racismo, contudo, as práticas do Estado nazista encerraram a discriminação racial na Alemanha.

As propagandas dos Estados Unidos e da União Soviética marcaram o período de guerra.
Sobre as diferenças ideológicas entre as propagandas do bloco socialista e do capitalista, assinale a afirmativa correta:
A No bloco socialista havia liberdade de imprensa e criativa, enquanto no bloco capitalista inibia-se completamente discursos contrários à ideologia do livre mercado.
B Tanto no bloco socialista e no bloco capitalista havia o controle de agências de censura governamental para impressão de propaganda ideológica, mas também havia espaço para criatividade, incentivada por grandes artistas.
C No bloco socialista havia liberdade de imprensa, com propagandas do governo pontuais em rádio e televisão; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa absoluta e criatividade, inclusive com a propaganda anticapitalista.
D No bloco socialista havia controle moderado e era focado em convencer as populações a aderirem ao comunismo; no bloco capitalista a liberdade de imprensa era plena, onde os governos não faziam nenhuma pressão.
E No bloco socialista havia controle sobre o que era divulgado e inibia discursos contrários; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa e criativa, embora houvesse pressão dos governos democráticos a limitar o que fosse desfavorável.

Considerando o excerto de texto sobre os desdobramentos político-econômicos causados pela Primeira Guerra Mundial.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre os desdobramentos político-econômicos causados pela Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa correta:
A Fortalecimento dos Impérios ocidentais, como o Otomano e o Russo.
B Adoção do modelo de repúblicas democráticas liberais constitucionais, predominantemente na Europa ocidental.
C Com a Revolução Russa, o socialismo foi adotado pela maior parte dos países europeus ocidentais.
D A aliança da burguesia e a aristocracia europeia promoveu o retorno do Antigo Regime sob a liderança de déspotas esclarecidos.
E A Revolução Russa efetivou o regime fascista na Rússia e influenciou o bloco dos países da Europa oriental.

O totalitarismo consiste numa nova forma de política surgida em meados do século XX.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a alternativa que apresenta uma das origens do totalitarismo europeu:
A Feudalismo, baseado na defesa da nobreza e da aristocracia como principais grupos sociais.
B Socialismo, com a extinção das classes sociais e socialização dos meios de produção.
C Imperialismo, através de transformações políticas e econômicas para dominação dos povos ditos “inferiores”.
D Estado de bem-estar social, através da intervenção do Estado como promotor social e organizador da economia.
E Despotismo esclarecido, onde o governante, amparado pelo direito divino, comanda o Estado com poderes limitados por um parlamento.

Considerando a fotografia de Mussolini e Hitler e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o nazismo e o fascismo, assinale a alternativa correta:
A Hitler e Mussolini foram líderes conhecidos por seu apelo democrático e luta contra o autoritarismo.
B Os movimentos nazifascistas se colocavam a favor da política tradicional para ganhar força.
C Tanto o fascismo quanto o nazismo defendiam a socialização dos meios de produção entre os trabalhadores.
D Hitler chegou ao poder a convite do rei, tornando-se primeiro ministro alemão.
E Diferente de Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália tinha que dividir o poder com o partido fascista, com a máquina estatal e com a sociedade civil.

A fotografia expõe o momento da captura de Gavrilo Princip, responsável pelo assassinato do arquiduque Francisco Fernando, em Saravejo, em 1914. O atentado foi, para muitos historiadores, o estopim da Primeira Guerra Mundial.
Considerando a fotografia e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX assinale a afirmativa que apresenta algumas das causas da Primeira Guerra Mundial:
A A impossibilidade dos Estados liberais em solucionar a crise colonial do século XIX colocou em xeque o sistema capitalista, desencadeando o conflito armado para a manutenção de mercados produtores de matéria-prima.
B Os tratados entre as nações e o sistema de alianças, como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, atenuaram o clima entre as nações europeias, mesmo acirrando a disputa militar nas colônias africanas e asiáticas.
C A assimetria da disputa de mercados produtores de matéria-prima acirrou a rivalidade já existente entre os países europeus e os Estados Unidos.
D A corrida armamentista, motivada pela rivalidade imperialista das nações europeias, e o acirramento das aristocracias que tentavam resguardar seu poder territorial.
E A invasão da Polônia pelo Império Alemão, o expansionismo da Áustria pela Europa central, que propiciaram a reação do Império Britânico e Russo ao declararem guerra aos inimigos.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o racismo dentro da política nazista, assinale a alternativa correta:
A A ligação da “terra” e do “sangue”, pretendida pelo nacionalismo, negava a miscigenação e imigração e foi uma ideia presente no nazismo.
B O nazismo defendia que a miscigenação seria o caminho para alançar a ideia de “raça pura”.
C A diversidade racial sem discriminação era pretendida pelo nacionalismo e propagada pelo nazismo.
D Para os nazistas o fim do racismo seria alcançado através da extinção de classes sociais e da socialização dos meios de produção.
E A miscigenação entre arianos e não-arianos era fortemente incentivada, sobretudo, casamento entre alemães e judeus.

