Buscar

Unidade 10 - SISTEMAS DE APOIO Á DECISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Quais s áreas de abrangência dos APS? Explique
• planejamento da demanda gera previsões de demanda com base em diversas informações históricas ou de outra categoria relevante. Ele também permite aos usuários 
analisar o impacto das promoções, do lançamento de novos produtos e de outros planos de negócio. O método usado na maioria das vezes é a análise estatística.
 • O planejamento de produção gera programas de produção detalhados com base no 
plano mestre da cadeia de suprimentos ou nas previsões de demanda. O método usado é a análise de exequibilidade baseada em restrições que atende a todas as limitações de produção.
 • A gestão de estoques gera planos de estoque para as diversas unidades na cadeia de 
suprimentos com base nos lead times médios para demanda, variação na demanda e 
obtenção de material. Os métodos usados são de caráter estatístico e computacional.
 • O planejamento de transporte gera rotas e programação de transporte com base na 
disponibilidade de transporte nas programações de vias, custo e entrega ao cliente. 
Existe uma grande variedade de opções para o planejamento de transporte. Assim, estes sistemas podem variar do planejamento de frotas, a seleção do modo de transporte 
até a definição de rotas e distribuição
2 – O que é APS? Explique
Os softwares APS são ferramentas muito usadas no planejamento e na programação da produção. Tem seu foco voltado para o sequenciamento e planejamento com capacidade finita, ou seja, levando em conta diversas restrições do chão de fábrica como recursos, mão-de-obra, calendários produtivos, ferramentaria e outros. Dentre os benefícios que um software APS pode trazer destaca-se: redução do tempo de atravessamento de fábrica, redução de estoques, redução de setups, melhor utilização dos recursos e melhoras no atendimento dos prazos de entrega.
principais funcionalidades:
-Planejamento da produção gerando o plano mestre de produção;
-Planejamento de políticas de estoque;
-Geração de ordens de produção;
-Sequenciamento das ordens de produção com capacidade finita;
-Simulação de diferentes cenários de sequenciamento;
-Gestão de materiais.
3 – O que é DRP? Explique
A função do DRP é distribuir os produtos que estão armazenados no centro de distribuição da rede varejista e atacadista entre os seus pontos de venda. Para isso, ele elabora sugestões de como, quando e quanto de cada mercadoria será enviada a determinada unidade. Isso tudo com base em alguns parâmetros, como média de vendas em cada loja, tempo que o centro de distribuição leva para entregar, frequência de reposição e estoque de segurança de cada produto. Considerando variáveis como essas é possível dimensionar os níveis de estoque de cada produto para cada loja. O DRP faz esse cálculo e elabora uma sugestão de reposição.
Essa funcionalidade permite que haja sempre um equilíbrio entre consumo e armazenagem livrando o varejista de problemas de e excesso de mercadoria, evitando a necessidade de fazer promoções e, com isso, reduzir sua margem.
4 – O que é pesquisa operacional? Explique
Pesquisa Operacional é uma área do conhecimento que aplica métodos matemáticos para fazer com que as melhores decisões sejam tomadas em diversos tipos de situação.
Ela apoia processos de decisão dos mais diversos tipos, buscando sempre a otimização de recursos escassos, por meio de um conjunto de técnicas.
A PO auxilia na otimização de problemas tanto básicos quanto mais complexos, nos quais o tomador de decisão não consegue apenas mentalmente concluir a melhor decisão a respeito da situação, necessitando assim de métodos matemáticos para o auxiliar a analisar diferentes cenários.
5 – Quais são as ferramentas analíticas?
Consultas. Muitas vezes, as imensas quantidades de dados dificultam a análise manual. Nestes casos, as decisões são facilitadas simplesmente permitindo que os tomadores de decisão formulem perguntas específicas sobre os dados.
 Mineração de dados. No passado recente, com o aumento do tamanho e da cobertura das bases de dados das corporações, novas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para encontrar padrões, tendências e relacionamentos “ocultos” nestes dados. Por exemplo, a mineração de dados revelou uma pedra preciosa para as equipes de marketing: os homens compram cerveja e fraldas nas tardes de sexta-feira, o que indicou aos varejistas que seria uma boa ideia dispor estes dois produtos um próximo ao outro no interior da loja. 
