Buscar

Na Europa do final do século XVIII e do início do século XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Na Europa do final do século XVIII e do início do século XIX, as construções cheias de detalhes do barroco e do rococó deram lugar a uma nova tendência. Era a arquitetura neoclássica, que, inspirada na estética greco-romana, chegou para expressar os valores da burguesia que assumiria a sociedade europeia depois da Revolução Francesa.
CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA NEOCLÁSSICA
Estilo uniforme: muitos arquitetos do neoclassicismo eram formados em universidades que ensinavam um estilo bastante similar
Retorno ao classicismo: os neoclássicos valorizavam elementos típicos da antiguidade clássica, como pórticos com colunas, cúpulas, fachadas retas e frontões
Simplicidade: a arquitetura neoclássica privilegiava a simplicidade composicional e espacial
Contraste com o barroco e rococó: elementos meramente ornamentais, comuns no barroco e no rococó, foram eliminados no classicismo, que preferia aqueles com funções práticas
Autoridade: as construções eram usadas como símbolo de autoridade e de poder
Materiais nobres: as construções usavam materiais nobres, como pedra, mármore e granito
Proporção e simetria
Uso das colunas gregas: três tipos de colunas eram comuns na arquitetura grega – dórica, jônica e coríntia. A primeira é pesada e robusta. Já a segunda é esbelta e delicada.
Arquitetura Contemporânea
A arquitetura contemporânea é um estilo que se desenvolveu a partir do final do século XX até os dias atuais. Ela rompe com as convenções tradicionais e busca inovação, originalidade e criatividade.
A arquitetura contemporânea abraça novas tecnologias e materiais, promovendo a sustentabilidade e a eficiência energética. Ela reflete as necessidades e aspirações da sociedade contemporânea, incorporando estilos e influências variadas.
Tendências Estéticas
Na arquitetura contemporânea, diversas tendências estéticas surgiram e ganharam destaque. Desde a arquitetura minimalista, com suas linhas limpas e simplificação dos elementos, até a arquitetura orgânica, inspirada na natureza e nas formas biomórficas.
Além disso, o uso de materiais modernos, como vidro e aço, e a valorização da luz natural também são características marcantes da estética contemporânea.
Forma e Linhas
A forma e as linhas são elementos fundamentais da estética na arquitetura contemporânea. As formas podem ser simples e geométricas, como retângulos e círculos, ou mais complexas e esculturais.
As linhas podem ser retas, curvas ou angulares, e sua disposição e proporção contribuem para a harmonia visual de um edifício. A estética contemporânea muitas vezes busca a simplicidade e a elegância na forma e nas linhas dos projetos arquitetônicos.
Cores e Texturas
As cores e texturas desempenham um papel importante na estética arquitetônica. A escolha das cores pode influenciar o mood de um espaço, transmitir sensações de tranquilidade, energia ou sofisticação.
Da mesma forma, as texturas dos materiais utilizados na construção podem adicionar interesse visual e tátil aos edifícios. Na arquitetura contemporânea, a paleta de cores pode variar de neutra e discreta a vibrante e ousada, dependendo do conceito e da intenção do projeto.
Simetria e Assimetria
A simetria e a assimetria são abordagens estéticas distintas na arquitetura contemporânea. A simetria envolve a criação de uma composição equilibrada e espelhada, na qual os elementos são distribuídos de forma igual nos dois lados de um eixo central.
Já a assimetria desafia essa ordem, criando uma composição assimétrica e dinâmica, na qual os elementos são distribuídos de forma desigual. Tanto a simetria quanto a assimetria podem ser exploradas de forma criativa para alcançar diferentes efeitos visuais. Os avanços tecnológicos têm um impacto significativo na estética da arquitetura contemporânea. Novos materiais, técnicas de construção e sistemas de design permitem a criação de estruturas inovadoras e visualmente impressionantes.
A tecnologia também desempenha um papel importante na concepção de edifícios sustentáveis e energeticamente eficientes. A estética contemporânea se beneficia dessas tecnologias, integrando funcionalidade e beleza de maneira harmoniosa. Diversas obras arquitetônicas contemporâneas se destacam por sua estética única e impactante. Um exemplo é o Museu Guggenheim Bilbao, projetado pelo arquiteto Frank Gehry.
Sua forma escultural e a utilização de materiais como titânio e vidro conferem ao edifício uma estética icônica. Outro exemplo é a Ópera de Sydney, projetada por Jørn Utzon, com suas formas orgânicas e icônicas conchas.
Essas obras são exemplos de como a estética na arquitetura contemporânea pode transformar um edifício em um marco visualmente memorável. Uma nova demanda seria sobre o paisagismo desenvolvido de forma a explorar toda a área livre do lote, conectando os espaços internos e externos.
É importante salientar que a arquitetura contemporânea se desenvolveu a partir de algumas premissas fundamentais, que ficam nos pensamentos expressos pelos arquitetos representantes desse movimento e suas formas. 
Entre eles: o racionalismo, o funcionalismo, geometrização formal e a incorporação de novos materiais e as novas características: 
telhados planos
superfícies brancas e lisas
interiores livres
estruturas de concreto
janelas largas e horizontais
exteriores cúbicos

Outros materiais