Buscar

Exercícios Escolas Geográficas 1 ano NEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios Escolas Geográficas 1º ano NEM
1- Leia o trecho a seguir:
“Surgiu nos Estados Unidos da década de 1960, uma nova escola geográfica, intitulada _________, que questionou a metodologia da Geografia Tradicional e o uso abusivo de técnicas quantitativas em seus estudos geográficos.”
A alternativa que preenche a lacuna acima corretamente é:
a) Geografia determinista.
b) Geografia crítica.
c) Geografia sintética.
d) Geografia analítica.
2- “Na evolução da geografia, observamos a participação de geógrafos germânicos como Alexander Von Humboldt, autor da Descrição Física do Mundo, e Friedrich Ratzel, considerado o pai da geografia humana. Foi a principal figura da escola ‘determinista’. Na segunda metade do século XIX, começaram a destacar-se os geógrafos franceses. Entre eles, ocupou um lugar especial Paul Vidal de La Blache, como o chefe da escola possibilista. Graças à colaboração desses importantes mestres, a geografia deixou de ser meramente descritiva e passou a ter um caráter explicativo. A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”
(ANTUNES, Vera Lúcia da. Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano. Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem 2010, p. 1-2.)
De acordo com o exposto, relacione adequadamente os princípios metodológicos às suas respectivas características e autor(es).
1. Princípio da extensão.
2. Princípio da analogia (ou da geografia geral).
3. Princípio da causalidade.
4. Princípio da conexidade ou interação.
5. Princípio da atividade.
(__) Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)
(__) Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)
(__) O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)
(__) Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)
(__) É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)
A sequência está correta em
a) 2, 1, 5, 3, 4.
b) 1, 2, 5, 4, 3.
c) 2, 1, 5, 4, 3.
d) 1, 2, 5, 3, 4.
3- Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é verdadeiro afirmar que:
A. A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
B. O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação história, no espaço e no tempo.
C. A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
D. A sala onde você está fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contém natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.
4- Considerando as diferentes concepções teórico-metodológicas da Geografia é possível afirmar corretamente:
a) Para o Determinismo, o espaço geográfico estrutura-se a partir das relações que se dão entre o homem e a natureza, comandadas pelo primeiro.
b) Segundo o Possibilismo, as características intrínsecas do meio natural são responsáveis pelas diferentes formas e níveis de organização da sociedade.
c) Para o movimento de renovação da Geografia, iniciado na década de 70 o espaço geográfico é produto do trabalho humano.
d) A Geografia Crítica trabalha com o método dialético na análise da especialização das relações sociais, fazendo uso dos princípios da Extensão e Causalidade estabelecidos, respectivamente, por Humboldt e Ratzel.
e) A Geografia Física moderna adota o método geossistêmico, o qual compartimenta a paisagem através da análise isolada do clima, do relevo, da água e do solo.
5- "A geografia conheceu, num passado recente, um movimento vigoroso de renovação teórica, que exercitou com radicalidade a crítica às perspectivas tradicionais e introduziu novas orientações metodológicas no horizonte de investigação dessa ciência."
Analise as alternativas abaixo que tratam das concepções, escolas e evolução da Geografia.
I. Sendo a Geografia uma ciência de transformação e elaboração do espaço, a mesma faz uma interconexão entre o espaço da produção, circulação e idéias no decorrer do tempo histórico.
II. A principal mudança no ensino da geografia é a passagem, que ainda ocorre, de uma geografia tradicional e descritiva voltada para a memorização, para uma geografia crítica preocupada com o raciocínio e o espírito crítico do aluno.
III. O principal livro de Friedrich Ratzel, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana. Nela, Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.
IV. Vidal de La Blache criou uma doutrina, o Possibilismo, e fundou a escola francesa de Geografia. E, mais, trouxe para a França o eixo da discussão geográfica, situação que se manteve durante todo o primeiro quartel do século XX.
Estão corretos:
a) somente o item IV
b) somente os itens I e III
c) todos os itens
d) somente os itens II e IV
6- São várias as Correntes de Pensamentos Geográficos ou Paradigmas da Geografia a última corrente a ser incorporada que passou a existir conflitamente com as anteriores foi:
a) Geografia teórica b) Determinismo Ambiemtalismo
c) Método Regional d) Geografia crítico-dialética.
7- Considere as seguintes afirmações:
I.“O homem tem seu modo de vida estabelecido pelo meio natural”.
II.“O homem é o agente organizador do espaço”.
De sua análise conclui-se que:
a) I e II são determinismo e se completam.
b) I e II são possibilistas e se completam.
c) I e II são possibilistas mas se opõem.
d) I é deterministas, II é possibilita e se opõem.
e) I é possibilita, II é determinista e se opõem.
8- A história da Geografia, como todas as ciências particulares, passou por fases determinadas de eminentes geógrafos. Desse modo, podemos afirma:
a) a geografia só teve dois momentos: o do Determinismo e o do Positivismo.
b) Hoje predominam os trabalhos de Geógrafos mais ligados ao pensamento Laplaciano
c) no último pós-guerra ficou a geografia reduzida às postulações da geografia quantitativa, um ramo da geografia pragmática.
d) na atualidade, as propostas da geografia crítica, como instrumentos da liberdade do homem. Opõem-se às postulações da geografia pragmática e às da geografia tradicional.

Continue navegando