Buscar

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO BANCÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No Brasil, as operações que envolvem negociação de instrumentos financeiros acontecem dentro do Sistema Financeiro Nacional. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA: I. O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, e seu órgão normativo é o Conselho Federal de Contabilidade. II. Sistema Financeiro Nacional é o meio que estrutura e regulamenta o mercado financeiro brasileiro através dos órgãos que o compõe, com o objetivo de intermediar a circulação de recursos entre agentes econômicos com situações deficitárias e superavitárias.   Assinale a alternativa CORRETA:
·  A asserção I é falsa e a II verdadeira
Devido ao delicado momento econômico do Brasil, em que instituições classificadoras de risco retiraram o grau de investimento do país devido à incerteza econômica e política do mesmo. Acerca do tema estudado, assinale a opção INCORRETA:
·  Os bancos de varejo no Brasil estão na última fase para criação de formas de relacionamento com clientes menos estruturadas e em modelos baseados em diversos parâmetros como, nível de moradia, cidania e propensão de ansiedade.
Se fosse possível, a área de Controladoria poderia ser definida com a palavra “controle”. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA: I. As instituições financeiras bancárias são aquelas que podem captar depósitos à vista e logo criar moeda escritural. As instituições financeiras não bancárias, não recebem depósitos a vista, logo não criam moeda escritural. II. A intermediação financeira ocorre na relação entre os agentes econômicos superavitários para os deficitários. Essa intermediação produz um maior dinamismo à economia, elevando a produção e oferecendo maior capacidade de consumo. Assinale a alternativa CORRETA:
·  A asserção I e II são verdadeiras.
RELACIONE a primeira coluna com a segunda. I. Títulos públicos II. Tesouro Direto III. Debêntures (   )  Neste sistema, os títulos públicos federais são diretamente ofertados para pessoas físicas, contribuindo para diversificação e democratização das alternativas de investimento. (   ) São instrumentos por meio dos quais o governo capta recursos no mercado financeiro com intuito de aplicá-los no refinanciamento da dívida pública, no financiamento do déficit orçamentário, entre outras aplicações definidas em leis. (   ) São títulos emitidos por sociedades anônimas como meio para captação de recursos de terceiros, nos quais os investidores tornam-se coproprietários da companhia que estão adquirindo as participações. A sequência CORRETA é:  
·  III, I, II
Catelli et. al. (2001, p. 359) afirma que as instituições financeiras são responsáveis pela captação e aplicação de recursos. Acerca do tema estudado, assinale a opção CORRETA:
·  Instituição financeira é definida como: pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira.
As instituições bancárias estão obrigadas ao cumprimento da Resolução n. 2.554 de 24/09/1998, do BACEN. Segundo essa normatização as instituições devem possuir um sistema de controle interno. De acordo com o tema estudado assinale a opção INCORRETA:
·  Compete à unidade do banco responsável pelo câmbio, modelar e instituir as normas e as sistemáticas de avaliação de riscos de fornecedores de moedas estrangeiras e de atribuição de limites de crédito, para serem utilizadas pela rede de negócios limitada, visando ao descumprimento das diretrizes estabelecidas na política de crédito.
A resolução nº. 3380 do BACEN, determina o Novo Acordo de Basiléia, um passo adiante da informação, onde as empresas e seus gestores devem usá-lo como meio de comunicação. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA: I. Através da edição da Resolução 3.380, o Banco Central do Brasil procura buscar o alinhamento das práticas para a Gestão e Supervisão do Risco Operacional, reconhecidas mundialmente pelo mercado financeiro com a política de gerenciamento do risco operacional. II. A Resolução n. 3.380 do BACEN tem por preocupação identificar e avaliar os riscos operacionais, suas consequências financeiras e suas causas, a partir de quatro fatores importantes, tais como os recursos humanos, o ambiente, as tecnologias e os processos.   Assinale a alternativa CORRETA:
·  A asserção I e II são verdadeiras.
As instituições que comercializam produtos financeiros são responsáveis, segundo a CVM, por, EXCETO:
·  No que diz respeito à produtividade total dos fatores (PTF), a expectativa dos fatores (PTF) a é que haja um crescimento acelerado, porém insignificativo.
Em função da importante movimentação financeira para economia e aos novos produtos e serviços essenciais à sociedade, o setor bancário provocou alterações significativas na mesma, tanto na mudança do perfil dos usuários, como na relação das empresas com seus clientes. De acordo com o que foi estudado assinale a alternativa CORRETA:  
·  Na linguagem de marketing a tecnologia da informação auxilia no aprendizado cognitivo que se dá na aquisição de informações advindas da comunicação oral ou escritas.
Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA: I. Estar em compliance é estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos. Quando não está em compliance, existe o risco de compliance. II. Compliance é o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da Instituição”.   Assinale a alternativa CORRETA:
·  A asserção I é verdadeira e a II é falsa

Outros materiais