Buscar

apresentacao de introducao

Prévia do material em texto

Prospeccao Mineral
A prospecção mineral e usada mundialmente como conjunto de trabalhos de campo e de laboratório, que englobam, levantamentos geológicos, geofísicos e geoquímicos, sondagens, amostragens sistemáticas, entre outros, com o intuito de identificar, quantificar e caracterizar o minério presente na região.
A nivel Global 
A nivel regional / local
A mineração representa uma das atividades mais importantes do país, contribuindo com uma bela parcela do pib nacional. Mas, para que uma mina seja aberta, antes mesmo do requerimento de pesquisa mineral, é preciso realizar a prospecção mineral.
O tema é relevante pois é utilizada,consegue aumentar a assertividade na busca pelo minério naquela determinada região, tornando cada vez mais um mercado atrativo para investidores que procuram crescimento econômico, pois uma sociedade não vive sem utilizar recursos minerais.
Relevancia do tema
(Blog/geoscan, 12.10.2019) ela é a escolha preliminar de áreas com potencial geológico para produção mineral.
É a etapa mais barata e de maior risco de todo o processo minerário, mas também pode ser, em muitos casos, a etapa mais importante também, dependendo do modo em que é feita.
O que e prospeccao mineral
1.2 Prospecção Mineral
É uma actividade constituída por diversos trabalhos voltados para o encontro de uma jazida, sua exploração e aproveitamento econômico. 
A prospecção geofísica consiste num conjunto de trabalhos que inclui medidas dos campos físicos ou das variações na propagação de ondas até o estudo da relação das medidas obtidas com as feições subsuperficiais
2. Conceitos mais importantes
Na íntegra, o conjunto de trabalhos envolve: estudos geofísicos ditos preliminares, a preparação da área, as medidas propriamente ditas, a apresentação das medidas, o tratamento das mesmas e, finalmente, a interpretação do que foi medido, que corresponde à obtenção de informação sobre a subsuperfície.
A prospecção geoquímica, também chamada de exploração geoquímica, é uma aplicação da ciência geoquímica aos propósitos da exploração mineral. Baseia-se no conceito de que os depósitos minerais representam concentrações anômalas de elementos na crosta da terra, contrastando fortemente com suas encaixantes com teores normais.
O objetivo geral deste trabalho é dar a conhecer os princípios da prospecção e pesquisa mineral que conduzem a identificação, caracterização de dispositivos e jazidas de substancias minerais e fosseis.
Onde estão todos bem minerais?
Objetivo geral 
Absolutamente tudo em nossa volta possui, seja no produto em si, ou durante a produção, a participação de algum bem mineral.
Desde a areia, argila e a pedra britada usada na construção civil, até os metais mais preciosos, necessitam ser extraídos da natureza.
Objetivos específicos
A prospecção do mineral realiza trabalhos fundamentais para avaliar e determinar a existência ou não e uma jazida economicamente viável, ou seja, indica uma possível instalação e operação de um empreendimento mostrando os seus métodos de operação
Como é feita e quais as principais métodos de prospecção mineral?
Os métodos de prospecção mineral utilizam vários tipos de tecnologias, desde uma biblioteca à voos aéreos.
Objetivo principal
O nosso objetivo principal é de falar acerca da prospecção geofísica e geoquímica, dando a conhecer melhor as suas técnicas e equipamentos de prospecção mineral e métodos de pesquisas minerais.
 
A prospecção geofísica usa dados geofísicos obtidos por vários tipos de aparelhos em diversos tamanhos e escala.
Podem ser desde mapas magnéticos, de emissão de partículas radioativas e diferença de densidades obtidos por aeronaves a até informações de terreno obtidas por meios elétricos em uma escala mais local.
Prospecção Geoquímica 
A prospecção geoquímica irá estudar as características químicas das rochas para tentar encontrar alvos de interesse econômico.
Na geologia, muitos depósitos ao se formarem, acabando apresentam zoneamentos químicos que apontam para um minério.
Técnicas e equipamentos de prospecção geofísica 
 O uso das técnicas geofísicas na exploração mineral está baseado nos contrates das propriedades físicas das rochas e solos com concentrações minerais anômalas as regiões encaixantes
A partir da interpretação dos dados são feitas correlações com características geológicas, que estão relacionadas direta ou indiretamente as ocorrências minerais da região.
Tratando-se de fotos aéreas, é possível identificar contrastes geológicos com uma simples análise do relevo da planta. 
Métodos de prospecção geofísica
O método geofísico GPR (ground penetrating radar) ou radar de penetração no solo é um método geofísico que consiste na radiação de ondas eletromagnéticas de alta frequência através de um par de antenas transmissoras e receptoras colocada sem contato direto com a superfície do terreno; estas ondas se propagam na subsuperfície, sofrendo reflexão, refração e difração (aragão, 2010; silveira, 2012).
GPR (ground penetrating radar) ou radar de penetração no solo é um método geofísico que consiste na radiação de ondas eletromagnéticas de alta frequência através de um par de antenas transmissoras
Geo-radar (ground penetrating radar – GPR)
Eletromagnético indutivo (EM)
 localização de resíduos, tambores e tanques enterrados, galerias subterrâneas e delimitação de plumas de contaminação inorgânica.
 
Eletrorresistividade (ER
determinação dos estratos geológicos, localização de resíduos enterrados e mapeamento de plumas de contaminantes inorgânicos.
Determinação de anomalias de materiais ferromagnéticos;
Localização de tanques, tambores e de resíduos metálicos ferrosos enterrados.
 
Magnetometria (método magnético)
2Técnicas e equipamentos de prospecção geoquímica
(monografias.com) A prospecção geoquímica utiliza várias técnicas que incluem a colheita e análise de solos, sedimentos, águas, rochas, minérios. 
Este tipo de prospecção tem uma fase exploratória “prospecção estratégica” que envolve a colheita de sedimentos de corrente de uma região alargada. Depois de definida a área mais restrita passa-se a uma fase de detalhe “prospecção táctica” que normalmente envolve a colheita de uma malha de solos, onde será definida a área mineralizada
Sedimentos ativos de drenagens
Podem ser definidos como materiais não consolidados que são transportados na corrente do rio por saltarão, tração ou suspensão, em conjunto com os materiais que são quimicamente precipitados (Brim, 1985).
 
Metodos geoquimicos
Concentrados de bateia
São os minerais que possuem uma densidade média superior a 2,7g/cm³ (maior que o quartzo), que são amostrados por meio de separação magnética. Esses minerais são comumente chamados de minerais pesados e são resistentes aos processos de intemperismo.

Continue navegando