Buscar

024 - 02 - 14763 - Noções de Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

024 - 02 - 14763 - Noções de Microeconomia
EXERCÍCIOS
1) Em relação às estruturas de mercado, é correto afirmar que:
a) o oligopsônio é a estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em uma posição intermediária entre as duas estruturas citadas.
b) o monopólio é a estrutura de mercado em que existe apenas um comprador de uma mercadoria, em geral matéria-prima ou produto primário.
c) a concorrência monopolista é o tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
d) o oligopólio é o tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.
e) a concorrência perfeita é a estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em uma posição intermediária entre as duas estruturas citadas.
2) Sobre a Teoria do Consumidor, marque a alternativa correta.
a) A Teoria do Consumidor estabelece dois postulados de comportamento: minimização da utilidade e maximização do gasto ou custo.
b) A Teoria do Consumidor está fundamentada no princípio da irracionalidade e postula um comportamento reducionista por parte dos consumidores.
c) A Teoria do Consumidor considera consumidores racionais e irracionais ao realizar suas modelagens teóricas.
d) A Teoria do Consumidor é a mais importante dentre as teorias da Microeconomia, sendo unânime entre todos os economistas modernos.
e) A Teoria do Consumidor apresenta dois pressupostos básicos: informação completa e existência de uma função de utilidade.
3) A Microeconomia é o ramo da Economia que estuda o comportamento das unidades individuais, tais como os consumidores, as empresas, os proprietários de fatores de produção e os governos. Sobre essa área de estudos, assinale o que é correto afirmar.
a) A teoria microeconômica se assenta em três pilares: (1) a demanda; (2) a oferta; e (3) em dois mercados: o mercado de bens e serviços e o mercado dos serviços dos fatores de produção (terra, trabalho e capital).
b) A Microeconomia foca seus estudos na produção das empresas e em como elas colocam seus produtos nos mercados
c) A Microeconomia faz uso da análise de equilíbrio total, levando em consideração todas as variáveis dos mercados.
d) A Microeconomia realiza suas análises a partir de juízos de valores, que aparecem nas relações entre demandantes e ofertantes nos mercados. Nesse sentido, os preços são valores arbitrários.
e) A Microeconomia é um ramo da Economia totalmente empírico, baseado em análises de campo sobre os compradores e vendedores.
4) Sobre a curva de indiferença, a reta orçamentária e o equilíbrio do consumidor, assinale o que é correto afirmar.
a) Define-se a reta orçamentária como as combinações minímas possíveis de bens e serviços, dados a renda do consumidor e os preços dos bens.
b) Os limites da escolha do consumidor estão restritos à sua possibilidade de consumo, o que significa dizer que o seu gasto total pode exceder a sua renda nominal e gerar mais satisfação nas preferências.
c) O equilíbrio do consumidor ocorre quando a reta orçamentária está acima da curva de indiferença.
d) A curva de indiferença apresenta duas características básicas: inclinação positiva e convexidade em relação à reta orçamentária.
e) A utilidade é um conceito objetivo que não se modifica de consumidor para consumidor e, por conseguinte, pode ser quantificada.
5) Sobre a Teoria da Firma, o que é correto afirmar?
a) A função de produção pode ser definida pela diferença entre a receita total (RT) e o custo total (CT).
b) A Teoria da Firma postula um comportamento reducionista por parte dessa unidade produtiva. Em outras palavras, o propósito maior da firma é a minimização do lucro.
c) A Teoria da Firma trata justamente do problema da produção, dos custos de produção e dos rendimentos (lucros) da firma.
d) A Teoria da Produção refere-se aos conceitos e princípios que norteiam a análise dos custos de produção.
e) O custo total de produção é o total das receitas realizadas pela firma com a venda de determinada quantidade de bens ou serviços.

Continue navegando