Buscar

ATIVIDADE 1 SAÚDE - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA - 512024

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – SAÚDE - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA - 51/2024
A fecundação, ou fertilização, é uma sequência de eventos onde os gametas masculino e feminino se encontram. Isso acontece, normalmente, na porção mais larga da tuba uterina, próxima ao ovário, chamada ampola. Caso o oócito não encontre o espermatozoide, a fecundação não acontece e ele passará, lentamente, pela tuba até a cavidade do útero, onde será degenerado e reabsorvido.
Texto adaptado de: SILVA, Camila Girotto da. Embriologia e Histologia. Maringá - PR: Unicesumar, 2020. (Graduação - EaD). Reimpresso em 2023. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância.
Mariana e Carlos, ambos com 35 anos, têm tentado ter um filho há vários anos. Após diversas tentativas frustradas e exames médicos, descobriram que Carlos tem uma baixa contagem de espermatozoides, uma condição conhecida como oligospermia. O casal decide então buscar ajuda médica especializada e é aconselhado a considerar a inseminação artificial como uma opção viável para a concepção.
O médico explica, que a inseminação é um processo simples, que consiste na transferência mecânica de espermatozoides que foram tratados para o interior da cavidade uterina
Após a decisão do casal de prosseguir com a inseminação artificial devido à oligospermia de Carlos, o procedimento é realizado com sucesso. Agora, o espermatozoide introduzido na cavidade uterina de Mariana tem a tarefa crucial de encontrar e fertilizar o óvulo
1) Explique o caminho percorrido pelo espermatozoide dentro do trato reprodutivo feminino, incluindo os desafios e os mecanismos que permitem ao espermatozoide alcançar o óvulo.
2) Descreva o processo pelo qual o espermatozoide interage com o óvulo e como penetra, e as mudanças celulares que ocorrem como resultado do encontro dos gametas até a formação do zigoto.

Continue navegando

Outros materiais