Buscar

AVALIAÇÃO II- Ciência Políticia Uniasselvi

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II- CIÊNCIA POLÍTICA UNIASSELVI
1) No universo do conhecimento acadêmico em geral, e principalmente nas Humanidades, a concepção que temos de ciência é quase universal. É quase porque existem pequenas e importantes distinções e, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos confundir o que é uma abordagem científica de uma abordagem parcialmente subjetiva, em que as impressões do pesquisador podem comprometer a melhor objetividade científica. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A rigor, um cientista político é essencialmente um agente político. 
( ) Ser cientista político equivale a ser um ideólogo da política. 
( ) A imparcialidade é pressuposto básico na Ciência Política.
 ( ) O compromisso prioritário da Ciência Política é moral, indicando os caminhos a seguir. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - F.
2) O exercício do poder se manifesta de várias maneiras na ordem política e na Sociedade em geral. Não obstante, na ordem política institucional do Estado, a cientista política italiana, Donatella Della Porta, indica três formas em seu excelente livro de "Introdução à Ciência Política". São as formas mais frequentes que podemos identificar com palavras diferentes, mas com o mesmo significado. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Poderes empático, simpático e apático.
II- Poder pela força, pela economia e pelas ideias. 
III- Poder ideológico, econômico e militar. 
IV- Poder espiritual, psicológico e natural. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
3) Pesquisar exige método e as ciências em geral são constituídas de método e derivações do método científico. Existem os métodos teóricos, em grande volume, e existem os métodos de procedimento, que, assim tratados no plural, representam algumas derivações. Uma dessas derivações metodológicas é o método empírico. A respeito dele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O método empírico parte da dedução sobre algo, a partir do que se analisa e conclui sobre o objeto. 
( ) O método empírico é o equivalente do método lógico-dedutivo. 
( ) O método empírico é sinônimo de verificação experimental do objeto de investigação. 
( ) O método empírico implica em pesquisa de campo, através de pesquisas de opinião, por exemplo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A
F - V - V - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - F - V.
4) Toda ciência tem seus formuladores, isto é, pensadores que dedicaram esforços originais no sentido de pensar um campo específico do conhecimento e de justificar a sua utilidade para a promoção do conhecimento rigoroso e relativamente específico. A emergência da Ciência Política deve-se a alguns desses pensadores, pela originalidade em dar forma a um novo campo do conhecimento, com método, e pelo rigor em defini-lo como um campo diferente de outros, com objetos específicos. Com base nos autores e suas correspondentes obras ligadas à constituição da Ciência Política, analise as sentenças a seguir: 
I- Max Weber, em Ciência e Política: duas vocações. 
II- Norberto Bobbio, em Dicionário de Política. 
III- Jean Jacques Rousseau, em A República de Platão. 
IV- Nicolau Machiavel, em O Príncipe. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
5) As ciências em geral são constituídas de conceitos e ideias-força que ajudam muito a sintetizar um conjunto de características e impressões da realidade, um modo de ver as coisas, de advertir para os caminhos lógicos e metodológicos mais adequados, a fim de que os objetivos em buscar a melhor compreensão sejam alcançados. Na Ciência Política, há várias expressões desse gênero, ou seja, conceitos e ideias que expressam com exatidão o que precisa ser entendido e feito do ponto de vista metodológico. Com base nas ideias sugeridas ao bom desempenho investigativo na Ciência Política, assinale a alternativa CORRETA:
A
Subjetividade: as conclusões devem considerar nossas impressões valorativas, morais, espirituais e nossos ideais, a fim de alcançar a melhor resposta.
B
Desencantamento do mundo: corresponde à ideia de que o conhecimento, assim como o destino dos homens, depende do esforço humano, sem qualquer recorrência a forças extra-humanas.
C
Engajamento: corresponde à postura de compromisso político com a boa causa, fazendo com que a investigação do fenômeno político encontre a melhor.
D
Valoração: corresponde à postura ao mesmo tempo ética e científica que determina que os juízos de valor e o caráter normativo são as principais ferramentas às conclusões lógicas.
