Buscar

PROVA GERENCIAMENTO EM SAÚDE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA AV1 – ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTE EM SAÚDE PÚBLICA
1. Considerando o conceito apresentado sobre saúde pública, é possível afirmar que a referida: (1,0 ponto)
a) É sinônimo exclusivo de atuação estatal na área da saúde. 
b) É uma prática social interdisciplinar.
c) Abarca tudo o que o Estado pode fazer em matéria de saúde.
d) É exclusivamente uma disciplina acadêmica.
2. A dinâmica das mudanças a serem promovidas pelo profissional da saúde é mais um ponto de divergência entre os conceitos de saúde pública e saúde coletiva. Na saúde pública, as mudanças são localizadas e graduais, de acordo com as possibilidades do Estado. Já na saúde coletiva, as mudanças devem ser resultantes de esforços e vontades entre Estado e sociedade.
A partir desta afirmação, é correto afirmar: (1,0 ponto)
a) A saúde coletiva problematiza a relação profissional-usuário trazendo para a discussão as possibilidades do usuário em aplicar o projeto terapêutico.
b) A saúde pública é baseada em discussões sobre as formas de atenção à saúde problematizando a relação profissional-usuário.
c) A saúde pública traz para a discussão de atenção à saúde a perspectiva do processo de trabalho das equipes.
d) A saúde pública é um campo de prática na qual a saúde coletiva traz discussões objetivando melhorias da relação profissional-paciente.
3. Sobre órgãos reguladores ou agências reguladoras, marque a alternativa correta sobre suas definições e papeis: (1,0 ponto)
a) São órgãos governamentais, com autonomia, que têm a função de regulamentar, fiscalizar e controlar os produtos e serviços de interesse e domínio público.
b) Os órgãos são responsáveis por solucionar casos individuais e de cunho pessoal, ou seja, cada pessoa que tem um problema relacionado ao serviço que o órgão regulamenta, deve procurá-lo.
c) São locais onde são criadas as leis e regulamentos dos serviços de saúde.
d) Órgãos privados que fiscalizam os produtos e serviços, bem como ditam as regras de como os prestadores devem conduzir a produção.
4. Quais são os Objetos de trabalho da saúde pública e da saúde coletiva? (1,0 ponto)
5. Com qual objetivo foram criadas as Agências Reguladoras? (1,0 ponto)
6. O que é Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e qual sua função? (1,0 ponto)
7. Do que se trata o Programa 5S na gestão e qualidade em enfermagem? (2,0 pontos)
8. Um bom indicador, para se tornar aplicável, precisa ter 6 características, quais são? (2,0 pontos)
Respostas
1. B 
2. A
3. A
4. A saúde pública toma como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos. A concepção da saúde pública é a ausência de doenças. A saúde coletiva, por sua vez, toma como objeto as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições necessárias não só para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida e permitir o exercício da liberdade humana na busca da felicidade. 
5. As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. Além de controlar a qualidade na prestação do serviço, estabelecem regras para o setor.
6. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi criada em 1999, tendo total independência administrativa e autonomia financeira, sendo vinculada ao Ministério da Saúde. A Anvisa também controla portos, aeroportos e fronteiras e trata de assuntos internacionais a respeito da vigilância sanitária. Além disso, Protege a saúde da população ao realizar o controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços que devem passar por vigilância sanitária, fiscalizando, inclusive, os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionados a esses produtos e serviços. 
7. O programa 5S é uma ferramenta que auxilia nas condições necessárias para a implantação de projetos de melhoria contínua na enfermagem. Se trata de um programa que visa promover a alteração do comportamento das pessoas por intermédio da reorganização da instituição. A denominação 5S vem das iniciais de cinco palavras de origem japonesa, as quais foram adaptadas para a língua portuguesa na forma de cinco sensos:
· Seiri — senso de utilização no qual se separa o útil do inútil e o utilizado do não utilizado e se elimina o desnecessário.
· Seiton — senso de arrumação. Ele identifica e organiza todos os materiais utilizados na assistência, por exemplo, para que qualquer pessoa possa localizá-los de maneira fácil e rápida.
· Seiso — senso de limpeza. É responsável por manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
· Seiketsu — senso de saúde e higiene. Com esse senso, mantém-se um ambiente de trabalho favorável à saúde e higiene.
· Shitsuke — senso de autodisciplina. Nesse senso, é necessário fazer essas atitudes se tornarem uma metodologia, um hábito a ser seguido diariamente no processo de trabalho.
8. São elas:
1. simplicidade — os indicadores devem ser fáceis de utilizar e compreensíveis aos responsáveis pela mensuração e também aos usuários;
2. rastreabilidade — os dados precisam ser identificados para que seu registro e sua manutenção sejam possíveis, de modo que isto permita a montagem de séries históricas para comparação;
3. acessibilidade — devem ser fáceis de acessar e de coletar;
4. baixo custo — utilizam-se os recursos disponíveis ou, se necessário, custos menores, ou seja, esse valor deve ser inferior ao benefício que pode proporcionar;
5. estabilidade — a permanência de rotinas precisa permitir a montagem de comparações em prazos mais longos;
6. abordagem experimental — todo indicador deve ser testado na prática antes de sua implantação em larga escala.

Continue navegando