Buscar

exerciocio modulo 3 senasp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

1- O emprego da tecnologia possibilita a adaptação e a evolução das forças de segurança pública, para que enfrentem de maneira eficiente os desafios impostos pela violência urbana, melhorando a dinâmica operacional e a capacidade de responder diante das adversidades.
Considerando as possibilidades e as vantagens do emprego da tecnologia nas atividades de segurança pública, assinale V ou F nas afirmações a seguir:
( ) Como atividade preventiva é possível colher, gerenciar e analisar quantidades significativas de dados, identificar padrões, mapear áreas e gerar manchas criminais, a fim de redirecionar recursos de forma mais efetiva, contribuindo assim para a prevenção à violência.
( ) A tecnologia provém uma infinita gama de aplicações que colaboram com a atuação dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei e, consequentemente, fortalecem a sensação de segurança na comunidade.
( ) As ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas de maneira adequada, observando-se os limites legais e os princípios de Direito para que abusos não sejam cometidos, principalmente no que se refere ao direito à privacidade e à proteção de dados.
( ) A tecnologia supera-se todos os dias, com inovações de toda ordem, particularmente com as relacionadas ao cotidiano da vida moderna, como a comunicação. Para as Guardas Municipais, tendo em vista suas atribuições, ações desta natureza devem ficar em segundo plano pois não contribuem diretamente para a atividade preventiva.
O resultado é:
a.V-V-V-F.
b.V-V-F-F.
c.V-F-F-V.
d.F-F-V-V.
e.V-F-V-F.
2 -O poder de polícia na segurança pública não provém das instituições policiais que a exercem e sim da função constitucional do Estado e da União, a quem o Estado Democrático de Direito incumbiu de exercê- la. (CAMPOS, 2013)
Considerando a prerrogativa do Estado em exercer o poder de polícia através de seus agentes, assinale V ou F nas afirmações a seguir:
( ) Os órgãos com função policial utilizam o poder de polícia como instrumento para fazer cumprir a imposição do interesse coletivo, na garantia da tranquilidade pública.
( ) O poder de polícia, prerrogativa da Administração Pública delegada aos seus agentes, é atividade de regula e limita os direitos individuais, desde que haja concordância formal e voluntária do cidadão em abrir mão dos seus direitos individuais em prol da coletividade.
( ) As instituições policiais são a origem do poder de polícia administrativo, sendo por isso primordiais no controle social de um Estado Democrático de Direito.
( ) O poder dos órgãos com função policial deve ser definido de forma distinta ao poder de polícia, uma vez que o exercício da atividade policial é inviável sem que o Estado lhe revista do poder de polícia, que por sua vez provém da função constitucional do próprio Estado.
O resultado é:
a.F-F-V-V.
b.V-F-V-F.
c.V-V-F-F.
d.F-V-F-V.
e.V-F-F-V.
3- A participação dos Municípios e das Guardas Municipais no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) está prevista na Lei Federal nº 13.675/2018, legitimando a participação dessas Instituições públicas na prevenção do crime e na responsabilidade conjunta de aplicação da lei.
Considerando a Lei que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), assinale a opção correta:
a.Os Municípios ficam isentos de elaborar e implantar seus planos de segurança pública, restando essa atribuição aos Estados da Federação, que o farão em nome dos municípios.
b.Os Municípios são integrantes operacionais do Susp, por intermédio do seus respectivos Poderes Executivos.
c.As Guardas Municipais integram o Susp como um dos seus integrantes operacionais, atuando no limite das suas competências de forma cooperativa, sistêmica e harmônica com os demais integrantes estratégicos e operacionais.
d.As diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social preveem a atuação operacional compartimentada entre União, Estados e o Distrito Federal, e atribuem aos municípios papel de apoio e de execução de ações sociais.
e.O Ministério da Justiça e da Segurança Pública deverá promover a compartimentação das experiências técnicas e operacionais para os órgãos de segurança pública, a fim de que cada um cumpra isoladamente sua função legal.
4 - As agências de aplicação da lei possuem responsabilidades para garantir que o Estado imponha seu poder dever de regulação e de pacificação social, e também possuem poderes atribuídos pelo Estado para que cumpram a sua função em nome deste.
São poderes das agências de aplicação da lei, EXCETO:
a.Apreender objetos com base na lei e conforme os procedimentos legais, com finalidade legítima.
b.Capturar cidadão em conflito com a lei, em virtude de flagrante delito ou por força de sentença judicial.
c.Usar a força como prerrogativa máxima para aplicação da lei, sem que seja necessário observar os princípios reguladores, uma vez que se trata de atividade exclusiva de Estado.
d.Conduzir abordagens e busca pessoal, em situação de fundada suspeita, com a finalidade legítima de aplicar a lei.
e.Usar a força, necessária e proporcional, para fazer aplicar a lei e/ou cessar injusta agressão.
5- Aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, possuem histórico de aplicação bem sucedida em operações militares. Nas últimas décadas vários países têm adotado esses equipamentos em atividades de segurança pública, de socorro e emergência.
São vantagens operacionais das aeronaves remotamente pilotadas para a segurança pública, EXCETO:
a.Proteção de infraestruturas, detecção de pessoas e locais de interesse, atividades de reconhecimento e inteligência.
b.Carregar armamentos letais e de baixa letalidade, granadas de efeito moral de impacto controlado.
c.Planejamento tático-operacional mais detalhado e seguro.
d.Patrulhamento de fronteiras, vigilância, patrulhamento de estradas.
e.Maior conhecimento da área de atuação, a detecção de pontos de atenção à distância e a observação de locais de difícil acesso.