Buscar

ATIVIDADE CONTEXT DEONTOLOGIA nota 9,5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Nome Completo Maria José Gomes de Arruda
Matrícula 01517941
Curso Farmácia 
 Controle sanitário do comércio de medicamentos sobre a Lei5.991/73 
 As normas de Boas Práticas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) precisam ser empregadas pelos estabelecimentos com o propósito de que no final de todas as etapas da cadeia farmacêutica possa garantir a segurança, qualidade e eficácia dos medicamentos que estarão disponíveis ao consumidor no comércio.
 O farmacêutico exerce um papel importante na área de atuação, pois ele e responsável por analisar e/ou averiguar as prescrições podendo dispensar os medicamentos somente quando todos os itens da receita e da notificação de receita estiverem adequados e corretamente preenchidos.
 Conforme a lei 5.991/73, que visa sobre o controle sanitário do comércio de medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos, indica o controle do material farmacêutico para empresas e estabelecimentos como: farmácias, drogarias, postos e dispensários de medicamentos.
 Esta lei estabelece a assistência e responsabilidade técnica em farmácias hospitalares, drogarias que, obrigatoriamente, são realizadas com a presença da assistência de um técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.
 A lei define também que o comércio, a dispensação, a representação ou distribuição e a importação ou exportação de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos serão atuados exclusivamente por empresas e estabelecimentos licenciados pelo órgão sanitário competente dos estados, do distrito federal e dos territórios, em acessão com a legislação supletiva a ser baixada pelos mesmos, respeitadas as disposições desta lei.
 É de grande importância a liberação correta de medicamentos, que entra como um ponto-chave na relação entre farmacêutico e paciente. Por meio dela que o farmacêutico conduz todas as orientações que a pessoa precisa saber sobre o uso, seu armazenamento e cuidados com o uso de medicamento. O Protocolo de segurança na prescrição, uso, e administração dos medicamentos tem como principal objetivo a promoção do uso seguro nos estabelecimentos de saúde.
 O farmacêutico está integrado no processo de cuidado ao paciente, contornando desde a pesquisa, o desenvolvimento, a produção de medicamentos, a seleção, programação, a compra, a distribuição e a comprovação de qualidade o acompanhamento e a avaliação de qualidade.

Outros materiais