Buscar

40 A Grande Depressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**A Grande Depressão**
A Grande Depressão foi uma das crises econômicas mais devastadoras da história mundial, que teve início em 1929 e teve impactos profundos em todo o mundo. Aqui estão os principais aspectos desse período sombrio:
1. **Crash da Bolsa de Valores de 1929:** A Grande Depressão teve início com o colapso da Bolsa de Valores de Nova York em outubro de 1929. O crash da bolsa foi resultado de uma bolha especulativa alimentada por empréstimos excessivos e investimentos arriscados, que acabaram levando a uma queda drástica nos preços das ações.
2. **Causas Econômicas:** A crise foi exacerbada por uma série de fatores econômicos, incluindo superprodução industrial, especulação desenfreada, políticas monetárias inadequadas, dívidas excessivas, desigualdade de renda e problemas no sistema bancário.
3. **Impacto Global:** A Grande Depressão teve impactos econômicos devastadores em todo o mundo. A crise começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou para outros países, causando uma queda acentuada no comércio internacional, desemprego em massa e colapso do sistema financeiro em muitas nações.
4. **Desemprego em Massa:** Milhões de pessoas perderam seus empregos durante a Grande Depressão, com taxas de desemprego atingindo níveis alarmantes em todo o mundo. A falta de emprego levou a uma espiral de pobreza, desespero e desesperança para muitas famílias.
5. **Intervenção do Estado:** Em resposta à crise, muitos governos implementaram políticas de intervenção estatal para tentar mitigar os efeitos da depressão. Isso incluiu programas de obras públicas, subsídios agrícolas, regulação financeira e medidas de estímulo econômico.
6. **Impacto Social e Cultural:** Além das consequências econômicas, a Grande Depressão teve impactos sociais e culturais duradouros. Muitas pessoas perderam suas economias e suas casas, levando a um aumento da pobreza e da desigualdade. A crise também gerou um clima de desconfiança nas instituições governamentais e financeiras, bem como mudanças significativas na cultura e na política.
7. **Fim da Grande Depressão:** A recuperação da Grande Depressão foi gradual e variou de país para país. Nos Estados Unidos, a Segunda Guerra Mundial foi um fator importante na recuperação econômica, estimulando a produção industrial e reduzindo o desemprego. Em outros países, como na Europa, a recuperação foi mais lenta e só foi alcançada após o fim da guerra.
A Grande Depressão deixou um legado duradouro, moldando a política econômica e social em todo o mundo e influenciando o pensamento econômico por décadas. Suas lições também foram fundamentais na formulação de políticas para evitar crises semelhantes no futuro.

Outros materiais