Buscar

Unidade VII - QUESTÕES

Prévia do material em texto

1 – Quais são as etapas para a seleção de um ERP?
PROCEDIMENTOS INICIAIS
 Designação de um grupo de responsabilidade
 Levantamento da sistemática e das necessidades
 Determinação dos indicadores de desempenho
 Determinação dos demais quesitos a serem avaliados
 Determinação de um sistema de pontuação
SELEÇÃO
(A) Seleção prévia
- Seleção de fornecedores
- Seleção de produtos
(B) Avaliação funcional
- Análise do material de divulgação
- Análise das funcionalidades
(C) Avaliação tecnológica e de mercado
- Avaliação tecnológica
- Avaliação dos clientes 
(D) Refinamento da análise
- Teste do sistema
- Avaliação dos detalhes comerciais
DECISÃO
 
2 – Como é feita a classificação dos fornecedores de ERP?
Antes de contatar qualquer dos fornecedores ou fabricantes, devem-se estabelecer algumas premissas quanto ao perfil do fornecedor, limitando a pesquisa a determinada quantidade de fornecedores. Os fatores determinantes dessa quantidade são a praticidade e a urgência com as quais a empresa quer conduzir o processo de seleção. É importante também levar em consideração a opinião de algum especialista de confiança da empresa, principalmente sobre a idoneidade e reputação do fornecedor. 
Deve-se esclarecer aos fornecedores que, sendo enquadrados no perfil desejado, serão convocados a demonstrar a funcionalidade do sistema, de acordo com um roteiro previamente selecionado.
Além disso, devem-se considerar também as recusas dos fornecedores em não participar dp processo de seleção, principalmente quando a recusa acontece por impossibilidade de atendimento no momento desejado pela empresa, uma vez que, caso o processo tenha que ser interrompido ou postergado, esses fornecedores poderão ser contratados futuramente.
Sempre que possível, é importante verificar as respostas prestadas pelos fornecedores, principalmente, em relação à estabilidade econômica da empresa e a suas perspectivas em relação aos avanços tecnológicos.
É recomendável também comunicar a desclassificação aos fornecedores, agradecendo sua participação no processo. Além de ser uma postura ética, atenuando o desconforto pela desclassificação, essa atitude tem o objetivo de manter bom relacionamento com o fornecedor, caso haja a necessidade de, futuramente, fazer novo contato com o mesmo.
3 – Qual a importância do grupo avaliador?
A constituição desse grupo é um dos pontos mais delicados do projeto, uma vez que envolve os aspectos humanos e políticos da empresa. a implantação de um sistema ERP é algo que vai comprometer toda a estrutura organizacional da empresa e, portanto, sia escolha deve representar a opinião da maior parte da organização. Por essa razão, todos os setores da empresa devem manifestar sua opinião sobre cada um dos sistemas ERP analisados.
4 – O que dever ser levado em consideração na avaliação dos fornecedores?
5 – Como é encerrado o processo de seleção?
Finalizando os trabalhos, o grupo de avaliação deve elaborar um documento que contenha o planejamento das ações voltadas à implantação que deverão suceder o processo comercial e a aquisição de software ERP. Entre os principais itens a serem planejados para a implementação devem constar:
•	Matriz que envolve os itens avaliados X fornecedores e seus sistemas ERP e, em cada célula, a nota obtida. Essa not
•	Decisão adotada pelo grupo, com justificativa se necessário;
•	Principais pontos positivos e negativos das alternativas escolhidas e das desclassificadas;
•	Lista das funcionalidades não existentes no software ERP que está em vias de ser implantado, levando-se em consideração:
1)	Aquelas que são imprescindíveis, isto é, impedem o atendimento das necessidades operacionais;
2)	Aquelas que são necessárias, mas não são críticas em relação ao atendimento das necessidades; causam, entretanto, utilização ineficiente do produto;
3)	Aqueles que são desejáveis, uma vez que melhoram a operacionalidade e a produtividade das áreas.
a é uma média das notas dos avaliadores ponderada pelos graus de importância de cada item;
6 – Como é escolhido o fornecedor finalista?
O ranking dos softwares mais aderentes é elaborado com base nas notas atribuídas pelos avaliadores. Todavia, se houver pouca diferença entre as notas obtidas por mais de um fornecedor, deve-se entender como empate técnico. que deverá ser resolvido em negociações diretas com os fornecedores ou, então, pela execução de uma nova bateria de apresentação e simulação, até não mais persistir o empate.

Continue navegando