Buscar

Geotecnia Ambiental-provafinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geotecnia Ambiental
São funções dos geossintéticos, exceto: Resposta correta: Junção.
 
Quais são os dois principais aquíferos presentes no Brasil? Resposta correta: Alter do Chão e Guarani.
O projeto de um aterro sanitário deve ser executado para controlar a emissão de contaminantes de forma a reduzir a poluição de águas superficiais e subterrâneas e minimizar, ao máximo, possíveis impactos ambientais. Para isso, é essencial que alguns critérios de projetos sejam adotados e bem projetados como:      Resposta correta: Todas as alternativas anteriores.
 “São tubos poliméricos perfurados ou não usados para drenagem de líquidos ou gases (incluindo coleta de chorume ou gases em aplicações de aterros sanitários). Em alguns casos, o tubo perfurado é envolvido por um filtro geotêxtil.”. O trecho acima descreve o geossintético:
 Resposta correta: Geotubos.
Abaixo estão listados os benefícios do uso da bioengenharia na recuperação das áreas degradadas, exceto: Resposta correta: Redução da fauna endopedônica.
Sobre a fase que sucede o processo de degradação do ambiente, assinale a alternativa correta: Resposta correta: Após a degradação do ambiente, promove-se a recuperação da área atingida. Nesse processo de recuperação são trabalhadas ações que reproduzem as condições ambientais de modo mais semelhante possível às condições anteriores à intervenção que ocasionou a degradação.
 “Toda a matéria que foi decomposta gera líquidos com pH inferior a 5 e altos valores de DBO – consumo de oxigênio por micro-organismos presentes no metabolismo e Demanda Química de Oxigênio - DQO. Por isso, essa fase também é denominada de anaeróbica ácida e seu processo leva de um a seis meses de duração. Aqui, entre 15% e 20% da matéria sólida é degradada e há o aumento de produção de CO2.”. 
O trecho acima trata da biodegradação na fase: Resposta correta: Anaeróbica
Os resíduos podem ser classificados em: Resposta correta: Resíduos Classe I e Classe II, dividida em Classe IIA e Classe IIB
Os movimentos de massa possuem as características abaixo, exceto: Resposta correta: se tornam presentes com declividades de encostas até 20° graus.
Como métodos para melhorar o diagnóstico da área degradada, estão corretas as alternativas, exceto: Resposta correta: ausência de matacões.

Outros materiais