6) A ciência política estuda a política, abrange a estrutura e os processos de governo ou sistemas equivalentes de organização humana que asseguram segurança, direitos civis, entre outros. A ciência política compreende diferentes campos, relacionados à teoria e à filosofia política, ao sistema político, à ideologia, à análise de políticas públicas, às relações internacionais, entre outros. No estudo desta ciência, destacamos a visão de vários pensadores. Na visão do pensador Max Weber, assinale a alternativa CORRETA:
A
Entende que a desigualdade social se reflete na desigualdade de poder e afirma que tal situação é natural e necessária.
B
Se interessa pelas concepções antiliberais das teorias políticas e as defende em favor da ordem política centralizada.
C
Propõe que a Ciência Política seja tratada de forma científica, distante das paixões políticas.
D
A Ciência Política estuda as classes sociais, bem como a produção, apontando as injustiças e sugerindo as melhores ideologias para superá-las.
7) Quando os primeiros pensadores sociais começaram a se dedicar com mais afinco aos objetos de investigação que passariam a compor, progressivamente, o campo cognitivo da Ciência Política, esse interesse analítico seguiu certos caminhos e foi aberto por alguns autores, em alguns países. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os movimentos sociais e as lutas revolucionárias foram o foco dos fundadores da Ciência Política contemporânea.
( ) A administração pública e as instituições (leis, regras e normas) foram o foco dos fundadores da Ciência Política contemporânea.
( ) Na Inglaterra e na França, respectivamente, os pioneiros foram Gaetano Mosca e Atílio Brunialti e Lorenz Von Stein e Ludwig Gumplovicz. 
( ) Na Itália, os principais nomes foram John Locke, Thomas Hobbes e Imanuel Kant. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
F - V - F - V.
8) O surgimento da Ciência Política, como de resto a maioria das outras ciências, teve origem no continente europeu e, como ciência contemporânea, surgiu no século XIX. No século XX, não obstante, seu desenvolvimento na América do Norte foi notável e relativamente distinto das origens europeias dessa ciência. E a distinção fundamentalmente se originou pelo tipo de abordagem. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A abordagem europeia tradicional era bastante normativa, enquanto a norte-americana se distinguiu pelas pesquisas empíricas. 
( ) A principal referência da Ciência Política europeia no século XIX foi a Escola de Frankfurt. 
( ) A interdisciplinaridade entre Economia e Política e o foco nos comportamentos dos agentes, ao invés da essência das instituições, foi o que interessou a Ciência Política norte-americana. 
( ) A principal referência da Ciência Política estadunidense, no início, foi a Escola de Chicago. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V- F - F - V.
9) A Ciência Política pode ser definida com o apoio de diversas concepções. Entre as definições mais utilizadas estão as que se referem à Ciência Política como Ciência do Poder e Ciência do Estado. No entanto, essas definições apontam para extremos: como ciência do poder o objeto de estudo se torna muito amplo e como ciência do Estado as análises se tornam restritas. Com base nesse objeto de estudo da Ciência Política, analise as sentenças a seguir: 
I- O poder político como objeto de estudo não se restringe ao Estado, considerando também as formas de poder político fora dele. 
II- O poder como capacidade de induzir os outros a agirem de determinada maneira. 
III- O Estado é o objeto de estudo central da Ciência Política, porque permite analisar as representações de poder nas diferentes sociedades. 
IV- O poder não pode ser manifestado pelos fatores econômico e ideológico. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
10) A Ciência Política é um campo específico do conhecimento das Humanidades. Embora os historiadores e cientistas sociais em geral reconheçam seus indícios teóricos há séculos atrás, trata-se de uma ciência contemporânea e com objetos de investigação que são, contudo, prioritários a ela. Afinal, toda ciência tem seus objetos específicos, isto é, aqueles fenômenos e temas que justificam a própria existência de cada ciência. Com base nos objetos prioritários da Ciência Política, assinale a alternativa CORRETA:
A
Partidos políticos, questões de gênero, costumes e instituições.
B
Poder, Estado, relações entre os poderes, leis e partidos políticos.
C
Poder, legislativos, judiciários, relações indivíduo-sociedade e relações étnicas.
D
Instituições informais, eleições, diversidade étnica, Estado e legislativos.

Continue navegando