Buscar

Direitos humanos e cidadania

Prévia do material em texto

Direitos humanos e cidadania
Os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas consideradas fundamentais para a dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos de qualquer parte do mundo e sem qualquer discriminação como cor, gênero, nacionalidade, orientação sexual e política.
Direitos é o conjunto de garantias e valores universais que tem como objetivo garantir a dignidade que pode ser definida com o conjunto mínimo de condições de uma vida digna.
É direitos humanos básicos, o direito à vida, de modo que toda vida humana deve ser protegida, direito a segurança, direito à liberdade de religião e crença, direito de não ser submetido à escravidão, direito a um julgamento justo, o direito de não ser torturado.
Os direitos humanos estão consagrados em declarações, convenções e pactos internacional sendo a referência maior a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 Já a cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transforma-lo.
“Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral’ ‘que também é um direito”, o zelo pelo espaço e comprimento das leis. Entre os direitos destaca-se o direito de ir e vir, bem como ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também esta relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é a legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um estado nacional.
Uma boa cidadania implica que os direitos estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva significando a concretização dos Direitos Humanos.
Portanto sem os Direitos Humanos fica quase imprescindível se exercer o direito da Cidadania.

Continue navegando