Buscar

CRIMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: DGT0449 - CRIMINOLOGIA
	Período: 2022.4 EAD (GT)
	Aluno: MIZAEL SIQUEIRA DE CASTRO
	Matr.: 202208121081
	Prof.: GEORGE WILTON TOLEDO 
	Turma: 9001
		
	Lupa
	
	
		VERIFICAR E ENCAMINHAR
		Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. Para questões de múltipla escolha, marque a única opção correta.
 
Valor da prova: 10 pontos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		1.
		Conforme as aulas ministradas sobre a evolução histórica dos meio punitivos, analisando as alternativas abaixo, marque a opção FALSA: (Ref.: 202208273065)
	
	
	
	
	A pena privativa de liberdade e as penas restritivas de direito eram características de toda a Idade Média
	
	
	Nos séculos XVI e XVII com o baixo crescimento demográfico, em decorrência das guerras e doenças, mudou-se a forma de punir para se aproveitar a mão de obra dos condenados, substituindo a pena de morte pela de trabalhos forçados
	
	
	Nas sociedades primitivas a solução dos conflitos ocorria através da vingança que poderia ser pública ou privada
	
	
	Nos séculos XVIII e XIX há um incremento demográfico na população mundial, surgindo a necessidade de manter este contingente sob controle através da exclusão propiciada pela prisão
	
	
	Durante a inquisição a tortura era um meio legítimo de busca da verdade e da confissão do acusado
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		Numa pesquisa recente foi verificado que os pretos são considerados os que têm menos oportunidades na vida e os pardos os que mais se parecem com um criminoso. (Almeida, Carlos Alberto. A cabeça do brasileiro. Ed. Record). Assim, analisando a assertiva e o positivismo criminológico, marque a opção correta:
 (Ref.: 202208273102)
	
	
	
	
	O positivismo criticava este olhar preconceituoso que foi muito estimulado pela teoria do etiquetamento.
	
	
	Este resultado reflete o estereótipo do criminoso que o positivismo de Lombroso ajudou a legitimar cientificamente no séc. XIX
	
	
	Esta espécie de pesquisa já era feita por Lombroso, o que foi a base de toda a sua obra
	
	
	Esta conclusão em nada se refere ao positivismo, pois este era baseado em estudos anatômicos
	
	
	O positivismo possuia um método empírico e por isso se afasta dos "achismos" presentes na referida pesquisa
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		Recentemente, foi editada a Lei 11.343/06, que trata, dentre outros assuntos, do tráfico de drogas, aumentando a pena e proibindo a concessão de determinados benefícios, além de tipificar novas condutas. Assim como a referida lei, cada vez mais o legislador tipifica novas condutas, aumenta penas, com a intenção de coibir a criminalidade. Essa verdadeira inflação legislativa pode conduzir a um objetivo contrário, pois, mesmo com mais punição, os crimes nela relacionados continuam, levando a uma situação de:  (Ref.: 202208306581)
	
	
	
	
	etiquetamento, em razão da cifra negra
	
	
	segurança jurídica, segundo os preceitos iluministas
	
	
	prevenção do delito, segundo a teoria do controle
	
	
	determinismo, segundo Lombroso
	
	
	anomia, segundo Durkheim
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		A Teoria Subcultural inicia seus estudos com Cohen e sua análise da delinquência juvenil e as escolas que a defendem recebem críticas, por ser esta uma teoria muito reducionista. Trata-se de um estudo criminológico específico, destinado a estudar o delito como opção coletiva. Assim, quanto às teorias subculturais, marque a opção correta:  (Ref.: 202208372494)
	
	
	
	
	o crime é um fato que se caracteriza pela desobediência a normas de caráter natural, desenvolvidas pela sociedade ao longo de sua evolução
	
	
	Na contracultura busca-se questionar e mudar a realidade de forma articulada através da exteriorização de seus valores minoritários de maneira idêntica à subcultura
	
	
	Ela é plenamente aplicável à analise de crimes individuais, praticados por uma só pessoa
	
	
	Esta teoria demonstra que a sociedade é formada por um mosaico de grupos e subgrupos com valores distintos
	
	
	Ao estudar a delinqüência juvenil, verificou a ausência de valores nestes grupos
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Essas teorias decorrem dos estudos de Sutherland sobre os crimes de colarinho branco, expressão criada por ele para se referir aos delitos praticados pelas classes média e alta, sendo um marco no estudo da criminologia que, até então, preocupava-se apenas com os delitos praticados pelos pobres. Ele inicia seus estudos com a criação da Lei Seca em Chicago, nos anos 30, que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas por se acreditar que estas incitavam o crime. Ocorre que tal vedação propiciou o surgimento de um crime organizado que se infiltrou em vários ramos do poder, incrementando a lavagem de dinheiro e a corrupção. Trata-se das teorias: (Ref.: 202208372274)
	
	
	
	
	da contracultura
	
	
	da associação
	
	
	do conflito
	
	
	do processo social
	
	
	da subcultura
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		¿Sabe-se que nem todo delito praticado é tipificado ou investigado pela polícia judiciária, ou mesmo, denunciado, julgado e o seu autor condenado. Nesse sentido, o termo cifra negra (zona obscura, "dark number" ou "ciffre noir") refere-se à porcentagem de crimes não solucionados ou punidos, à existência de um significativo número de infrações penais desconhecidas "oficialmente". Isso traz por conseqüência uma espécie de eleição de ocorrências e de infratores. O sistema penal, assim, acaba por se "movimentar" apenas em determinados casos, de acordo com a classe social a que pertence o autor do crime.¿ Assim, qual seria a Teoria, defensora da idéia de que, para se legitimar o sistema penal, este deve estar fundamentado segundo os princípios de um Estado Democrático de Direito e segundo os preceitos contratualistas do iluminismo, tendo como fim limitar o seu poder punitivo através de um direito penal mínimo, sendo uma garantia do indivíduo contra os possíveis arbítrios do Estado?  (Ref.: 202208317268)
	
	
	
	
	abolicionismo penal
	
	
	tolerância zero
	
	
	garantismo penal
	
	
	teoria ecológica
	
	
	positivismo
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		A maconha entrou no Brasil com os escravos trazida da África enquanto que na Europa era usada para fazer roupas, papel, óleo para luminárias e remédios, sendo também conhecida como cânhamo. O maior livro de medicina do Brasil do século XIX (Pedro Luis N. Chernovitz) a indicava para bronquite, tuberculose e cólicas (tendo sido usada até pela Rainha Vitória da Inglaterra). Em 1905, havia até um cigarro de marca Índio com maconha e tabaco que dizia na embalagem: bom para combater asma, insônia e catarro. Porém, já no início do século XX, por ser muito barata, fica vinculada aos negros e mulatos, à sua degeneração moral e quando começa a ser usada pelos filhos da burguesia, passa a ser uma vingança inconsciente dos negros que a trouxeram da África para escravizar os brancos. A partir do século XX, as drogas começam a sofrer algumas formas de controle, o qual sempre foi I legitimado por determinados discursos, tais como: O médico, onde o usuário é considerado um doente, cujo aumento na sociedade se transforma numa epidemia; II- O cultural, onde o jovem usuário é visto como aquele que se opõe ao consenso, que age contrariamente aos valores dos homens de bem. III- O moral, que define a droga como o veneno da alma e o usuário como ocioso e improdutivo. IV- O político-criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes. Marque a(s) assertiva(s) correta(s):  (Ref.: 202208317450)
	
	
	
	
	I, e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	todas as assertivas estão erradas
	
	
	I e II
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		Influenciada pela disciplina militar, a cadeia possui uma espécie de disciplina que também serviu de modelo para fábricas, escolas e hospitais, locais em que o tempo e o corpo dos que deles participam são submetidosa um regramento quase absoluto: tempo para entrar, hora para acordar, para comer, para tomar remédio, para tomar banho de sol, para visita, para dormir. Desta forma, espelha o que: (Ref.: 202208705904)
	
	
	
	
	se pode entender como cifra negra
	
	
	Michel Foucault chamou de instituição de sequestro
	
	
	está previsto na Lei de Execução Penal
	
	
	deve ser o objeto da Criminologia
	
	
	Lombroso chamou de fato político
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		Juliana, adolescente, de forma recorrente sofre agressões por parte de sua mãe Joana, que não teve acesso a estudo, foi abandonada em sua infância e desenvolveu dependência de álcool e drogas, tendo sido condenada por tráfico por duas vezes. Joana pode ser considerada vítima? (Ref.: 202208877834)
	
	
	
	
	sim, tendo em vista a teoria assistencialista
	
	
	não, tendo em vista a teoria do crime precipitado pela vítima
	
	
	não, pois na verdade ela é a agressora
	
	
	sim, tendo em vista a teoria do crime precipitado pela vítima
	
	
	não, tendo em vista a teoria assistencialista
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		BABÁ AGRIDE BEBÊ INDEFESO¿ - Maria, babá de João a 11 meses, idade do menino, foi flagrada por uma câmera escondida pelos pais chutando e dando tapas na criança quando sozinha com ela. Infelizmente é comum o caso de crianças agredidas pelas próprias babás, as quais geralmente ficam impunes, pois nem todos os pais têm a iniciativa de esconder uma filmadora para vigiar a casa quando ausentes. Com base nesta reportagem e nas aulas ministradas, marque a opção correta:  (Ref.: 202208291919)
	
	
	
	
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e através da reportagem citada podem dar à sociedade a imagem de que todas as babás são desonestas e violentas
	
	
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e têm como principal finalidade buscar a verdade dos fatos, demonstrando que as babás, por serem mais pobres, são ignorantes e traem nossa confiança
	
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opinião pública, pois a sociedade brasileira é crítica em relação às notícias que são veiculadas, bem como não se preocupa com matérias que envolvam casos particulares.
	
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opinião pública em relação às notícias divulgadas, pois a maioria das pessoas não se interessa por telejornais, preferindo as telenovelas
	
	
	Os meios de comunicação por serem, na maioria, entes privados, visam denegrir a imagem das babás para incrementar o uso de escolas particulares e creches privadas
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Continue navegando