Buscar

14

Prévia do material em texto

A Biologia molecular envolve o estudo das moléculas que armazenam e processam a informação genética. As propriedades químicas dessas moléculas e os princípios que regem o seu comportamento são peças centrais para compreensão da manutenção e transferência dessa informação. Marque a alternativa que está INCORRETA em relação a propriedade química dos ácidos nucléicos. 
Alternativas
A pouca variedade estrutural do RNA em relação ao DNA reflete as 3 principais diferenças químicas entre os dois polinucleotídeos: timina substituída por uracila, presença de ribose e –OH no carbono 2’ do açúcar. 
Os ácidos nucléicos, DNA e RNA, são polímeros de nucleotídeos. Cada nucleotídeo possui 3 componentes: um açúcar desoxirribose (DNA) ou ribose (RNA), um grupamento fosfato e uma base nitrogenada.  
As modificações pós-síntese de moléculas de DNA, RNA e proteínas podem afetar a estrutura e a atividade biológica dessas moléculas. No DNA, a metilação das bases A, C e G é bem comum e, em humanos, leva a ativação e silenciamento da expressão gênica. 
A base uracila, comum ao RNA, é estruturalmente idêntica a timina, exceto pela ausência do grupamento metila (-CH3). 
Os palíndromos são formados por repetições invertidas adjacentes, que ocorrem em uma das fitas de DNA ou nas duas fitas da hélice dupla. Essas sequências possuem funções biológicas importantes, como bloqueio da síntese proteica pelos ribossomos.

Continue navegando