Buscar

redação mobilidade

Prévia do material em texto

NOME: Nailize Franceschi Ávila
TEMA: Os desafios de uma mobilidade urbana sustentável
O processo de formação de um futuro melhor
Os carros tornaram-se disponíveis à comercialização em grande escala no começo do século XX, início da segunda revolução industrial, em que se tornaram um artigo luxuoso que poucas pessoas tinham condições financeiras para adquirir. Ao longo da história, com a popularidade elevada que os automóveis receberam, percebe-se que comprá-los e fazer seu usufruto torna-se algo menos incomum e assim, a grande parcela populacional que antes não tinha acesso a esse tipo de locomoção, agora consegue utilizar esse meio. O fato histórico reflete na realidade vigente do Brasil onde o alto número de automobilísticos tornou-se um risco ao planeta terra, assim como a seus habitantes, pelo grande índice de poluição causadas por esses automóveis e que o modo de reversão mais eficaz, que é a mobilidade urbana sustentável, encontra desafios para se fazer presente no dia a dia da sociedade do país. Sabe-se dos problemas gerados pelo aumento em grande escala de veículos e dos empecilhos governamentais para mudanças da infraestrutura nas cidades.
	Sob uma primeira perspectiva, é possível destacar que o aumento dos veículos em larga escala nas ruas dos centros urbanos brasileiros é fator de entrave para que o modo de locomoção urbana sustentável seja algo real na sociedade do país pois além de causar engarrafamentos e aumento das horas no trânsito, causam a poluição do meio ambiente por lançarem gases poluentes na atmosfera. Segundo palavras do médium Chico Xavier “Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e sim o que menos se suja”. Diante disso percebe-se a necessidade de a população diminuir o uso de veículos que não sejam considerados “eco” para que com o modo de locomoção sustentável o ambiente terrestre seja um local propício para a evolução segura e saudável da vida humana.
	Igualmente relevante é o fato do governo brasileiro ter dificuldades de compreender a noção de sustentabilidade e ter maior abertura nos seus planos políticos para as implementações de mudanças na infraestrutura das vias urbanas. No filme infantil Lorax, disponível na plataforma amazon prime, o personagem Ted vai em busca de uma aventura à procura da última trúfula que seria a única árvore sobrevivente no planeta terra após os seres humanos terem destruído o meio em que viviam com a poluição. Ao decorrer do filme, Ted tem como obstáculo o prefeito da cidade, o qual vendia ar puro engarrafado para a população e se o garoto encontrasse árvore e à plantasse, iria parar de fazer lucro. As cenas remetem a realidade que deve ser combatida em que os brasileiros vivem, onde o governo apresenta resistência em relação a introdução de ciclovias nas ruas das cidades, calçadas adequadas para a circulação de pessoas e meios de locomoção que não sejam tão prejudiciais ao ambiente.
	É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que os desafios da mobilidade urbana sustentável sejam combatidos. A indústria automobilística, deve por meio de projetos e propagandas, apresentar à sociedade veículos que sejam menos prejudiciais à atmosfera terrestre e que façam a utilização de combustível fóssil por exemplo, oferecendo é claro, um preço que seja acessível a pelo menos metade da população do país, assim mais pessoas poderão utilizar esses meios de transporte e ajudar na recuperação do meio ambiente. Ademais, o Governo deve, através de investimentos pagos pelos impostos, fazer a implementação de meios para a locomoção sustentável como proporcionar bicicletas, skates, locais apropriados para ciclistas e pedestres além de ônibus com maior qualidade pois com isso os indivíduos passariam a usufruir desse meio e teria menos carros circulando e poluindo as avenidas. Com isso será possível garantir à próxima geração uma qualidade de vida melhor e mais sustentável.

Continue navegando