Buscar

educ ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho retirado do artigo ‘’Colapso das abelhas: Possíveis causas e consequências do seu desaparecimento na natureza’’
As abelhas desempenham diversas funções de extrema importância que contribuem para o funcionamento do nosso planeta. Dentre todos os benefícios que elas oferecem, podemos considerar como primordial o seu papel como polinizadoras dos ambientes naturais e de culturas agrícolas. Além disso, também somos beneficiados com os produtos diretos da apicultura, como o mel, cera, própolis, geleia real e apitoxina. (CAIRES e BARCELOS, 2017).
Conforme visto nas aulas, a ecologia contribuiu enormemente para que as relações entre os seres vivos e o ambiente fossem compreendidas. Nesse âmbito, o estudo com abelhas trouxe informações de que elas são, em grande parte, responsáveis pela polinização das plantas, isto é, pela continuidade de vida delas. Atualmente sabe-se que algumas abelhas correm o risco de extinção.
Diante do exposto, você deverá primeiramente ler o artigo: Colapso das abelhas: Possíveis causas e consequências do seu desaparecimento na natureza (disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/APB/article/view/5294/6246. 
Após a leitura, deverá elaborar uma breve apresentação VIA POWER POINT, com um breve resumo do conteúdo lido, respondendo às seguintes perguntas:
O que ocorreria se as abelhas deixassem de existir?
O maior problema no declínio populacional das abelhas é a falta de polinização, que é essencial para a produção de mel, própolis, geleia real, cera. E na nossa alimentação, na produção de frutas e produtos agrícolas, o desiquilíbrio da polinização pode acarretar problemas no ecossistema, biodiversidade a fauna e a flora são prejudicados, inclusive a produção de oxigênio. 
Quais as possíveis causas do seu desaparecimento?
As causas para o desaparecimento das abelhas são variadas, tais como: doenças, parasitismo, desnutrição, pesticidas, fatores antrópicos, mudanças climáticas e deficiências da rainha devido à baixa variabilidade genética. As doenças mais comuns que afetam as abelhas são os ácaros, bactérias, fungos, vírus e protozoários. 
Há ainda os fatores ambientais que podem acarretar em doenças influenciando direta ou indiretamente o desenvolvimento de patógenos, como: flora distante, escassez de alimentos, condições abióticas extremas e água de baixa qualidade.
Ressaltando que a aplicação de pesticidas nas lavouras que contaminam as abelhas operárias e levam para a colmeia. Essa contaminação pode afetar o comportamento das abelhas o desenvolvimento e o sistema imunológico, contaminar o mel, causar mutação gênica e morte dos indivíduos. As monoculturas causam deficiência de nutrientes essenciais, o que tem contribuído para o declínio dos polinizadores. Além disso o manejo inadequado, limitação de agua, sol muito forte, falta de suplementação alimentar, ataque de inimigos naturais e falta de substituição da rainha, desmatamento, queimadas, podem causar a morte de toda a colônia e mudança climática. 
Quais as consequências deste desaparecimento?
Dada a importância das abelhas na natureza para manutenção dos ecossistemas, pois são responsáveis pela manutenção de vegetais e animais, haveria um desiquilíbrio em todo ecossistema, prejudicando a fauna e a flora, produção de alimentos e extinção de muitas espécies. 
REFERÊNCIAS
BARCELOS, Denise. CAIRES, Stéphanie Castro. Colapso das abelhas: Possíveis causas e consequências do seu desaparecimento na natureza. Artigo de revisão. 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/APB/article/view/5294/6246. Acesso em: 18 de setembro de 2023.

Continue navegando