Buscar

Estádios de Cálculo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estádios de Cálculo – 3
1. 
O comportamento de elementos estruturais em concreto armado submetidos a um momento fletor crescente pode ser dividido em níveis, denominados estádios de cálculo (tensão e deformação), cada um com características específicas.
Analise as alternativas e assinale a correta em relação às deformações nos elementos em cada estádio de cálculo.
Você acertou!
B. 
No estádio Ib, as tensões já não são mais proporcionais às deformações na zona tracionada.
2. 
Ao aplicar um momento fletor crescente em um elemento estrutural de concreto armado, haverá a ocorrência de tensões e deformações que são divididas em fases denominadas estádios, sendo os critérios dos estádios relacionados à seção do elemento em análise.
Verifique as alternativas abaixo e assinale a correta com relação às principais características de cada estádio de cálculo.
Você acertou!
D. 
O estádio III caracteriza o colapso da estrutura; as tensões não são proporcionais às deformações em nenhuma de suas zonas.
3. 
Estádios de cálculo são as fases pelas quais a seção de concreto passa ao longo de um carregamento que vai de zero até a ruptura da seção. Nos estádios I e II ocorrem proporcionalidades entre as tensões e deformações que facilitam o cálculo das tensões analiticamente.
​​​​​​​
Conforme essa análise, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D. 
As formulações para os valores das tensões no concreto na borda comprimida e na armadura comprimida e tracionada se diferem apenas pelo momento de inércia da seção homogeneizada.
4. 
O dimensionamento e a verificação dos estados limites são realizados dentro dos critérios de equilíbrio dos estádios de flexão, tanto para evitar a ruína da estrutura quanto para impor a ela um determinado comportamento durante sua utilização.
Segundo as relações entre os estádios de cálculo e a análise dos estados limites, assinale alternativa correta.
Você acertou!
C. 
No estádio II, a seção já está fissurada e, por isso, ela representa as condições de trabalho da seção sob cargas de serviço, ou seja, é possível verificar estados limites de serviço.
5. 
No estádio III pode ocorrer o escoamento excessivo da armadura tracionada ou o esmagamento do concreto na parte comprimida, o que caracteriza o estado limite último (ELU) e, com isso, o dimensionamento dos elementos estruturais é realizado neste estádio.
Assinale a afirmação correta relacionada a como seria o dimensionamento de estruturas de concreto nos estádios I e II, caso esses estádios fossem utilizados.
Você acertou!
E. 
O estado limite último no estádio III corresponde à ruína de uma seção transversal de concreto armado, que pode ser dada de duas maneiras: deformação plástica excessiva do aço ou ruptura do concreto.

Continue navegando