O fragmento explica o conceito de povo, relacionando-o à nacionalidade.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o princípio da nacionalidade, assinale a alternativa correta:
A O princípio da nacionalidade é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus.
B O princípio da autodeterminação dos povos defendia a desintegração social de um povo, negando-lhe o direito de fundamentar um território soberano.
C O princípio da autodeterminação dos povos determinava que se um povo tivesse uma origem étnica em comum, deveria ser defender a legitimidade dinástica de outro reino.
D O princípio da legalidade, no contexto da Primeira Guerra Mundial, determinava que um povo que compartilhasse a mesma origem histórica poderia constituir um Estado próprio sob a tutela da ONU.
E O princípio da autodeterminação dos povos defendia que se um povo tivesse unidade linguística e histórica, poderia reivindicar o direito de emancipação e construir um território próprio e soberano.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A história em quadrinhos O Incrível Hulk tem como personagem um cientista que se transforma em monstro, após ser atingido por uma bomba de raios gama, denotando assim o contexto da ameaça nuclear nas artes e na cultura durante a Guerra Fria.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre as produções culturais feitas durante a Guerra Fria, assinale a afirmativa correta:
A O macarthismo foi a perseguição na cultura e na imprensa nos países comunistas contra quem seria simpático aos capitalistas.
B Histórias em quadrinhos norte-americanas de super-heróis combatiam o anticomunismo.
C As histórias de ficção sobre a guerra nuclear, espionagem e narrativas épicas de fantasia só apareceram nos países socialistas.
D Nos países capitalistas, havia artistas que apoiaram a ideologia de seus governos e também artistas que eram contrários.
E Histórias de sobrevivência pós-nuclear incentivavam os dois blocos a buscarem aprimoramentos nos programas nucleares.

As colônias africanas e asiáticas passaram pelo processo de descolonização ao longo dos 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre as independências das colônias europeias, assinale a alternativa correta:
A O pan-africanismo foi um movimento que fortaleceu ideologicamente os movimentos nacionalistas nas colônias.
B As superpotências da Guerra Fria investiram na prolongação do controle europeu sobre as colônias asiáticas.
C Após os processos de independência, as colônias passaram a se ver totalmente livres de influência das potências imperialistas e das superpotências da Guerra Fria.
D Os movimentos nacionalistas das colônias não tinham tanto apelo e não influenciaram ideologicamente os processos de independência.
E Os movimentos nacionalistas das colônias lutaram pela manutenção colonial contra a influência comunista da União Soviética.

Os governos totalitários se utilizavam de um discurso para as massas, mas agiam de maneira conflitante.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre contradições do totalitarismo de acordo com Hannah Arendt, assinale a alternativa correta:
A Não socializou os meios de produção como anunciava nas propagandas.
B A propaganda estatal era contraditória com os discursos dos governantes, por exemplo, não enaltecia o líder.
C O líder do regime era propagandeado como o único poder, mas estava sujeito à divisão dos poderes legislativo e judiciário.
D Não atendia os interesses da massa como defendia a propaganda, pois focava em alcançar seus próprios objetivos totalitários de conquista e expansão.
E A propaganda nazista defendia o racismo, contudo, as práticas do Estado nazista encerraram a discriminação racial na Alemanha.

