Buscar

MONITORAMENTO GEOTÉCNICO E OPERACIONAL REFERENTES AOS RECALQUES SUPERFICIAIS

Prévia do material em texto

Disciplina: DRENAGEM
Curso: Engenharia Ambiental – N
 MONITORAMENTO GEOTÉCNICO E OPERACIONAL REFERENTES AOS RECALQUES SUPERFICIAIS.
 
 
 
São Luís – MA
INTRODUÇÃO 
Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Este espaço é composto por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e com origem nos resíduos gerados no esgoto. O aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis. Uma das preocupações na operação de um aterro é a estabilidade dos taludes e camadas, para garantir a segurança da operação é necessário não somente a boa execução das tarefas de compactação e cobertura, mas o monitoramento regular do comportamento do maciço. O programa de monitoramento geotécnico e operacional de recalques de maciço de resíduos sólidos urbanos reflete no acompanhamento de possíveis movimentos associados ao empilhamento de resíduos e suas consequências para área onde foram destinados os resíduos. Neste sentido, estudos geotécnicos são de extrema relevância para caracterizar e monitorar os recalques observados no empreendimento, sobretudo terrenos com topografia marcantes.
RELEVO 
A avaliação do relevo da área do projeto levou em consideração: o limite do terreno, as áreas das células e as curvas topográficas do terreno. Com o auxílio do software ArcMap 10.5 foram gerados: modelo digital de elevação e a avaliação de declividade, em graus, do terreno. O modelo digital de elevação apresentou baixa variação topográfica, com diferença de cota de 18m (466 – 484m). A área apresenta cota mais elevadas nos extremos nordeste e sudeste, que vão rebaixando em direção a porção central da área e em direção ao extremo oeste (Figura 4). O relevo é escupido pela diferença de material superficial e pelos processos de erosão físico-químicos naturais. A avaliação da declividade em graus do relevo revela um terreno com baixas declividades, principalmente entre 0-10° nas áreas das células, e nas bordas do terreno com declividades alcançando 11-25°. A geologia da área do projeto, a pequena diferença topográfica e o pequeno gradiente de declividade fazem com que a área possua uma menor instabilidade geotécnica do substrato.
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO 
Uma das preocupações na operação de um aterro é a estabilidade dos taludes e camadas, para garantir a segurança da operação é necessário não somente a boa execução das tarefas de compactação e cobertura, mas o monitoramento regular do comportamento do maciço. 
Marcos Superficiais (placas de recalque) 
Os aterros de resíduos sólidos sofrem grandes recalques, podendo chegar à ordem de 30% da altura inicial (SOWERS, 1973). No entanto, recalques totais na ordem de 25% a 50% da altura inicial são também citados por Wall e Zeis (1995). Com isto, o seu volume diminui e sua capacidade de armazenamento aumenta, estando aí uma das principais razões de se quantificar os recalques, o tempo em que este ocorrerá e sua velocidade, não apenas para aproveitar sua real capacidade de armazenamento, bem como, para se poder fazer “previsões” na etapa de projeto. Segundo Green e Jamnejad (1997), a heterogeneidade do material que constitui um aterro de resíduos sólidos e o fato de que uma parcela significativa dos seus recalques serem decorrentes de processos físico-químicos e biológicos, são fatores que acarretam recalques diferenciais de grande magnitude. A importância da previsão dos recalques diferenciais reside em fatos operacionais, como danificação dos sistemas de drenagem de gases e líquidos no interior do aterro.
CONCLUSÕES 
O monitoramento de recalques em aterros sanitários é complexo, dinâmico, extenso e envolve diversos profissionais de campos de atuação destintos. A execução de um programa de monitoramento de recalque é possível assegurar possíveis medidas corretivas. Dentro do contexto do controle operacional e disposição final dos resíduos o programa de monitoramento sustenta o controle de estabilidade dos aterros. O monitoramento geotécnico aqui abordado propõe a instalação de equipamentos de monitoramento, inspeções de campo, coleta de informações técnicas, confecções de relatórios e realização de recomendações quando necessários. O programa prevê a confecção de 3 marcos base que servirão como pontos fixos georreferenciados com precisão milimétrica para utilização nas medições topográficas, 25 marcos superficiais, realização de sondagem de investigação geotécnica e instalação de 5 piezômetros de monitoramento. Todas as informações observadas em campo, pelos gestores do projeto deverão ser apresentas aos profissionais ou empresa contratada para o monitoramento, para que todas as informações possam ser avaliadas e permitam um melhor diagnóstico da avaliação de recalque das células
image1.png

Continue navegando