Buscar

Biomassa Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biomassa
· A biomassa (massa orgânica) representa a quantidade de substância viva nos ecossistemas ou em cada nível trófico.
· A biomassa é expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área, em um dado momento. Essa quantidade de matéria orgânica pode ser obtida através do peso úmido, do peso seco (a matéria orgânica é colocada em estufa para secar, até atingir peso constante), do peso em carbono (a matéria orgânica é colocada em mufla, restando apenas as cinzas, que correspondem aos minerais não-orgânicos) ou, ainda, de calorias.
· Ex: Supondo um campo rico em gramíneas, pode-se determinar a biomassa desses produtores do seguinte modo: colhe-se toda a vegetação em uma área conhecida e coloca-se a vegetação em estufa, para se obter o peso seco.
· O peso seco por unidade de área representa a biomassa do campo, que pode ser expressa em gramas/m2 ou em kg/m2.
· A forma da pirâmide de biomassa também pode variar, dependendo do ecossistema. De modo geral, a biomassa dos produtores e maior que a de herbívoros, que é maior que a de carnívoros. Nestes casos, a pirâmide apresenta o ápice voltado para cima. Isso ocorre nos ecossistemas terrestres, em que, em geral, os produtores têm grande parte.
· Às vezes, no entanto, a pirâmide de biomassa apresenta-se invertida. Como pode ocorrer nos oceanos e nos lagos. Nestes casos, os produtores são representados por algas microscópicas (fitoplâncton) que são rapidamente aproveitados por animais em geral microscópicos (zooplâncton). A pirâmide é, então, invertida entre esses níveis tróficos.
· Uma pirâmide invertida pode dar a falsa impressão de que uma biomassa pequena suporta uma biomassa grande de consumidores primários. É preciso lembrar, entretanto, que a medida de biomassa é feita para um determinado instante e que, devido ao rápido aproveitamento do fitoplâncton pelo zooplâncton, obtêm-se uma biomassa de produtores apenas aparentemente menos que a de consumidores primários.
· A pirâmide de energia nunca é invertida, pois mostra uma consequência natural das leis da termodinâmica, universais na natureza.
· A 1a lei afirma que a energia pode ser transformada (energia luminosa em energia química, por exemplo), porém jamais é criada ou destruída. 
· A 2a lei afirma que em todo processo de transformação de energia há sempre liberação de energia calorífica, não aproveitável. Assim, o fluxo unidirecional de energia é um fenômeno universal na natureza.
Como calcular a biomassa
 Corresponde ao peso total da população de uma determinada espécie de um viveiro/açude/habitat. Seu valor é encontrado a partir da multiplicação do número total de animais, pelo peso médio.
· Basta usar a massa do organismo por unidade de área, ou seja, em kg/m2 ou gr/m2.

Outros materiais