As propagandas dos Estados Unidos e da União Soviética marcaram o período de guerra.
Sobre as diferenças ideológicas entre as propagandas do bloco socialista e do capitalista, assinale a afirmativa correta:
A No bloco socialista havia liberdade de imprensa e criativa, enquanto no bloco capitalista inibia-se completamente discursos contrários à ideologia do livre mercado.
B Tanto no bloco socialista e no bloco capitalista havia o controle de agências de censura governamental para impressão de propaganda ideológica, mas também havia espaço para criatividade, incentivada por grandes artistas.
C No bloco socialista havia liberdade de imprensa, com propagandas do governo pontuais em rádio e televisão; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa absoluta e criatividade, inclusive com a propaganda anticapitalista.
D No bloco socialista havia controle moderado e era focado em convencer as populações a aderirem ao comunismo; no bloco capitalista a liberdade de imprensa era plena, onde os governos não faziam nenhuma pressão.
E No bloco socialista havia controle sobre o que era divulgado e inibia discursos contrários; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa e criativa, embora houvesse pressão dos governos democráticos a limitar o que fosse desfavorável.

Considerando o excerto de texto sobre os desdobramentos político-econômicos causados pela Primeira Guerra Mundial.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre os desdobramentos político-econômicos causados pela Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa correta:
A Fortalecimento dos Impérios ocidentais, como o Otomano e o Russo.
B Adoção do modelo de repúblicas democráticas liberais constitucionais, predominantemente na Europa ocidental.
C Com a Revolução Russa, o socialismo foi adotado pela maior parte dos países europeus ocidentais.
D A aliança da burguesia e a aristocracia europeia promoveu o retorno do Antigo Regime sob a liderança de déspotas esclarecidos.
E A Revolução Russa efetivou o regime fascista na Rússia e influenciou o bloco dos países da Europa oriental.

O totalitarismo consiste numa nova forma de política surgida em meados do século XX.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, assinale a alternativa que apresenta uma das origens do totalitarismo europeu:
A Feudalismo, baseado na defesa da nobreza e da aristocracia como principais grupos sociais.
B Socialismo, com a extinção das classes sociais e socialização dos meios de produção.
C Imperialismo, através de transformações políticas e econômicas para dominação dos povos ditos “inferiores”.
D Estado de bem-estar social, através da intervenção do Estado como promotor social e organizador da economia.
E Despotismo esclarecido, onde o governante, amparado pelo direito divino, comanda o Estado com poderes limitados por um parlamento.

Considerando a fotografia de Mussolini e Hitler e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o nazismo e o fascismo, assinale a alternativa correta:
A Hitler e Mussolini foram líderes conhecidos por seu apelo democrático e luta contra o autoritarismo.
B Os movimentos nazifascistas se colocavam a favor da política tradicional para ganhar força.
C Tanto o fascismo quanto o nazismo defendiam a socialização dos meios de produção entre os trabalhadores.
D Hitler chegou ao poder a convite do rei, tornando-se primeiro ministro alemão.
E Diferente de Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália tinha que dividir o poder com o partido fascista, com a máquina estatal e com a sociedade civil.

A fotografia expõe o momento da captura de Gavrilo Princip, responsável pelo assassinato do arquiduque Francisco Fernando, em Saravejo, em 1914. O atentado foi, para muitos historiadores, o estopim da Primeira Guerra Mundial.
Considerando a fotografia e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX assinale a afirmativa que apresenta algumas das causas da Primeira Guerra Mundial:
A A impossibilidade dos Estados liberais em solucionar a crise colonial do século XIX colocou em xeque o sistema capitalista, desencadeando o conflito armado para a manutenção de mercados produtores de matéria-prima.
B Os tratados entre as nações e o sistema de alianças, como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, atenuaram o clima entre as nações europeias, mesmo acirrando a disputa militar nas colônias africanas e asiáticas.
C A assimetria da disputa de mercados produtores de matéria-prima acirrou a rivalidade já existente entre os países europeus e os Estados Unidos.
D A corrida armamentista, motivada pela rivalidade imperialista das nações europeias, e o acirramento das aristocracias que tentavam resguardar seu poder territorial.
E A invasão da Polônia pelo Império Alemão, o expansionismo da Áustria pela Europa central, que propiciaram a reação do Império Britânico e Russo ao declararem guerra aos inimigos.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o racismo dentro da política nazista, assinale a alternativa correta:
A A ligação da “terra” e do “sangue”, pretendida pelo nacionalismo, negava a miscigenação e imigração e foi uma ideia presente no nazismo.
B O nazismo defendia que a miscigenação seria o caminho para alançar a ideia de “raça pura”.
C A diversidade racial sem discriminação era pretendida pelo nacionalismo e propagada pelo nazismo.
D Para os nazistas o fim do racismo seria alcançado através da extinção de classes sociais e da socialização dos meios de produção.
E A miscigenação entre arianos e não-arianos era fortemente incentivada, sobretudo, casamento entre alemães e judeus.

O fragmento explica o conceito de povo, relacionando-o à nacionalidade.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o princípio da nacionalidade, assinale a alternativa correta:
A O princípio da nacionalidade é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus.
B O princípio da autodeterminação dos povos defendia a desintegração social de um povo, negando-lhe o direito de fundamentar um território soberano.
C O princípio da autodeterminação dos povos determinava que se um povo tivesse uma origem étnica em comum, deveria ser defender a legitimidade dinástica de outro reino.
D O princípio da legalidade, no contexto da Primeira Guerra Mundial, determinava que um povo que compartilhasse a mesma origem histórica poderia constituir um Estado próprio sob a tutela da ONU.
E O princípio da autodeterminação dos povos defendia que se um povo tivesse unidade linguística e histórica, poderia reivindicar o direito de emancipação e construir um território próprio e soberano.

Prévia do material em texto

APOL 2 - HISTÓRIA, POLÍTICA, ECONOMIA E CULTURA NO SÉCULO XX 
 
Questão 1/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Atente para a informação: 
A história em quadrinhos O Incrível Hulk tem como personagem um cientista que se transforma em monstro, após ser atingido por uma bomba de raios gama, 
denotando assim o contexto da ameaça nuclear nas artes e na cultura durante a Guerra Fria 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre as produções culturais feitas durante 
a Guerra Fria, assinale a afirmativa correta: 
 
A O macarthismo foi a perseguição na cultura e na imprensa nos países comunistas contra quem seria simpático aos capitalistas. 
 
B Histórias em quadrinhos norte-americanas de super-heróis combatiam o anticomunismo. 
 
C As histórias de ficção sobre a guerra nuclear, espionagem e narrativas épicas de fantasia só apareceram nos países socialistas. 
 
D Nos países capitalistas, havia artistas que apoiaram a ideologia de seus governos e também artistas que eram contrários. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E Histórias de sobrevivência pós-nuclear incentivavam os dois blocos a buscarem aprimoramentos nos programas nucleares. 
 
Questão 2/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere a seguinte citação: 
“O primeiro estabeleceu o imperialismo como uma forma de colonização, sendo a principal distinção entre ambos o fato de que o imperialismo não precisa 
necessariamente do controle político direto sobre os territórios explorados, enquanto a colonização é um processo em que existe sempre o controle político da 
colônia pela Metrópole.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 68. 
As colônias africanas e asiáticas passaram pelo processo de descolonização ao longo dos 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Considerando 
estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre as independências das colônias europeias, 
assinale a alternativa correta: 
 
A O pan-africanismo foi um movimento que fortaleceu ideologicamente os movimentos nacionalistas nas colônias. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B As superpotências da Guerra Fria investiram na prolongação do controle europeu sobre as colônias asiáticas. 
 
C Após os processos de independência, as colônias passaram a se ver totalmente livres de influência das potências imperialistas e das 
superpotências da Guerra Fria. 
 
D Os movimentos nacionalistas das colônias não tinham tanto apelo e não influenciaram ideologicamente os processos de independência. 
 
E Os movimentos nacionalistas das colônias lutaram pela manutenção colonial contra a influência comunista da União Soviética. 
 
Questão 3/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere a seguinte citação: 
“Em vez de dizer que o governo totalitário não tem precedentes, poderíamos dizer que ele destruiu a própria alternativa sobre a qual se baseiam, na filosofia 
política, todas as definições da essência dos governos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. p. 513. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 
Os governos totalitários se utilizavam de um discurso para as massas, mas agiam de maneira conflitante. Considerando estas informações e os conteúdos do 
livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre contradições do totalitarismo de acordo com Hannah Arendt, assinale a alternativa 
correta: 
 
A Não socializou os meios de produção como anunciava nas propagandas. 
 
B A propaganda estatal era contraditória com os discursos dos governantes, por exemplo, não enaltecia o líder. 
 
C O líder do regime era propagandeado como o único poder, mas estava sujeito à divisão dos poderes legislativo e judiciário. 
 
D Não atendia os interesses da massa como defendia a propaganda, pois focava em alcançar seus próprios objetivos totalitários de 
conquista e expansão. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E A propaganda nazista defendia o racismo, contudo, as práticas do Estado nazista encerraram a discriminação racial na Alemanha. 
 
