Buscar

Aprendizagem organizacional


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aprendizagem organizacional
1. 
Para estar à frente da concorrência em seu mercado, é essencial que a organização desenvolva valores que estimulem o aprendizado contínuo de seus colaboradores. Esse aprendizado contínuo reflete na mudança de comportamento. Nesse sentido, em se tratando de organização da aprendizagem, conforme Vaill (1996, p. 6), “a organização que aprende não se movimenta com má vontade de um estado para outro enquanto o mundo muda à sua volta. Como está aprendendo constantemente, ela está permanentemente fora de seu estado estável”.
Essa afirmativa reforça o fato de que:
Você acertou!
A. 
a organização da aprendizagem, quando realizada de forma adequada, está relacionada a “o que” aprender. Importa a compreensão sobre a forma mais efetiva para o aprendizado, de modo que haja a incorporação das políticas e da cultura organizacional.
2. 
A aprendizagem organizacional refere-se a “como” acontece a aprendizagem na organização, isto é, de que forma a cultura, os valores e os objetivos da empresa são transmitidos para os colaboradores. Nesse sentido, a empresa Alfa tem estado continuamente preocupada com seu desempenho e de seus colaboradores, com vistas a empregar melhorias e a mudar atitudes com base em experiências anteriores.
Isso denota que a Alfa está voltada a dois pontos essenciais da aprendizagem organizacional, a saber:
Você acertou!
C. 
Processo e transformação.
3. 
O aprendizado envolve sentimentos, percepções, interpretações e comportamentos de acordo com o ambiente em que estão sendo trocadas informações. Se a empresa for um terreno fértil ao aprendizado, os colaboradores também o serão, pois essa troca é mútua. Uma vez que a aprendizagem abarca transformação contínua do indivíduo, que se traduz na sua postura mais independente e responsável por suas escolhas, tem-se um reforço na condição individual antes da coletiva.
Nesse sentido, dois princípios são ativados com essa colocação, a saber:
Resposta correta.
B. 
Autodesenvolvimento e aprendizagem autodirigida.
4. 
Todo aprendizagem abarca dois pontos fundamentais: processo e transformação. O processo volta-se à continuidade e ao desenvolvimento de melhorias com vistas à mudança de atitude com base nas experiências anteriores, refletindo na transformação.
Mary M. Crossan, Henry W. Lane e Roderick E. White, da Richard Ivey School of Business, publicaram, em 1999, um artigo bem interessante na Academy of Management Review, um dos mais respeitáveis periódicos na área de gestão. Os autores sugerem um modelo para trabalhar o processo de aprendizagem nas organizações: os 4 Is (intuição, interpretação, integração e institucionalização). A proposta era tratar a aprendizagem no nível mais simples e que remeta ao exercício primeiramente individual e, depois, coletivo da realidade, em prol de desenvolver a aprendizagem organizacional.
Leia as alternativas a seguir e escolha a que relaciona os níveis envolvidos nesses processos.
Você acertou!
D. 
Indivíduos, grupo e organização.
5. 
Empresas que se propõem a mudar de atitude, de mentalidade e de percepção constroem novos caminhos com base na aquisição, na disseminação e na interpretação de informações que lhes concedem uma postura de aprender a aprender. Isso implica uma visão diferenciada de toda a organização, bem como uma compreensão do todo.
As cinco disciplinas de Peter Senge (2018)​​​​​​​ configuram um marco no estudo das organizações de aprendizagem, pois não basta desenvolver o lado organizacional se não há, no controle e no desenvolvimento dos processos, pessoas com características diferenciadas.
Assim, se pudéssemos sintetizar seus estudos, seria como a seguinte expressão:
Você acertou!
E. 
Raciocínio sistêmico.
image1.wmf

Continue navegando