Ferramentas de processamento analítico online. As ferramentas de processamento analítico online oferecem um caminho intuitivo para examinar dados corporativos. Essas ferramentas agregam dados ao longo de dimensões comuns aos negócios e permitem que os usuários naveguem entre diferentes hierarquias e dimensões. As ferramentas também disponibilizam ferramentas detalhadas para analisar e apresentar estes dados. A maior parte destas ferramentas é genérica – elas têm um nível maior de sofisticação do que uma planilha e são mais fáceis de usar do que as ferramentas de bases de dados
Calculadoras. Estas são ferramentas de apoio à decisão bastante simples, que podem 
facilitar cálculos especializados, como a contabilidade de custos. 
Simulação. Todos os processos de negócio possuem componentes aleatórios. As vendas 
podem assumir diferentes valores. Um equipamento pode falhar ou não. Muitas vezes, 
estes elementos aleatórios, ou estocásticos, de um problema dificultam sua análise. Nestes casos, uma simulação é uma ferramenta útil para a tomada de decisão.
Inteligência artificial (IA). Estas técnicas tentam criar sistemas que demonstram inteligência com a incorporação de uma forma de aprendizado. Por exemplo, os agentes inteligentes utilizam a IA como ferramenta na tomada de decisão, especialmente naquelas que definem maneiras de suprir um cliente dentro do menor prazo possível ou de estimar um lead time de entrega enquanto o cliente aguarda do outro lado da linha.
Os modelos e algoritmos matemáticos. As ferramentas matemáticas, muitas vezes oriundas da disciplina de pesquisa operacional, podem ser aplicadas aos dados para definir as soluções possíveis para um problema. Estes algoritmos são classificados em duas categorias:
 • Os algoritmos exatos
 • A heurística
6 – Explique os algoritmos e modelos matemáticos.
Os modelos e algoritmos matemáticos. As ferramentas matemáticas, muitas vezes oriundas da disciplina de pesquisa operacional, podem ser aplicadas aos dados para definir as soluções possíveis para um problema. Por exemplo, estas ferramentas geram o melhor conjunto de localizações para a instalação de novos depósitos, a rota mais eficiente para um caminhão ou uma política de estoque eficaz para um varejista. Estes algoritmos são classificados em duas categorias: 
• Os algoritmos exatos. Dado um problema específico, estes algoritmos encontram a “melhor solução possível” do ponto de vista matemático, também chamada solução ótima. Em geral, estes tipos de algoritmos de otimização têm tempos de execução muito longos, sobretudo se o problema é complexo. Em muitos casos os algoritmos exatos encontram a solução ótima. Em outros é possível utilizá-los, mas o resultado talvez não compense os esforços de execução. Isto ocorre porque os dados de entrada para estes algoritmos frequentemente são aproximados ou agregados.
 • A heurística. Os algoritmos baseados em heurísticas oferecem boas soluções, mas não necessariamente ótimas, aos problemas em questão. A heurística via de regra tem execução mais rápida do que os algoritmos exatos. A maioria dos SADs que utilizam algoritmos matemáticos faz uso da heurística. Uma heurística eficiente oferece uma solução rapidamente que se aproxima da solução real.
7 – O que determina a escolha das ferramentas analíticas?
• O tipo de problema sendo considerado.
 • A precisão necessária para a solução – talvez uma solução ótima não seja estritamente 
necessária.
 • A complexidade do problema – algumas ferramentas podem não ser as mais apropriadas 
para problemas complexos, ao passo que outras talvez estejam superdimensionadas para 
problemas quena verdade são relativamente simples.
 • O número e o tipo de indicadores de saída confiáveis.
 • A velocidade exigida para o SAD – no caso de sistemas operacionais, como na cotação 
de lead times e definição de rotas, a velocidade pode ter papel essencial.
 • O número de objetivos ou metas do tomador de decisão – por exemplo, um SAD para a 
definição de rotas de caminhões talvez exija uma solução que proponha o número mínimo de caminhões e a menor distância a cobrir
8 – Quais são os tipos de ferramentas de apresentação?
