Buscar

Atividade Prática ll - Planejamento Urbano e Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Ambiental – prática II
 
 
Aluno (a): 
Data: 
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Você foi convidado para opinar sobre uma mudança de um determinado planejamento, que para trazer uma quantidade de água até a cidade, será obrigado abrir uma clareira na floresta, com a consequente retirada de árvores para que se dê lugar as construções relativas ao envio e deslocamento da água. 
1) Qual tipo de estudo deverá ser realizado para que o impacto seja mínimo?
2) Qual plano deverá ser implementado para recuperar as árvores que sejam retiradas, a fim de que o urbanismo e o planejamento não sejam afetados?
3) O que caracteriza o planejamento urbano de ambiental em poucas palavras?
R: O enfoque do planejamento urbano ambiental é integrar o desenvolvimento urbano à preservação e conservação do meio ambiente. Assim:
1. A fim de reduzir o impacto da abertura de clareiras na floresta, torna-se necessário conduzir um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e elaborar um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
2. O plano destinado à recuperação das árvores removidas pode abranger práticas de reflorestamento, como o cultivo de espécies nativas da região afetada.
3. O planejamento urbano ambiental se destaca pela integração do desenvolvimento urbano com a preservação ambiental, buscando assegurar o uso sustentável dos recursos naturais, a proteção dos ecossistemas e a qualidade de vida da população. O EIA e o RIMA são ferramentas cruciais para avaliar os impactos ambientais resultantes de intervenções, como a abertura de clareiras na floresta.
Esses estudos identificam medidas para atenuar danos à biodiversidade, aos recursos naturais e às comunidades locais, assegurando a sustentabilidade da intervenção. Adicionalmente, é imperativo adotar práticas de manejo sustentável da floresta, preservando a vegetação remanescente e promovendo sua regeneração natural.
O planejamento urbano ambiental também engloba ações para reduzir impactos ambientais, preservar a biodiversidade e incentivar práticas sustentáveis na ocupação e gestão do espaço urbano, visando equilibrar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Planejamento Urbano e Ambiental
Primeiros Socorros

Outros materiais