Buscar

Dimensões Financeiras

Prévia do material em texto

Dimensões Financeiras
	Com a promulgação da Lei 9.394 de 20 Dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, às escolas passaram a ter maior autonomia para decidir as suas questões financeiras, e os meios fornecidos pelo governo que começaram a ser revestidos para o que as escolas realmente precisavam.
	O financiamento relacionado as verbas são calculadas com base no número de alunos do ensino básico e no censo escolar do ano anterior. Um desses esquemas é o Projeto Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em que um conselho escolar e um círculo de pais e professores atuante são suficientes para que uma escola possa se cadastrar e receber financiamento do governo federal e destiná-las conforme o grupo escolar decidir, Marangon (2014). Esses recursos podem ser usados para obter materiais, para manutenção da escola, para educação continuada de professores e funcionários e muito mais. Além dos recursos do disponibilizados pelo governo federal, as partes financeiras escolares podem solicitar outros recursos, mas é importante ressaltar que quem faz esse trabalho dentro das instituições de ensino tenha conhecimento das leis vigentes e as habilidades necessárias para encaminhar o pedido e incluir esses recursos para a escola.
	O trabalho do responsável pelas finanças da escola deve ser totalmente coordenado com a equipe de gestão da escola, pois é o diretor quem é responsável pela gestão dos recursos financeiros, em articulação com a Caixa Escolar, o conselho escolar, o círculo de pais e professores, composta por membros da comunidade escolar.
	Lück (2009, p.114), defende que o papel do diretor é atender às necessidades administrativas e financeiras da escola "de acordo com os princípios da gestão racional, em apoio a uma perspectiva e visão que promova o ensino de qualidade, e motive aprendizagem do aluno”, mas sem deixar de lado a questão do ensino, que é tão importante quanto às demais.
	No entanto, as dimensões financeiras, assim como as dimensões administrativa e pedagógica, estão fundamentadas na relação da gestão com as demais secretarias e setores, sugerindo que o conceito de gestão democrática participativa precisa ser plenamente compreendido pelos envolvidos no processo, Marangon (2014).

Continue navegando