Buscar

Drenagem resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dentro desse gerenciamento deve-se considerar primeiramente os aspectos sociais. O aspecto social diz respeito ao controle das áreas onde há aglomeração populacional, visto que essas são as áreas mais impermeabilizadas.
Em segundo deve-se observar os aspectos legais e institucionais, que são regidos nas cidades através de suas prefeituras. Nesse quesito, as prefeituras podem fazer ou terceirizar o serviço de forma que consiga evitar problemas maiores como inundações.
Já em terceiro lugar temos os aspectos tecnológicos, que implicam nas técnicas utilizadas para escoamento. Ferramenta muito pertinente a forma de aplicação das leis em cada lugar.
E por último, mas não menos importante, o aspecto ambiental, que é a forma como são encaminhadas as águas de volta a rios, mares e bacias. Um ponto muito interessante é dizer que a falta de encaminhamento consciente dessas águas gera transtornos como a deterioração dos mananciais e a redução de água para população.
Considerando as características da drenagem urbana podemos agrupar os elementos que compõe um sistema de drenagem urbana em:
· Pavimentos das ruas
· Guias e sarjetas
· Bocas de lobo
· Galerias de drenagem
· Sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos
· Trincheiras e valas
Podemos citar um termo que define o conjunto de localidades em que se observa o escoamento da água, como bacia hidrográfica urbana. No qual, deve-se avaliar a vazão e a necessidade de delimitar a impermeabilização de terrenos.

Outros materiais