Buscar

teorias evolutivas bio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Órgãos homólogos = Possuem mesma origem embrionária, porém funções diferentes = Divergência adaptativa.
Órgãos análogos = Origem embrionária diferentes, porém com funções semelhantes = Convergência adaptativa.
Divergência Evolutiva = Quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva.
Convergência evolutiva = Espécies diferentes com ancestrais diferentes que possuem mesma característica.
Irradiação adaptativa = Mesma especies em diferentes ambientes = órgãos homólogos.
Convergência adaptativa = Diferentes especies em um mesmo ambiente= órgãos análogos.
Especiação alopátrica = (ou geográfica) são formadas novas espécies quando uma população é dividida por uma barreira geográfica.
Especiação = Formação de novas espécies a partir de uma espécie ancestral; envolve mutações e seleção natural.
Neodarwinismo = Seleção Natural, Recombinação Gênica, Variabilidade Genética e Fluxo gênico.
Lamarck = Lei do uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos.
Cladogênese e a Anagênese dão origem a novas espécies = especiação.
Anagênese = A espécie vai acumulando mudanças ao longo do tempo, seriam as famosas novidades evolutivas, que resultam de mutação, permutação e seleção natural.
Cladogênese = Processo que divide a população em duas ou mais novas espécies (faz-se por exemplo usando barreiras geográficas como forma de isolamento).
Mutação = Alteração genética aleatória que provoca o surgimento de novas características em uma espécie.
Fluxo gênico = Diz respeito aos mecanismos que resultam da troca de informações genéticas entre indivíduos, populações e espécies.
Seleção natural = Os indivíduos mais aptos ao meio, ou seja, que possuem vantagens em relação ao ambiente, sobrevivem e geram descendentes.
Deriva genética = Ocorre quando a diversidade genética muda de geração em geração de modo aleatório. Mais comum em populações pequenas.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg = Uma população está em equilíbrio quando não possui alteração na frequência de alelos ao longo das gerações.
Mutacionismo = A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.
Darwinismo = As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.
Neodarwinismo = Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.
Lamarkismo = A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.
a.Deriva gênica = Ocorre quando a diversidade genética muda de geração em geração de modo aleatório. Mais comum em populações pequenas.
b.Darwinismo = As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.
c.Migração = mudança de local geográfico.
d.Recombinação = troca aleatória de material genético durante a meiose.
e.Endocruzamento = acasalamento de indivíduos que são geneticamente próximos. O endocruzamento resulta no aumento da zigosidade, que pode aumentar as hipóteses dos descendentes
 serem afetados por genes recessivos ou problemas de má-formação física. Isto geralmente conduz a uma redução da aptidão de uma população, que é chamada de depressão de consanguinidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando