Buscar

final

Prévia do material em texto

1
São movimentos extremamente importantes no caminho do alimento por todo o tubo alimentar, esses movimentos não estão relacionados somente ao tubo digestório, mas também ocorrem nos ductos biliares, ductos glandulares, ureteres e uma série de ductos tubulares revestidos por musculatura lisa em nosso organismo. 
Qual o nome desses movimentos?
A
Intestinais.
B
Ciliares.
C
Peristálticos.
D
Anômalos.
2
O sistema digestório humano compreende uma diversidade de órgãos tubulares, os quais possuem como funções principais a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes, necessários para a manutenção dos processos vitais.
Com base nos órgãos que constituem o trato gastrointestinal, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência percorrida pelo alimento ao ingressar no organismo:
A
Faringe, fígado, intestino delgado, estômago, intestino grosso, ânus.
B
Esôfago, faringe, estômago, intestino grosso, intestino delgado, ânus.
C
Boca, esôfago, faringe, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
D
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
3A leptina é um hormônio produzido nos adipócitos, constituído de 167 resíduos de aminoácidos. Este hormônio é levado pelo sangue até o cérebro, onde atua nos receptores do hipotálamo, controlando a ingestão alimentar. A ação da leptina no hipotálamo, em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar, o aumento do gasto energético atua na regulação da função neuroendócrina e no metabolismo da glicose e de lipídios. Além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hematopoiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular. O mecanismo de ação da leptina está representado na figura anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O aumento da síntese de leptina, é responsável por inibir a sua produção pelo tecido adiposo, caracterizando o processo de retroalimentação positiva. II- O aumento da concentração de leptina sinaliza a sensação de saciedade, acarretando a diminuição da ingestão de alimento. III- O aumento da massa corporal gera maior deposição de tecido adiposo, diminuindo, assim, a síntese de leptina. IV- A diminuição da liberação de leptina estimula a atividade do hipotálamo, levando a diminuição do consumo de alimentos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://www.inesul.edu.br/revista_saude/arquivos/arq-idvol_8_1338902733.pdf. Acesso em: 18 out. 2019. FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/05_. Acesso em: 18 out. 2019.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
4
 [Laboratório Virtual – Sistema Digestório] A cavidade própria da boca encontra-se internamente aos dentes, sendo o espaço entre os arcos dentais maxilar e mandibular e o local em que é secretado o conteúdo das glândulas salivares, as quais podem ser divididas entre menores e maiores.
Com relação às glândulas salivares maiores, assinale a alternativa CORRETA:
A
As glândulas submandibulares são encontradas na parede inferior (assoalho) da boca; situam-se mediais e parcialmente inferiores à mandíbula.
B
As glândulas parótidas se situam abaixo da língua e acima das glândulas submandibulares.
C
As glândulas sublinguais estão localizadas inferior e anterior às orelhas, entre a pele e o músculo masseter.
D
As glândulas palatinas estão localizadas próximas à região da faringe, auxiliando a deglutição dos alimentos.
5
Esse é o local de implantação de um óvulo fertilizado, do desenvolvimento do feto durante a gravidez.
Qual a denominação desse local?
A
Vagina.
B
Trompas.
C
Útero.
D
Uretra.
6
A glândula hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é composta por duas porções: adeno-hipófise e neuro-hipófise. A neuro-hipófise armazena e libera dois hormônios.
Quais são esses hormônios?
A
Hormônio do crescimento e prolactina.
B
Hormônio antidiurético e ocitocina.
C
Hormônio antidiurético e folículo estimulante.
D
Prolactina e ocitocina.
7A tireoidite crônica, também conhecida como síndrome de Hashimoto, é uma doença causada por uma reação do sistema imunológico à glândula da tireoide. É quando o organismo produz anticorpos que atacam a tireoide. Com isso, pode ocorrer uma diminuição da função da glândula, o chamado hipotireoidismo, muitas vezes acompanhado de aumento de peso, cansaço, unhas quebradiças e pele ressecada. Com relação à glândula tireoide, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/doenca-da-tireoide-sindrome-de-hashimoto-pode-ser-controlada/. Acesso em: 18 out. 2019.
A
A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Prolactina e Tireotrofina (TSH), os quais estão relacionados com o desenvolvimento e crescimento muscular.
B
A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Leptina e Adiponectina, os quais estão relacionados à regulação da quantidade de sais e água no sangue.
C
A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Tri-hidrotironina (T3) e tiroxina (T4), os quais estão relacionados com o metabolismo energético do corpo.
