Buscar

069 - 02 - 15365 Organização dos serviços de saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

069 - 02 - 15365 Organização dos serviços de saúde
EXERCÍCIOS
1) O Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva legal, caracteriza-se por:
a) Adotar uma gestão centralizadora.
b) Planejar suas ações de forma descendente, do nível federal até o local.
c) Possuir um comando único em cada esfera de governo.
d) Garantir o acesso universal somente às ações e serviços vinculados à atenção primária ou básica.
e) Ser composto exclusivamente de serviços estatais.
2) Com base no Decreto n.° 7.508, de 28 de junho de 2011, o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde, é:
a) Mapa da Saúde.
b) Rede de Atenção à Saúde.
c) Linhas de Cuidado.
d) Região de Saúde.
e) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.
3) A Portaria n.º 4.279/MS, de 30 de dezembro de 2010, estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária e eficiência econômica. Com base nessa Portaria e no tema descrito, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integrados por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
b) O modelo de atenção, pretendido com a RAS, é fundamentado nas ações curativas, centrado no cuidado médico e estruturado com ações e serviços de saúde dimensionados, a partir da oferta.
c) Caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Terciária à Saúde (ATS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos.
d) A RAS deverá, gradativamente, ser suprida apenas por serviços públicos de saúde, não necessitando de complementação com instituições privadas.
e) Concentrar no profissional médico a realização da clínica ampliada, na busca do cuidado integral em saúde, são responsabilidades do médico.
4) A regionalização do Sistema Único de Saúde foi definida pelo Ministério como estratégia prioritária para: garantir o direito à saúde, reduzir desigualdades sociais e territoriais; promover a equidade e a integralidade da atenção; racionalizar os gastos e otimizar os recursos; potencializar o processo de descentralização. Com relação a Regiões de Saúde, pode-se dizer que:
a) Regiões de Saúde interestaduais, compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos estados em articulação com os municípios, não poderão ser instituídas.
b) Um espaço geográfico descontínuo constituído por agrupamentos de estados limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
c) Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo, constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e tem por finalidade a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
d) O espaço geográfico descontínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
e) Região de Saúde não tem por finalidade a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde, apenas precisa atender o mínimo de serviços preestabelecidos.
5) As linhas de cuidado servem como desenhos que expressam os fluxos assistenciais que devem ser garantidos aos usuários atendendo às suas necessidades de saúde. Sobre as linhas de cuidado é possível afirmar que:
a) Como a atenção básica não está entre os níveis de atenção que fazem parte da linha de cuidado, os usuários são os responsáveis pelos seus processos por dentro da rede, e se responsabilizam pelo seu “caminhar na rede” para atendimento às suas necessidades.
b) A linha de cuidado integral incorpora a ideia da integralidade na assistência hospitalar à saúde, o que significa ações curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos que o usuário necessita.
c) Linha de cuidado é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. É como se ela desenhasse o itinerário que o usuário faz por dentro de uma rede de saúde.
d) O próprio nome já diz, linha de Cuidado só cuida de fato do usuário se os serviços de saúde organizarem seus processos de trabalho, de modo que as linhas de cuidado são para doenças de saúde mental.
e) A linha de cuidado é diferente dos processos de referência e contra referência, apesar de incluí-los também. Ela difere, pois funciona apenas por protocolos estabelecidos entre os níveis de atenção secundário e terciário (especialidades e hospital).

Continue navegando