Buscar

ESTUDO_DIRIGIDO_-_SISTEMA_DIGESTRIO_ (Recuperação Automática)

Prévia do material em texto

1. Conceitue, do ponto de vista funcional, o sistema digestório.
O sistema digestório possui um conjunto processos para tornar o alimento solúvel e passível de receber modificações químicas para ser absorvido. Assim, o sistema respiratório possui como função: mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos e a expulsão dos resíduos. 
2. Cite as partes componentes do sistema digestório.
O sistema digestório é composto pela cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e anus. Possui também alguns órgãos anexos, como as glândulas salivares, o ficado e o pâncreas 
3. Defina cavidade bucal e cite suas partes com respectivos limites.
A cavidade bucal possui duas porções: o vestíbulo da boca – limitado por um lado pelos lábios e bochechas e por outro pelas gengivas e dentes - e a cavidade bucal propriamente dita, limitada lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo palato e inferiormente por músculos do assoalho da boca. 
4. Defina palato.
O palato é a região do teto da cavidade bucal e separa a cavidade nasal da cavidade bucal. Ele é dividido em palato duro, que é ósseo e se localiza anteriormente, e palato mole, que é muscular e está posteriormente.
5. Cite os limites do istmo das fauces.
O istmo das fauces é limitado superiormente pela úvula, lateralmente pelos arcos palatoglossos e inferiormente pelo dorso da língua
6. Defina fossa tonsilar.
A fossa tonsilar é o espaço entre os arcos palatofaríngeos. Nele está presente a tonsila palatina.
7. Cite as partes da língua.
As partes da língua são: dorso da língua, sulco terminal, corpo e raiz. Há também a presença de papilas linguais.
8. Defina dentes, cite suas partes anatômicas e as características morfológicas essenciais de cada tipo.
Os dentes são estruturas rijas, esbranquiçadas, implantadas nos alvéolos dentários da maxila e mandíbula. Eles podem ser divididos em três partes: raiz, implantada no alvéolo, coroa, parte livre, e colo, que é a região entre a coroa e o colo. 
Além disso, os dentes podem ser divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos possuem coroa em bisel, margem cortante raiz única. Os caninos possuem coroa cônica com pontam e raiz única. Os pré-molares possuem coroa apresentando dois tubérculos e a raiz pode ser única ou bífida. Os molares possuem uma coroa de 3 a 5 tubérculos e com duas ou três raízes
9. Descreva as dentições.
Há duas dentições: primária e secundária.
A primária, também chamada “de leite”, possui 20 dentes que começam a surgir aos 6 meses de idade, sendo 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares.
A secundária é denominada permanente e possui 32 dentes.
10. Cite as glândulas salivares extra parietais, sua localização e trajeto de seus ductos excretores.
As glândulas extra parentais são divididas em: parótida, submandibulares e sublinguais. 
A parótida está situada lateralmente na face e anteriormente ao pavilhão do ouvido externo. Possui um canal excretor, chamado ducto parótico, que se abre no vestíbulo da boca.
A submandibular, localiza-se anteriormente à parte mais inferior da parótida, de forma que fica protegida pelo corpo da mandíbula. Seu ducto abe-se no assoalho da boca, abaixo da língua. 
A sublingual é a menor entre as três situando-se lateral e inferiormente à língua, sob a mucosa do assoalho da boca. Sua secreção é lançada a partir de diversos orifícios no assoalho da boca.
 
11. Defina faringe, cite suas partes com respectivos limites e comunicações.
 A faringe é um órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais. Ela possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente. A parte bucal da faringe se comunica com a caviddade bucal propriamente dita atraves do istmo das fauces; a parte laríngica comunica-se anteriormente com o ádito da laringe e posteriormente é continuada pelo esôfago.
12. Defina esôfago, cite suas porções, localização e comunicações.
O esôfago é um tubo muscular que continua a faringe e vai até o estômago. Possui três porções: cervical, torácica e abdominal. Situa-se ventralmente a coluna vertebral e dorsalmente a traqueia.
13. Defina diafragma.
O diafragma é um septo muscular de concavidade inferior que separa o tórax do abdômen. Apresenta uma parte tendínea – centro teníneo-, e outra carnosa, periférica, que se prende às últimas 6 costelas, extremidade caudal do esterno e à coluna vertebral. A veia cava, a aorta e o esôfago passam por dentro dele. 
14. Defina peritônio.
O peritônio é uma membrana serosa que reveste os órgãos abdominais. Ele apresenta duas lâminas: peritônio parietal e peritônio visceral. Entre as duas lâminas, há a cavidade peritoneal, que possuem pequena quantidade de liquido. 
15. Defina órgão retroperitoneal e citar exemplos.
Os órgãos retroperitoneais são aqueles que estão em contato com a parede posterior abdominal e, por isso, o peritônio parietal fica anterior a eles. Como exemplo, tem-se os rins e o pâncreas 
16. Defina estômago, cite sua localização, suas partes e comunicações.
O estômago pode ser definido por uma dilatação do canal alimentar entre o esôfago e o intestino. Apresenta dois orifícios: o óstio cárdico e óstio pilórico. Ele é dividido em quatro partes: a parte cárdica – presente na junção com o estômago-, o fundo – situado superiormente a um plano horizontal que tangencia a junção esofagogástrica -, o corpo – a maior parte do órgão- e parte pilórica, porção terminal, continuada pelo duodeno 
17. Conceituar o piloro do ponto de vista anatômico e funcional.
O	piloro é uma condensação de feixes musculares longitudinais e circulares que constituem um mecanismo de abertura e fechamento do óstio para regular o trânsito do bolo alimentar.
18. Citar as partes do estômago dos ruminantes.
Rúmen, retículo, omaso e abomaso
19. Defina intestino delgado e cite suas partes com respectivos limites.
O intestino delgado 
20. Cite as comunicações do intestino delgado.
21. Defina intestino grosso e cite suas partes com respectivos limites.
22. Cite as características diferenciais macroscópicas entre intestino delgado e grosso.
23. Defina fígado, morfológica e funcionalmente, e cite sua localização.
24. Descreva a circulação portal.
25. Conceitue, dos pontos de vista morfológico e funcional, vesícula biliar e citar sua localização.
26. Descreva a formação anatômica e o trajeto das vias bilÍferas extra-hepáticas.
27. Conceitue do ponto de vista morfológico e funcional, o pâncreas e citar sua localização.
28. Descreva a formação anatômica e trajeto das vias condutoras do suco pancreático.

Continue navegando