D
A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Estrogênio e Progesterona, os quais estão relacionados à produção de hormônios sexuais masculinos.
8
Em alguns locais do corpo humano, existem epitélios extremamente ativos na troca de substâncias com as cavidades por eles revestidas ou com o sangue. 
Sobre o local do epitélio menos ativo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Intestino delgado.
B
Glândulas endócrinas.
C
Intestino grosso.
D
Túbulos renais.
Revisar Conteúdo do Livro
9O esôfago é um tubo muscular de aproximadamente 25 cm de comprimento que se encontra posteriormente à traqueia. Sua principal função é transportar os alimentos até o estômago, através de movimento ou contrações na sua musculatura. Com relação às camadas que fazem parte das paredes do esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A túnica mucosa do esôfago consiste em epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, lâmina própria (tecido conjuntivo frouxo) e lâmina muscular da mucosa (músculo liso).
B
A camada superficial do esôfago é conhecida como túnica adventícia, em vez de túnica serosa como no estômago e nos intestinos.
C
A tela submucosa contém tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e glândulas salivares, que são responsáveis pela secreção de substâncias digestivas, auxiliando a quebra dos alimentos até o estômago.
D
Na camada muscular da porção proximal do esôfago encontramos células musculares esqueléticas, na porção média células musculares esqueléticas e lisas e na porção distal apenas células musculares lisas.
10O sistema nervoso e o endócrino representam os principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo. O nervoso se comunica por impulsos nervosos enquanto que no endócrino a comunicação se dá através de substâncias denominadas hormônios. Com relação aos hormônios, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Calcitonina. II- Paratormônio. III- Insulina. IV- Epinefrina. ( ) Secretado pelas adrenais, é também chamado de adrenalina. Participam da resposta ao estresse, elevando a sudorese, a frequência cardíaca e a pressão arterial. ( ) Secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Diminui os níveis de glicose no sangue. ( ) Secretado pelas paratireoides. É responsável por aumentar a concentração de cálcio no sangue através da reabsorção óssea, além de estimular a absorção do cálcio, proveniente do alimento, pelos rins e intestinos. ( ) Secretado pela tireoide. Favorece a formação do osso, diminuindo os níveis de cálcio circulante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - IV - I - II.
B
IV - III - II - I.
C
II - III - IV - I.
D
I - IV - II - III.
11(ENADE, 2019) Uma mulher de 60 anos de idade procurou assistência médica relatando cansaço, letargia, diminuição do apetite, queda de cabelo e unhas quebradiças há alguns meses. Ao exame físico, o médico percebeu um aumentodo tamanho da glândula tireoide e, suspeitando de hipotireoidismo de causa autoimune (doença de Hashimoto), solicitou dosagens laboratoriais de TSH, T3 e T4 livre e dos anticorpos antimicrossomais (antiperoxidase ou anti-TPO). Considerando-se que a suspeita diagnóstica médica de hipotireoidismo primário foi confirmada, assinale a opção que apresenta corretamente os resultados das dosagens laboratoriais compatíveis com a suspeita diagnóstica:
A
A dosagem de TSH encontra-se com nível sérico aumentado, enquanto T3 e T4 livre apresentam-se com níveis séricos diminuídos; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
B
As dosagens de TSH, T3 e T4 livre encontram-se com níveis séricos diminuídos e os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
C
As dosagens de TSH e T3 encontram-se com níveis séricos aumentados, enquanto os de T4 livre encontram-se diminuídos; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
D
As dosagens de TSH e T4 livre encontram-se com níveis séricos diminuídos, enquanto os de T3 encontram-se aumentados; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se diminuídos.
12(ENADE, 2019) Segundo a Organização Mundial de Saúde e Associação Americana de Diabetes, a Diabetes Mellitus (DM) pode ser classificada como tipo 1, tipo 2, Diabetes Gestacional e outros tipos. A DM tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum do que a tipo 1 e pode ser tratada com dietas, exercícios físicos e medicamentos orais. As medicações, quando utilizadas de forma isolada das demais terapias, raramente levam ao estado de euglicemia. Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Um dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da DM tipo 2 é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. PORQUE II- A incapacidade de absorção de glicose pelas células leva à resistência insulínica. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições falsas.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Revisar Conteúdo do Livro
image1.png

Continue navegando