Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Professor(a) 
	Componente Curricular: Data:
	Estudante: Série/Turma: 
Leia o texto abaixo para relembrar alguns dos conteúdos estudados nas aulas anteriores, em seguida complete o caça palavras, encontrando as palavras listadas. Escolha 3 palavras e escreva em seu caderno com suas palavras o significado dela ou o que ela representa.
O ILUMINISMO
O Iluminismo, ou Ilustração, foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa nos séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual. A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Por isso, esse século ficou conhecido como o Século das Luzes ou da Ilustração. Eles opunham-se, portanto, ao conhecimento baseado na “autoridade” e na “tradição” e propunham a busca de um novo conhecimento baseado na razão. A maioria dos iluministas acreditava em Deus e que o mundo era regido por leis naturais. Assim, para conhecê-las, se dedicavam à ciência. Os iluministas também reagiram ao Antigo Regime. Opunham-se ao absolutismo, aos privilégios da nobreza e do clero, à intolerância religiosa e à falta de liberdade.
PENSADORES ILUMINISTAS
Entre os pensadores iluministas mais conhecidos estão Locke, Voltaire, Montesquieu e Rousseau. O inglês John Locke (1632-1704) dizia que todas as pessoas, ao nascerem, tinham os mesmos direitos: direito à vida, à liberdade e à propriedade. O francês Voltaire, cujo nome era François-Marie Arouet (1694-1778), tornou-se conhecido por suas críticas à Igreja Católica e à monarquia absolutista francesa, por seu combate à ignorância, ao preconceito e ao fanatismo religioso. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) defendeu ideias que continuam sendo atuais defende a ideia de que a vontade do povo é soberana. Os escritos de Rousseau foram, por exemplo, uma das fontes de inspiração da Revolução Francesa, cujo lema era: liberdade, igualdade e fraternidade. E inspiraram também a Conjuração Baiana, de 1798, no Brasil. O Barão de Montesquieu (1689-1755), m sua principal obra, O espírito das leis, defendeu a ideia de que, quando as pessoas têm poder, tendem a abusar dele, então era preciso evitar que o poder se concentrasse nas mãos de uma só pessoa ele propôs a “divisão dos poderes” em executivo, legislativo e judiciário. Entre 1751 e 1772, o pensamento dos iluministas foi documentado na Enciclopédia, obra suprema do Iluminismo, em 34 volumes, organizada por Diderot e D'Alembert, que contaram com a colaboração de Montesquieu, Voltaire, Rousseau, entre outros.
ILUMINISMO ISAAC NEWTON DEMOCRACIA ABSOLUTISMO 
LUZES RAZÃO 			CIÊNCIA		 LIBERDADE VOLTAIRE 		ROUSSEAU 		 IGUALDADE 	 FRATERNIDADE 
CONJURAÇÃO BAIANA 			 ENCICLOPÉDIA MONTESQUIEU
EXECUTIVO 			 LEGISLATIVO	 JUDICIÁRIO

Mais conteúdos dessa disciplina