Questão 4/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere as figuras: 
 
Após esta avaliação, caso queira ver esta imagem em seu contexto original, ela está disponível em: FLAGG, James Montgomery. Eu quero você no exército dos Estados Unidos: estação de recrutamento mais próxima. 1917. 1 litografia: color.; 101,5 cm × 74,9 cm. Biblioteca do Congresso, Estados Unidos. 
 
Após esta avaliação, caso queira ver esta imagem em seu contexto original, ela está disponível em: MOORE, Dmitri. Você é voluntário? 1920. 1 litografia: color.; 68,5 cm × 48,3 cm. Moscou. 
 
Tendo em vista as figuras e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, as propagandas dos Estados Unidos e da 
União Soviética marcaram o período de guerra. Sobre as diferenças ideológicas entre as propagandas do bloco socialista e do capitalista, assinale 
a afirmativa correta: 
 
A No bloco socialista havia liberdade de imprensa e criativa, enquanto no bloco capitalista inibia-se completamente discursos contrários à 
ideologia do livre mercado. 
 
B Tanto no bloco socialista e no bloco capitalista havia o controle de agências de censura governamental para impressão de propaganda 
ideológica, mas também havia espaço para criatividade, incentivada por grandes artistas. 
 
C No bloco socialista havia liberdade de imprensa, com propagandas do governo pontuais em rádio e televisão; no bloco capitalista havia 
liberdade de imprensa absoluta e criatividade, inclusive com a propaganda anticapitalista. 
 
D No bloco socialista havia controle moderado e era focado em convencer as populações a aderirem ao comunismo; no bloco capitalista a 
liberdade de imprensa era plena, onde os governos não faziam nenhuma pressão. 
 
E No bloco socialista havia controle sobre o que era divulgado e inibia discursos contrários; no bloco capitalista havia liberdade de imprensa 
e criativa, embora houvesse pressão dos governos democráticos a limitar o que fosse desfavorável. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 5/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Leia o excerto de texto: 
“Sem ele [o colapso econômico entre as guerras], com certeza não teria havido Hitler. Quase certamente não teria havido Roosevelt. É muito improvável que 
o sistema soviético tivesse sido encarado como um sério rival econômico e uma alternativa possível ao capitalismo mundial.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 73. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX sobre os desdobramentos político-
econômicos causados pela Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa correta: 
 
A Fortalecimento dos Impérios ocidentais, como o Otomano e o Russo. 
 
B Adoção do modelo de repúblicas democráticas liberais constitucionais, predominantemente na Europa ocidental. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Com a Revolução Russa, o socialismo foi adotado pela maior parte dos países europeus ocidentais. 
 
D A aliança da burguesia e a aristocracia europeia promoveu o retorno do Antigo Regime sob a liderança de déspotas esclarecidos. 
 
E A Revolução Russa efetivou o regime fascista na Rússia e influenciou o bloco dos países da Europa oriental. 
 
Questão 6/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere a seguinte citação: 
“[...] Os métodos de domínio total nãosão apenas mais drásticos, mas que o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que 
conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. p. 512. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 
O totalitarismo consiste numa nova forma de política surgida em meados do século XX. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, 
política, economia e sociedade no século XX, assinale a alternativa que apresenta uma das origens do totalitarismo europeu: 
 
A Feudalismo, baseado na defesa da nobreza e da aristocracia como principais grupos sociais. 
 
B Socialismo, com a extinção das classes sociais e socialização dos meios de produção. 
 
C Imperialismo, através de transformações políticas e econômicas para dominação dos povos ditos “inferiores”. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Estado de bem-estar social, através da intervenção do Estado como promotor social e organizador da economia. 
 
E Despotismo esclarecido, onde o governante, amparado pelo direito divino, comanda o Estado com poderes limitados por um parlamento. 
 
Questão 7/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere a seguinte fotografia: 
 
 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://www.liberation.fr/checknews/2018/12/22/non-mussolini-et-hitler-ne-sont-pas-arrives-au-pouvoir-grace-a-des-referendums_1699214 
Considerando a fotografia de Mussolini e Hitler e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o nazismo e o 
fascismo, assinale a alternativa correta: 
 
A Hitler e Mussolini foram líderes conhecidos por seu apelo democrático e luta contra o autoritarismo. 
 
B Os movimentos nazifascistas se colocavam a favor da política tradicional para ganhar força. 
 
C Tanto o fascismo quanto o nazismo defendiam a socialização dos meios de produção entre os trabalhadores. 
 