- Relatórios
- Gráficos
- Tabelas
- Planilhas eletrônicas
- Animações
- Sistema de informações geográficas (gis) 
9 – O que é GIS? Explique
Um sistema de informação geográfica (GIS) é um sistema que cria, gerencia, analisa e mapeia todos os tipos de dados. GIS conecta dados a um mapa, integrando dados de localização (onde as coisas estão) com todos os tipos de informações descritivas (como as coisas são lá). Isso fornece uma base para mapeamento e análise que é usada na ciência e em quase todos os setores. O GIS ajuda os usuários a entender padrões, relacionamentos e contexto geográfico. Os benefícios incluem melhor comunicação e eficiência, bem como melhor gestão e tomada de decisões.
10 – Quais são os sistemas de apoio a decisão para a cadeia de
suprimentos? Explique cada um deles.
Embora a ênfase do ERP esteja nas
operações internas de empresas de manufatura, muitos dos aplicativos incluídos nos pacotes
de ERP são relevantes para a cadeia de suprimentos, destacando-se:
a) MPR (planejamento de materiais): garante que todos os materiais e componentes
necessários possam ser adquiridos em tempo.
b) MPS (planejamento mestre de produção): calcula quando a produção deverá ocorrer para
que o cronograma de distribuição seja cumprido.
c) CRP (planejamento de capacidade de curto prazo): verifica se as instalações de produção
disponíveis serão capazes de realizar o trabalho.
d) DRP (planejamento das necessidades de distribuição): cria um planejamento de
distribuição que indica quantos produtos de cada tipo precisam estar em cada localidade, a
cada período.
11 – O que deve ser considerado para a seleção dos SADs?
O SAD adequado para uma dada situação depende da natureza do problema, do horizonte de planejamento e do tipo de decisão que precisa ser tomada. Além disso, muitas vezes há uma troca entre as ferramentas genéricas, que não são específicas a um problema e que permitem a análise de diferentes tipos de dados, e os sistemas mais dispendiosos, customizados para uma aplicação específica.
12 – O que é SRM, MES, RFID, APS, CRM, WMS, TMS, BI e EDI?
· A gestão do relacionamento com o fornecedor (SRM) oferece a interface necessária para os fornecedores efetuarem as compras, as transações e as atividades colaborativas.
· Os softwares MES são sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. Eles geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados
· A identificação por radiofrequência (RFID) é uma tecnologia que utiliza etiquetas que emitem sinais de rádio e dispositivos, chamados unidades leitoras, que detectam o sinal. As etiquetas podem ser ativas ou passivas, isto é, elas podem emitir informações ou responder quando solicitado por uma leitora.
· Os softwares APS são ferramentas muito usadas no planejamento e na programação da produção. Tem seu foco voltado para o sequenciamento e planejamento com capacidade finita, ou seja, levando em conta diversas restrições do chão de fábrica como recursos, mão-de-obra, calendários produtivos, ferramentaria e outros.
· A gestão do relacionamento com o cliente (CRM) envolve sistemas que atualizam e rastreiam as interações com os clientes. Estes sistemas conectam-se com outros sistemas de rastreamento e de servidores para oferecer informações de maior qualidade aos clientes e aos representantes de serviços que os atendem. 
· O WMS é um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Em geral, são softwares ou aplicativos desenvolvidos para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos logísticos em especial, nos depósitos, armazéns e estoque. O uso de WMS agiliza e torna mais eficientes a estocagem e a expedição de mercadorias, além de ajudar no controle dos estoques e no planejamento logístico e também nos processos de separação dos pedidos para envio redução dos estoques.
· Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. Como por exemplo: controle de custos; cadastro de veículos; planejamento de rotas;
· O software inteligência de negócios (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.
· O EDI é a tecnologia que permite que fornecedores, varejistas e distribuidores transmitam todos os tipos de transações comerciais em tempo real, sem falhas, sem erros humanos e com sistemas que automatizam a gestão das relações comerciais entre os parceiros.

Continue navegando