Buscar

Apol 9 morfologia e classes gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a afirmação que segue: 
“Existem vários tipos de morfemas na língua portuguesa, e um deles é a desinência. Este morfema é responsável por designar algumas características na palavra, e quando é adicionado a ela, ao contrário do afixo, não forma uma nova palavra, mas apenas faz a flexão da palavra de origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/desinencias-verbais-e-nominais/. Acesso em 12 ago. 2016. 
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por morfemas de desinência pelo processo de flexão:
Nota: 10.0
	A	
vela - velejador - velório
	B	
menino - menina - crianças
	C	
feliz - infeliz - infelizmente
	D	
corre - correm - correram
Você acertou!
É correto afirmar que “corre” recebe desinência de 3ª pessoa do singular e presente do modo indicativo (ele corre); “correm” de 3ª pessoa do plural e presente modo indicativo (eles correm); “correram” de 3ª pessoa do plural e pretérito perfeito modo indicativo (eles correram). As demais opções tratam de substantivos que recebem apenas desinência de gênero e número. Como se pode constatar na rota 1 de aprendizagem: “Desinências verbais: São morfemas que indicam a flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) em verbos” (rota 1 de aprendizagem, p. 34).
	E	
humano - humana - humanidade
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Na verdade, em todas as abordagens do fenômeno de formação de palavras, os processos que podemos utilizar para formar novas palavras são sempre descritos através das classes gramaticais, o que implicitamente sugere que usamos afixos com a principal finalidade de formar uma palavra de uma classe a partir de uma palavra de outra classe”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASILIO, M. Teoria lexical. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989. p. 6. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras, uma teoria de classes de palavras que considere o modo como o falante pode dispor das palavras segundo suas intenções deve explicar:
Nota: 10.0
	A	As palavras propriamente ditas.
	B	Como o sujeito aprende essas palavras.
	C	As dinâmicas pelas quais as palavras podem ser empregadas na sentença.
Você acertou!
“Mais do que classes, torna-se necessária uma teoria sobre o modo como o sujeito da comunicação pode dispor das palavras segundo suas intenções a cada contexto de enunciação. Essa teoria, portanto, deve definir procedimentos, princípios de classificação e de sua avaliação, os quais possam explicar, não as palavras propriamente ditas, mas sim as dinâmicas pelas quais as palavras podem ser empregadas na sentença” (livro-base, p. 27).
	D	Como o locutor interpreta essas palavras.
	E	A ortografia das palavras.
 
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte definição: 
“Substantivos são as palavras que designam os serem em geral, reais ou imaginários. Do ponto de vista formal, os substantivos admitem flexão de gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo) e podem ser precedidos por artigos ou pronomes adjetivos, com eles formando um sintagma nominal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 172. 
De acordo com a afirmação dada e os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras 
sobre os traços básicos de cada palavra, assinale a opção que representa a classe [+N]:
Nota: 10.0
	A	
Comer uma maçã.
	B	
Maria feliz.
	C	Casa.
Você acertou!
"Casa" é a alternativa correta, pois casa é substantivo, a principal classe de traço [+N], pois “[+N] equivale exclusivamente aos termos que possam designar núcleo do operando da predicação; todos os termos que especifiquem propriedades determinativas ou qualitativas não são cobertos por esses traços, mas sim pelo traço [+A]” (livro-base, p. 98).
	D	
Viajar para Paris.
	E	
Somente hoje.
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte citação: 
“Estamos lidando, pois, não apenas com um grande número de palavras, mas também com um número maior de afirmações que valem para todas ela. Como se vê, em tais casos, o estabelecimento de classes se torna imperativo. Só assim fica possível fazer afirmações relativamente simples”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 308. 
De acordo com os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras, a dificuldade na classificação do particípio e de outras palavras que parecem transitar entre diferentes classes revela que:
Nota: 10.0
	A	A atual teoria de classes de palavras consegue explicar perfeitamente esses casos.
	B	
Uma nova teoria com mais classes de palavras do que já contém a atual deve ser desenvolvida.
	C	A atual teoria de classes de palavras, apesar de não conseguir distinguir certas funções da mesma palavra, é suficiente como base para futuros estudos.
	D	
Uma nova teoria de classes de palavras deve rever os princípios empregados para conceber cada classe, refletindo a funcionalidade lógica da sentença.
Você acertou!
“O problema das palavras que, como os particípios e os nominais, participam de propriedades de mais uma classe gramatical assinala a necessidade de que se revejam os princípios empregados para conceber classes de palavras nas gramáticas modernas […]. Em face disso, seria possível desenvolver o potencial descritivo das classes gramaticais contemporâneas, incrementando seu componente nocional de modo que as classes pudessem melhor refletir a funcionalidade lógica da sentença” (livro-base, p. 54,55).
	E	Não há necessidade de uma nova teoria de classes de palavras.
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Faz-se derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Essa operação sempre produz uma alteração no sentido do radical. […] Faz-se derivação sufixal acrescentando um sufixo à palavra primitiva. Como na derivação prefixal, o acréscimo de um sufixo sempre produz alguma alteração de sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 275.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta todas as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal.
Nota: 10.0
	A	infeliz - ilícito - impossível
	B	papelada - infeliz - treinador
	C	
atemporal - desfazer - reaver
	D	
responder - reativar - retocar
	E	
casarão - amável - felizmente
Você acertou!
