Buscar

GRAVURA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRAVURA (ART06)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:672162)
Peso da Avaliação 4,00 Prova 32366159 Qtd. de Questões2 Nota: 7,00
1- O cartaz lambe-lambe que se espalha por ruas de cidades do Brasil e de vários outros países é a denominação para um pôster que transmite uma mensagem por meio da arte. A utilização de cartazes é antiga. Na época do Renascimento, muitos deles começaram a aparecer pelas ruas da França com mensagens manuscritas. Décadas depois, os cartazes continuaram a ser usados para publicidade e comunicação. Por ser uma forma de arte alternativa e considerada de certa forma "marginal", o surgimento do lambe-lambe como interferência poética carece de maiores estudos e fontes. Com base nessas informações, disserte sobre o cartaz lambe-lambe.
Resposta esperada
É uma prática artística efêmera que resulta da ação de colar sobre um espaço público algo que logo sumirá: pela ação do tempo ou por outra imagem que será sobreposta. São coladas geralmente com cola de polvilho ou farinha.
Minha resposta
Também chamados em inglês de pôster-bomber, ele consiste em ser colados em espaços públicos. Individualmente podem ser pintados com tinta látex, spray ou guache. Quando feito em quantidades podem ser usados foto copiadores ou silkscreen.
2- Uma parte importante da gravura é a elaboração artística de letras coloridas e minuciosamente desenhadas no início dos manuscritos, denominada “Iluminura”. Disserte acerca do processo de gravação da iluminura.
Resposta esperada
A iluminura se caracteriza pelo uso de letras e imagens aplicadas de forma artística no início de textos. É utilizada sempre como detalhe importante conferindo beleza e destaque ao escrito, sendo que para sua elaboração eram usadas cores vibrantes, desenho de flores e também folhas de ouro. Os copistas que viviam em monastérios e abadias eram responsáveis pela gravação das iluminuras. *Letras e imagens. *Cores vibrantes e folhas de ouro. *Copistas.
Minha resposta
As iluminuras são formadas por letras e imagens decoradas cuidadosamente que ilustravam o texto manuscrito. A cada início de capítulo, ou parágrafo, a primeira letra recebia adornos em folhas de ouro, desenhos de flores, figuras com cores vibrantes. O desenho era estruturado com um buril e em seguida as linhas eram formadas com penas de ganso e as partes internas cobertas com cores a pincel. Esse trabalho era executado por copistas que viviam em monastérios e abadias.

Outros materiais