Buscar

ATIVIDADE 1 PROTEÇÃO E ESTABILIDADE DE SISTEMAS ELÉTRICOS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – PROTEÇÃO E ESTABILIDADE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Um curto-circuito, comumente conhecido como “falta”, pode ocorrer de maneira aleatória em um sistema elétrico de potência. Em geral, a “falta” acontece devido ao contato entre os condutores de energia ou em razão de um arco-voltaico, provocado por alguma anomalia no sistema (sobrecorrente e/ou sobretensão, por exemplo). Procurando garantir a continuidade do sistema (operação sem interrupções), você, engenheiro eletricista responsável pelo setor de distribuição de energia elétrica de uma concessionária, faz os seguintes questionamentos:
1) É possível evitar uma “falta”? Como?
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar uma “falta” de energia, tais como:
Adotar sistemas de proteção avançados que detectem rapidamente as ocorrências no sistema, e realizem remanejamento das cargas, como por exemplo self-healing (recomposição automática do sistema) e que é executado por meio de dispositivos de manobras conectados entre si.
Realização de manutenções preventivas nas linhas e equipamentos da rede elétrica. Um bom exemplo é a lavagem de isoladores nas regiões de orla marítima, removendo as crostas evitando curtos-circuitos.
Além disso, é importante também que ocorra sempre a verificação do balanceamento das cargas do sistema elétrico, e esta análise é realizada através da utilização do método das componentes simétricas que decompõem o sistema, que por ventura esteja desequilibrado, em três sistemas elétricos equilibrados.
2) Quais são os principais fatores envolvidos em uma “falta”?
Algumas das principais causas de “falta” de energia estão relacionadas a contato entre condutores causando curto-circuito, sobre carga de corrente, sobretensões ou falhas em equipamentos como isoladores, transformadores e disjuntores.
3) Quais são as consequências dos curtos-circuitos para uma rede de distribuição de energia e seus consumidores (residenciais, industriais ou comerciais)? 
As consequências são as seguintes: interrupção no fornecimento de energia para os consumidores afetados; danos materiais em equipamentos eletrônicos (queima); risco de incêndio devido ao aquecimento dos condutores e componentes; possibilidade de desligamento em cascata, afetando outras partes da rede; perda de receita para a concessionária de energia devido à interrupção dos serviços (pagamento de transgressões).
4) Como elaborar um plano de ação / plano de contingência para diagnosticar e analisar as possíveis causas das “faltas”?
As faltas nos barramentos do SEP, que ocasionam interrupções no fornecimento de energia elétrica e prejuízos aos consumidores em geral, ocorrem em razão do desequilíbrio de cargas no sistema. Diante dessas ocorrências é importante realizar um estudo utilizando a modelagem das componentes simétricas 
Com base na atividade avaliativa proposta, elabore um conjunto de respostas conforme os questionamentos, enfatizando os seguintes assuntos: componentes simétricas (sequências positiva, negativa e zero), teorema de Fortescue, faltas assimétricas em geradores sem carga e faltas assimétricas em sistemas elétricos de potência.
De acordo com a atividade avaliativa, espera-se que o estudante adquira as seguintes competências:
a) Planejar ações a curto e médio prazo para antecipar possíveis problemas relacionados às faltas; e
b) Desenvolver projetos e ações mitigadoras para reduzir as faltas em sistemas elétricos de potência / rede de distribuição de energia elétrica.

Continue navegando