A alternativa correta é a e), pois apresenta apenas palavras formadas por sufixação: casa+r+ão; amar+ável; feliz+mente. Nas demais alternativas, há diversas palavras formadas por prefixação. Como afirma a rota 5 de Aprendizagem: “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical” (rota 5 de aprendizagem, p. 14).
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para as seguintes definições: 
“Preposição é a palavra que precede um sintagma nominal formando o conjunto em um sintagma adjetival ou um sintagma adverbial. São exemplos: a, até, com, de etc. […]. Conjunção é a palavra que precede uma oração, formando o conjunto em um sintagma adverbial ou um sintagma nominal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 334. 
Considerando
os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, a preposição e a conjunção são:
Nota: 10.0
	A	
classes relacionadas unicamente ao nome.
	B	
classes relacionadas exclusivamente à predicação.
	C	
classes de valor gramatical.
Você acertou!
Na relação apresentada pelo autor, “os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio; classes de valor gramatical: preposição, conjunção” (livro-base, p. 56).
	D	
classes relacionadas às circunstâncias.
	E	
classes de modificadores de predicados.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a definição abaixo:
“Advérbios modificadores são advérbios que afetam o significado do elemento sobre o qual incidem, fazendo uma predicação sobre as propriedades desses elementos, isto é, modificando-os. Essa é a noção que está por traz da definição tradicional de advérbio como modificador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVES, N. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000. p. 236.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, a classe de advérbios refere-se:
Nota: 10.0
	A	
ao nome
	B	
à predicação
	C	
ao verbo
	D	
aos modificadores de predicadores
Você acertou!
Na visão das gramáticas normativas, “os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio” (livro-base, p. 56).
	E	
ao valor gramatical
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
Podemos afirmar que algumas palavras parecem transitar entre classes, podendo ser utilizadas em diferentes funções dependendo do contexto, como demonstram as sentenças abaixo:
(i).  A mulher bonita abriu a porta.
(ii). A recepcionista mulher abriu a porta.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Observando as sentenças dadas e considerando os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre termos que transitam em diferentes classes de palavras, considere as seguintes afirmativas:
I. A palavra “mulher” exerce a função de adjetivo nas duas sentenças.
II. A palavra “mulher” na sentença (ii) exerce a função de adjetivo.
III. A palavra “mulher” na sentença (i) exerce a função de substantivo.
IV. A posição da palavra na sentença não interfere na sua classificação como “substantivo” ou “adjetivo”.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	I, II e III
	B	
II, III e IV
	C	
II e III
Você acertou!
As sentenças são similares às sentenças utilizadas como exemplo na página 35 do livro-base: “O menino carteiro chegou” e “O carteiro menino chegou”. Com base na análise apresentada, menino e carteiro, dependendo da sua posição na sentença, podem, aparentemente, funcionar tanto como substantivos quanto como adjetivos. No caso das sentenças em questão, em (i), A mulher bonita abriu a porta, mulher exerce a função de substantivo, já, no caso da sentença (ii), A recepcionista mulher abriu a porta, a palavra mulher exerce a função de adjetivo (livro-base p. 34,35).
	D	
I e IV
	E	
II e IV
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Existem, na língua, alguns termos cuja função é criar vínculos entre orações diferentes, estabelecendo, entre elas, relações de sentido específico. […] Conjunções são palavras invariáveis que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 258.
De acordo com os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre a classificação das conjunções, na sentença “Se a Maria chegar, me avise”, é correto afirmar que “se” trata-se de:
Nota: 10.0
	A	
uma conjunção coordenativa causal.
	B	uma conjunção subordinativa condicional.
Você acertou!
Trata-se de uma conjunção subordinativa condicional, pois torna a segunda sentença “a Maria chegar” subordinada de forma condicional à primeira “me avise”. Como demonstra o quadro comparativo da rota 4 de aprendizagem: “condicionais: indica uma condição necessária para que o fato principal ocorra: se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que etc.” (rota 4 de aprendizagem, p. 36).
	C	
uma conjunção subordinativa final.
	D	
uma conjunção coordenativa adversativa.
	E	uma conjunção coordenativa condicional.
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Originada de uma expressão nominal de tratamento (Vossa Mercê) que leva o verbo para a terceira pessoa do singular, a forma você manteve algumas propriedades mórficas que acarretaram o rearranjo no sistema. Persiste a especificação original de 3a pessoa, embora a interpretação semântico-discursiva passe a ser de 2a pessoa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, C. R. S. Pronomes pessoais. In: BRANDÃO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues (Org.). Ensino de gramática: Descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 104.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 4 de aprendizagem sobre a classe dos pronomes, assinale a sentença abaixo que possui um pronome de tratamento:
Nota: 10.0
	A	
Ela vem hoje?
	B	
Vossa Alteza já se pronunciou sobre o assunto.
Você acertou!
Vossa Alteza é um pronome e tratamento. “Como o próprio nome diz, os pronomes de tratamento são aqueles que usamos para nos dirigir ou nos referir a alguém” (rota 4 de aprendizagem, p. 16).
	C	
Ele decidiu me visitar.
	D	
Nós vimos uma menina com seu cachorro na esquina de casa.
	E	
Sua mãe precisa de alguma ajuda?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando