Buscar

Formulário_ Libras _ACA - 2018 2

Prévia do material em texto

2018.2
LIBRAS 
FORMULÁRIO - ATIVIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO E ATUALIDADES 
	
NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO
	
1. Andresa Monteiro Dias
2. Katia Regina Guimarães Moraes
3. Renata Almeida Carvalho 
4. Simone Dias Alheiro Santana
	
	
	
	
	Pesquisar em sites de jornais e revistas, de grande circulação, ou livros ou relatos registrados de acontecimentos/eventos históricos, cuja discussão sobre aspectos éticos envolvidos nesses episódios formaram opiniões e/ou geraram conflitos.
	
Nome do jornal: Telejornal Jornal Nacional
Link da reportagem pesquisada: 
<https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/29/presidente-eleito-jair-bolsonaro-e-entrevistado-no-jornal-nacional.ghtml>.
	
Faça uma breve síntese sobre a matéria jornalística escolhida. 
	
Resumo:
O material refere-se à uma entrevista que foi realizada pelo Jornal Nacional com o Presidente eleito Jair Bolsonaro. A entrevista aborda questões sobre Fake News e seus efeitos, liberdade de imprensa, polarização de sua campanha eleitoral, esclarece também algumas falas do candidato, que não foram muito assertivas em determinadas situações, indaga o presidente eleito sobre seu posicionamento em relação as diferenças sociais, raciais, culturais, de credo entre outras. Os entrevistadores mencionaram sobre a Constituição Federal, que é a nossa Lei Suprema, e o então Presidente eleito usou a seguinte expressão: “serei um escravo da Constituição de 1988”, e também disse que seguirá em defesa da democracia e da ética.
Opiniões e os conflitos:
As eleições 2018, foi uma das mais polêmicas e complexas, foi a eleição das Fake News, a eleição do desrespeito ao posicionamento do próximo, foi a eleição de uma vasta ruptura nas relações sociais e afetivas. A ética passava bem distante das campanhas eleitorais exibidas, as opiniões apresentavam-se de maneira extremamente radical, em sua maioria. Nota-se que as pessoas estão cada vez mais informadas e politizadas, mas infelizmente não se pode dizer o mesmo quanto ao respeito. O que mais se destacou nessa eleição foi a falta de respeito, pois o que mais se via e ouvia eram pessoas tentando convencer as outras de suas escolhas e não apenas simplesmente respeitando quem pensava diferente. Agradando a uns e desagradando a outros o fato é que foi exercida a democracia nessas eleições, pois a escolha do povo se fez valer nos candidatos eleitos.
	Apresentar uma estratégia com ao menos 3 proposições para questionamento com os alunos sobre a ética e a democracia.
	
Estratégia: Debate, registro e pesquisa.
Proposição 1: O que são e como podemos reconhecer uma Fake News?
Ouvir o que os educandos vão dizer sobre Fake News, após, explicar que é um termo em inglês que quer dizer notícia falsa. Mostrar aos educandos, que Fake News é um fenômeno social que acontece em todo o mundo, e que precisamos ficar cada vez mais atentos na hora em que recebemos alguma informação. Segundo pesquisas do laboratório de segurança PSafe, o dfndr lab, os brasileiros acessaram cerca de 2.9 milhões de Fake News entre janeiro a março de 2018. E de acordo com a mesma fonte, o principal meio de disseminação dessas informações é o aplicativo de Whatsapp.
Proposição 2: Como a Fake News, pode interferir negativamente na sociedade?
 
Mostrando aos educandos que nossa forma de consumir e espalhar informação mudou. O consumo de Fake news leva a consequências concretas e não poucas vezes desastrosas, sendo mais compartilhadas do que notícias verdadeiras. As Fakes News, diante do fenômeno que são, afetam a nossa sociedade como um todo, até mortes já foram causadas por fake news em um país asiático e no Brasil também.
Proposição 3: Como combater as Fake News? E qual sua relação com a Ética?
 
Esse combate deve começar nas escolas, defendendo a importância de uma boa alfabetização midiática e informacional. Usando o modelo dos “5 Cs do consumo crítico da mídia”, diz o jornalista Cláudio Soares em artigo de opinião publicado no GLOBO. 
1) Contexto: analise a conjuntura e o enquadramento do artigo. Quando foi escrito? De onde vem? Os eventos mudaram desde então?
2) Credibilidade: a fonte possui reputação de integridade jornalística? O autor cita fontes confiáveis? O objetivo é satírico? É um anúncio mascarado de notícia?
3) Construção: analise a estrutura do artigo. Qual é o seu viés? Existem palavras carregadas de emoção? Inclui técnicas de persuasão? Você consegue distinguir entre fatos e opiniões, ou tudo é pura especulação?
4) Corroboração: validar a informação com outras fontes de notícias confiáveis. Certifique-se de que não seja a única fonte que faz a reivindicação.
5) Confrontação: compare a notícia com outras fontes para obter perspectivas diferentes, dê uma chance ao contraditório. 
Ensinar aos educandos que devemos procurar fontes confiáveis de informação e sempre conferir a veracidade das informações. Sabemos que a veiculação de fatos inverídicos, injuriosos e difamatórios e a produção de notícias falsas é crime. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
	Definir a faixa etária e o segmento de ensino que a atividade se propõe.
 
	
Quinto ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, faixa etária aproximadamente entre 10 e 12 anos.
	REFERÊNCIAS
	
Presidente eleito, Jair Bolsonaro é entrevistado no Jornal Nacional em 29/10/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/29/presidente-eleito-jair-bolsonaro-e-entrevistado-no-jornal-nacional.ghtml>. Acesso em: 07 de novembro de 2018.
Fake News: entenda o fenômeno social. Fonte: Uol Notícias. Site Descomplica. Disponível em: 
<https://descomplica.com.br/tudo-sobre-enem/novidades/fake-news-como-cai-no-enem/>. Acesso em: 07 de novembro de 2018.
SOARES, Cláudio. Combate às fake news começa na escola. Publicado em 11/09/2018. Disponível em:
<https://oglobo.globo.com/opiniao/combate-as-fake-news-comeca-na-escola-22654719>. Acesso em: 07 de novembro de 2018.
	Atividade de Contextualização e Atualidades
	-
	10
	As mídias sociais possuem um evidente mérito de proporcionar debates e amplificar vozes em um espaço que permite grande repercussão.
Diversos estudos mostram como Twitter, Facebook, entre outras plataformas e mídias, ao possibilitarem trocas e estimularem discussões, tornaram-se instrumentos importantes da democracia.
No entanto, assim como no debate público fora do mundo virtual, as redes também passaram a ser usadas como um fértil espaço para disseminação de informações falsas.
Apenas assim é possível ter compreensão efetiva dos processos sociais originados nas redes. O esforço de pesquisa no desenvolvimento desta atividade emite um alerta de que não estamos imunes, e que devemos buscar entender, filtrar e denunciar o uso e a disseminação de informações falsas ou manipulativas por meio desse tipo de estratégia e tecnologia. Ao passo que, é importante ter atenção e proteger os espaços democráticos nas escolas e, inclusive, nas redes sociais.
Bom trabalho... parabéns!
	Critérios de Avaliação
	Nota
	Comentários
	Clareza do texto (2,0)
	2,0
	 O texto elaborado apresenta-se de forma clara e objetiva.
	Atendeu ao tema (2,0)
	2,0
	 O texto atende ao tema proposto, relacionado à reflexão acerca da ética e democracia presente nas mídias e seus possíveis conflitos.
	Adequação do conteúdo (4,0)
	4,0
	 O conteúdo está adequado ao tema proposto, relacionado à reflexão acerca da ética e democracia presente nas mídias e seus possíveis conflitos.
	Pensamento crítico (1,0)
	1,0
	 Reflexão bem desenvolvida, relacionando a análise com o conteúdo do tema gerador do semestre (ética e democracia na sociedade do conhecimento).
	Texto autoral (1,0)
	1,0
	 O trabalho apresenta ideias claras, desenvolvidas de forma autoral, com a inclusão das Referências Bibliográficas.
	Pontuação total (10,0):
	10,0

Continue navegando