D Hitler chegou ao poder a convite do rei, tornando-se primeiro ministro alemão. 
 
E Diferente de Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália tinha que dividir o poder com o partido fascista, com a máquina estatal e com a 
sociedade civil. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 8/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Observe a fotografia: 
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto original, ela está disponível em: OBERAJGER, Milos. [GAVRILO Princip capturado em Sarajevo]. 1914. 1 fot.: p&b; 42,93 cm × 31,91 cm. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gavrilo_Princip_captured_in_Sarajevo_1914.jpg. Acesso em: 26 nov. 2019. 
A fotografia expõe o momento da captura de Gavrilo Princip, responsável pelo assassinato do arquiduque Francisco Fernando, em Saravejo, em 1914. O 
atentado foi, para muitos historiadores, o estopim da Primeira Guerra Mundial. Considerando a fotografia e os conteúdos do livro-base História, política, 
economia e sociedade no século XX assinale a afirmativa que apresenta algumas das causas da Primeira Guerra Mundial: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A impossibilidade dos Estados liberais em solucionar a crise colonial do século XIX colocou em xeque o sistema capitalista, 
desencadeando o conflito armado para a manutenção de mercados produtores de matéria-prima. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B Os tratados entre as nações e o sistema de alianças, como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, atenuaram o clima entre as nações 
europeias, mesmo acirrando a disputa militar nas colônias africanas e asiáticas. 
 
C A assimetria da disputa de mercados produtores de matéria-prima acirrou a rivalidade já existente entre os países europeus e os Estados 
Unidos. 
 
D A corrida armamentista, motivada pela rivalidade imperialista das nações europeias, e o acirramento das aristocracias que tentavam 
resguardar seu poder territorial. 
 
E A invasão da Polônia pelo Império Alemão, o expansionismo da Áustria pela Europa central, que propiciaram a reação do Império Britânico 
e Russo ao declararem guerra aos inimigos. 
 
Questão 9/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Considere a seguinte citação: 
“A cristandade medieval tinha alentado o mito de que judeus eram aliados do diabo, não tinham pátria e queriam dominar do mundo. Mas essa discriminação 
foi adaptada [...] deixou de ter base religiosa para assumir um caráter racial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://super.abril.com.br/historia/7-motivos-que-fizeram-os-alemaes-embarcar-na-loucura-de-hitler/ 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, economia e sociedade no século XX, sobre o racismo dentro da política 
nazista, assinale a alternativa correta: 
 
A A ligação da “terra” e do “sangue”, pretendida pelo nacionalismo, negava a miscigenação e imigração e foi uma ideia presente no 
nazismo. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B O nazismo defendia que a miscigenação seria o caminho para alançar a ideia de “raça pura”. 
 
C A diversidade racial sem discriminação era pretendida pelo nacionalismo e propagada pelo nazismo. 
 
D Para os nazistas o fim do racismo seria alcançado através daextinção de classes sociais e da socialização dos meios de produção. 
 
E A miscigenação entre arianos e não-arianos era fortemente incentivada, sobretudo, casamento entre alemães e judeus. 
 
Questão 10/10 - História, Política, Economia e Cultura no Século XX 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Povo é em geral definido, primeiro, como um conjunto de pessoas que vivem em sociedade; segundo, como um conjunto de indivíduos que integram uma 
nação específica ou têm uma origem étnica comum, como o povo judeu”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. p. 272. São Paulo: Contexto, 2009. 
O fragmento explica o conceito de povo, relacionando-o à nacionalidade. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base História, política, 
economia e sociedade no século XX, sobre o princípio da nacionalidade, assinale a alternativa correta: 
 
A O princípio da nacionalidade é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de 
Deus. 
 
B O princípio da autodeterminação dos povos defendia a desintegração social de um povo, negando-lhe o direito de fundamentar um 
território soberano. 
 
C O princípio da autodeterminação dos povos determinava que se um povo tivesse uma origem étnica em comum, deveria ser defender a 
legitimidade dinástica de outro reino. 
 
D O princípio da legalidade, no contexto da Primeira Guerra Mundial, determinava que um povo que compartilhasse a mesma origem 
histórica poderia constituir um Estado próprio sob a tutela da ONU. 
 
E O princípio da autodeterminação dos povos defendia que se um povo tivesse unidade linguística e histórica, poderia reivindicar o direito 
de emancipação e construir um território próprio e soberano. 
Você assinalou essa alternativa (E)

Mais conteúdos dessa disciplina