Buscar

99 Comportamento de cortejo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Comportamento de Submissão: Estratégias para Manter a Harmonia Social**
O comportamento de submissão é uma forma de interação social em muitas espécies animais, onde os indivíduos adotam posturas ou comportamentos que indicam deferência e respeito em relação a outros membros do grupo, especialmente aqueles que são mais dominantes. Esse comportamento desempenha um papel crucial na manutenção da harmonia social, na redução de conflitos e na promoção da coesão do grupo.
Principais aspectos e características do comportamento de submissão:
1. **Posturas Corporais Submissas:** Os animais frequentemente adotam posturas corporais específicas para demonstrar submissão a membros dominantes do grupo. Isso pode incluir abaixar a cabeça, encolher o corpo, evitar contato visual direto, expor o pescoço ou a barriga, ou recuar para permitir que o membro dominante passe à frente.
2. **Vocalizações de Submissão:** Alguns animais emitem vocalizações específicas para sinalizar submissão a outros membros do grupo. Essas vocalizações podem ser suaves, agudas ou de baixa intensidade, indicando deferência e ausência de ameaça em relação ao indivíduo dominante.
3. **Gestos de Pacificação:** Os animais também podem realizar gestos de pacificação para acalmar membros dominantes ou evitar conflitos potenciais. Isso pode incluir lamber, acariciar, tocar suavemente, ou oferecer alimentos como um gesto de reconciliação e submissão.
4. **Evitação de Conflitos:** Os indivíduos submissos muitas vezes evitam confrontos diretos com membros dominantes do grupo, preferindo ceder a recursos, territórios ou parceiros em disputa para evitar agressão e manter a harmonia social. Isso pode envolver estratégias de desvio, fugas ou recuos em situações de conflito iminente.
5. **Reconhecimento de Hierarquia:** Os animais têm a capacidade de reconhecer a hierarquia social dentro do grupo e ajustar seu comportamento de acordo com o status dos outros membros. Os indivíduos submissos frequentemente demonstram respeito e deferência aos indivíduos dominantes, enquanto afirmam sua posição em relação a membros de status semelhante ou inferior.
6. **Manutenção da Coesão Social:** O comportamento de submissão desempenha um papel importante na manutenção da coesão social dentro do grupo, permitindo que os indivíduos estabeleçam relações de confiança, evitem conflitos desnecessários e promovam a colaboração e o apoio mútuo entre os membros.
O comportamento de submissão é uma adaptação evolutiva que ajuda a regular as interações sociais e promover a estabilidade e coesão dentro dos grupos sociais de muitas espécies animais. Compreender os padrões e mecanismos desse comportamento é fundamental para informar práticas de conservação, manejo de populações e preservação da biodiversidade em ecossistemas naturais.

Outros materiais